[Mobilidade] Postura, Pilates e Etc

Photo by Chevanon Photography from Pexels


Atualizado em 2024

Introdução



Boa postura é essencial.

Uma má postura afeta negativamente o funcionamento de diversos sistemas do corpo humano, piorando o estado da saúde do individuo e o expondo a diversos males, em especial problemas na coluna vertebral. 

Diante desse panorama e de nosso natural envelhecimento, cuidar da postura tem de fazer parte de nossa rotina de exercícios.



O que fazer?


Algumas possibilidades...

  • Treine costas (faço regularmente),
  • faça exercícios posturais sozinho (inclusive alongamentos) ou com ajuda de um profissional (RPG, Pilates, yoga, etc),
  • Treinar lombar com exercícios específicos (faço sempre Ab Wheel ao final de cada treino e dá pra ouvir a coluna estalando)


Minha Experiência


Em 2016, depois de ler um post do Burguês Inglório decidi que cuidaria de minha postura.

Fiz 8 sessões de RPG  quando estava no interior. As sessões são individuais e duram cerca de 1 hora, trabalhando posições/posturas e respiração. As posições são simples, mas bem cansativas. Só fui me acostumar lá pela 6ª sessão e mesmo assim não ficou fácil, só menos difícil.
Sobre o custo financeiro: já deduzi na declaração de IR de 2017 (custou-me 400 temers no total).
Foi bom aprender na prática sobre postura e nessa época me senti melhor (mais bem disposto) depois de fazer essas sessões. Faço musculação há anos e esse tipo de atividade me ajuda na parte de flexibilidade também. Além disso, umas dores que eu já tinha no ombro direito há um tempo sumiram.
Meu fisioterapeuta na época recomendou que eu fizesse RPG duas vezes por ano para manter e que fizesse Pilates no resto do tempo.

Em 2019, voltei a cuidar da postura especificamente fazendo aulas de Pilates, que são custeadas pelo meu plano de saúde: 



faço uma sessão por semana, com duração de uma hora e não pago nada a mais por isso. Os ganhos de flexibilidade e bem estar são imediatos.
Alguns exercícios me cansavam muscularmente de uma forma que nem entendo direito, pois a carga não tão pesada como dos exercícios que faço na musculação e as repetições não passam de uma série única ou dupla de 10 repetições, mesmo não não consegui me adaptar a essa modalidade.

Em 2020, pós pandemia, voltei a cuidar da postura especificamente fazendo sessões de Quiropraxia e RPG (com um método diferente), que não são custeadas pelo meu plano de saúde, mas podem ser futuramente deduzidas do IR: 

faço uma sessão por semana, com duração variável, mas chuto que dura em média 30 minutos. Os ganhos de flexibilidade e bem estar também são imediatos. O mesmo fisioterapeuta aplica quiropraxia ou RPG de acordo com as condições do paciente avaliadas na hora. Em 2022 diminui para uma semana a cada duas semanas e em 2023 não pretendo continuar fazendo com regularidade, mas apenas eventualmente.

Conclusão


Cuide do seu corpo, é sua casa mais importante e não há outro lugar para viver nesse mundo fora dele.

Enfim, recomendo a todos.

Grande abraço!

exemplos de exercícios posturais

__________________________________________________________________

 Pergunta: Aproveito para pedir dicas de treino de pernas para quem tem hérnia de disco extrusa lombar (L5 S1) e síndrome do impacto no quadril esquerdo.  Ortopedistas disseram pra não fazer agachamento livre, terra e evitar muita amplitude e peso no leg press.

R: Logo de início: o ortopedista treina? É profissional de Ed Física? Porque se não for, ele não tem bagagem pra determinar o que vc ou não pode fazer. O que ele deve fazer é encaminhar seu laudo pro professor de EF e PONTO FINAL, esse sim, pelo menos em tese, é quem vai determinar o que vc pode ou não fazer.


Sobre AGACHAMENTO: nada a ver com amplitude do movimento, e sim com a COMPRESSÃO exercida nas vértebras (cervicais, lombares e toráxicas) pela peso e a ação óbvia da gravidade. Solução, além da provável ação de remédios que serão prescritos pelo ortopedista: um TRABALHO SÉRIO de liberação/descompressão das vértebras (fisioterapia, liberação miofascial, osteopatia, quiropraxia, agulhamento, etc) E sempre, SEMPRE alongar a coluna durante os intervalos de descanso das séries para que a compressão não retorne.

 

SÍNDROME DE IMPACTO NO QUADRIL: Inicialmente determinar qual o tipo da síndrome – MISTA, CAM ou PINCER – feito isso, aí é seguir a orientação do ORTOPEDISTA FISIOTERAPEUTA para que após o tratamento a pessoa possa a retornar aos treinos, inclusive do agachamento, e talvez, dependendo do seu grau de recuperação, apenas seja preciso restringir a amplitude até no máximo de 90°, ou menos.

6 comentários:

  1. Algo essencial e ao mesmo tempo tão simples que negligenciamos praticamente ao longo de toda a vida: postura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "negligenciamos praticamente ao longo de toda a vida: postura." tai uma coisa que deviam ter ensinado pra gente na escola durante as aulas de educação física.

      Excluir
  2. Você realmente sentiu tanta diferença assim com a postura?

    Desde a infância até o momento passo maior parte do dia no computador então preciso sempre trabalhar costas/ombros. Fico tentando por conta própria, alongamentos por aplicativos e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "tanta diferença assim com a postura? " não foi nada absurda, mas como já estou chegando aos 40 anos, qualquer melhora de 5% na qualidade de vida é bem vinda

      "Fico tentando por conta própria, alongamentos por aplicativos e etc." se tá funcionando, tá bom

      Excluir
  3. Engenharia Civil ou Odontologia?

    Jovem sem muito dinheiro, sem beleza e que para sair de casa (onde sofre demais), tem como desculpa ideal a entrada na universidade...resumindo: concurso não dá agora pois não suporto morar na minha casa e na minha cidade, tenho depressão e penso às vezes em suicídio.

    Espero que minha nota do ENEM dê para um dos cursos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenharia Civil ou Odontologia?

      por coincidencia, hoje peguei um uber e o motorista era engenheiro civil

      sugiro:
      medicina ou outra indicada nesse post:
      https://www.vidaruimdepobre.com/2014/02/quais-as-melhores-e-piores-profissoes.html

      "tenho depressão e penso às vezes em suicídio." já tive isso, nao me matei. estudar salvou minha vida
      com dinheiro e vivendo longe da familia muita coisa melhorou para mim, principalmente depois que passei a tirar mais de 10k por mes em razão de concurso público

      vc pode se dar bem lá no futuro, não desista ainda q vc leve hoje uma vida de bosta. já tive uma assim, mas não desisti

      "ovem sem muito dinheiro, sem beleza" talvez sua feiura seja decorrencia da vida ruim de pobre q vc leva: sem viagens, namorada, academia, alimentação top, suplementos (não to falando de tomar hormonio)


      "Espero que minha nota do ENEM dê para um dos cursos.." se passar só para um curso ruim, tente novamente no ano seguinte . qq decisão q vc tome vai influenciar o resto da sua vida

      boa sorte e obrigado por comentar anon!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!