foto: pexels |
Introdução
Essa playlist criada em uma época anterior a internet, hoje pode ser ouvida com comodidade.
Ela é uma das indicações do Olavo, que prega que devemos memorizar as melodias, pois isso fará bem à mente.
O livro já está esgotado, sendo raríssimo e muito caro. Há quem diga que autores modernos como Palisca, Jean Massin ou Roland de Candé seriam uma melhor escolha de leitura sobre a História da música.
Independente de discussões acho que é impossível topar com escolhas ruins nessa seleção do Carpeaux e a finalidade deste post é oferecer uma lista de rica melodias para um bom ouvinte.
Como Escutar?
Você pode escutar pelo youtube no canal "Lista de Músicas Otto Maria Carpeaux"
Obs.: com esse programa: https://www.mediahuman.com/... é possível salvar a maioria delas no pc em formato ".mp3".
Ano | Compositor | Obra | Post |
1364 | Guillaume de Machaut | Messe du Sacre de Charles V (Messe de Notre Dame) | |
1516 | Josquin des Près | Missa Pange Lingua | |
1560 | Orlandus Lassus | Psalmi Poenitentiales (Psalmi Davidis poenitentiales) | |
1567 | Palestrina | Missa Papae Marcelli | |
1583 | Palestrina | Missa Assumpta est Maria | |
1584 | Lassus | Gustate et Videte | |
1585 | Victoria | Officium Hebdomadae Sanctae | |
1588 | Palestrina | Lamentationes | |
1590 | Palestrina | Missa Ecce Johannes | |
1591 | Palestrina | Stabat Mater | |
1592 | Victoria | Missa Vidi speciosam | |
1597 | Giovanni Gabrieli | Sacrae Symphoniae | |
1597 | Jacopo Peri e Jacopo Corsi | Dafne | |
1600 | Giulio Caccini | Euridice | |
1601 | Victoria | Officium Defunctorum | |
1607 | Monteverde | Orfeo | |
1608 | Monteverde | Arianna | |
1610 | Monteverde | Vesperae Virginis | |
1619 | Schuetz | Psalmen Davids (Salmos de Davi) | |
1623 | Schuetz | Auferstehnghistorie (História da Ressurreição) | |
1629 | Benevoli | Missa Solemnis para a catedral de Salzburgo | |
1637 | Frescobaldi | Secondo Libro di Tocate | |
1638 | Allegri | Miserere | |
1642 | Monteverde | Incoronazione di Poppea | |
1647 | Schuetz | Symphoniae Sacrae | |
1649 | Cavalli | Giasone | |
1650 | Carissimi | Jephte | |
1661 | Cesti | La Dori | |
1666 | Schuetz | Matthaeuspassion (Paixão segundo São Mateus) | |
1675 | Lully | Thésée | |
1689 | Purcell | Dido and Eneas | |
1690 | Alessandro Scarlatti | Rosaura | |
1694 | Purcell | Te Deum | |
1700 | Corelli | Sonatas para violino op. 5 | |
1707 | Alessandro Scarlatti | Mitridate Eupatore (Mithridates Eupator) | |
1707 | Astorga | Stabat Mater | |
1711 | Bach | Cantata No. 106: Actus Tragicus | |
1712 | Corelli | Concerti Grossi Op. 12 | |
1712 | Vivaldi | Estro Armonico | |
1713 | Couperin | Pièces pour le Clavecin, I | |
1713 | Tartini | Sonata para violino: Trille du Diable | |
1713 | Tartini | Sonate pour violon en sol mineur | |
1713 | Rameau | Les Indes Galantes | |
1736 | Bach | Prelúdio e Fuga em Si Bemol Menor | |
1736 | Bach | BWV 867 - Well-Tempered Clavier, Book 1: Prelude and Fugue No. 22 in B-flat minor | |
1736 | Handel | Concerto para piano e orquestra em Ré Menor | |
1736 | Pergolese | Alexander's Feast | |
1736 | Rameau | Stabat Mater | |
1737 | Rameau | Castor et Pollux | |
1738 | Bach | Mass in B minor, BWV 232 | |
1739 | Bach | Clavier-Übung III (German Organ Mass) | |
1739 | Handel | Saul | |
1739 | Handel | Israel in Egypt | |
1740 | Handel | L'Allegro e il Penseroso | |
1740 | Domenico Scarlatti | Esercizi per il Cembalo | |
1741 | Jommelli | Merope | |
1742 | Handel | Samson | |
1742 | Handel | The Messias | |
1742 | Bach | Goldberg Variations | |
1742 | Carl Philipp Emanuel Bach | Sonatas para piano, dedicadas ao rei da Prússia | |
1743 | Handel | Te Deum de Dettingen | |
1744 | Bach | Das wohltemperierte Klavier II, BWV 870-893 | |
1744 | Bach | The Well-Tempered Clavier, Book II | |
1744 | Carl Philipp Emanuel Bach | Sonatas para Piano, dedicadas ao duque de Wurttemberg | |
1747 | Bach | Das musikalisch Opfer (The Musical Offering) (Oferenda Musical) BWV 1079 | |
1747 | Handel | Judas Maccabaeus | |
1750 | Bach | Die Kunst der Fuge (The Art of Fugue) (Arte da Fuga) BWV 1080 | |
1750 | Domenico Scarlatti | Sonates et Suites | |
1755 | Haydn | Quartetos para Cordas Op. 1 | |
1760 | Carl Philipp Emanuel Bach | Sonatas para piano, com reprises, I | |
1760 | Traëtta | Sofonisba | |
1760 | Traëtta | Sofonista | |
1760 | Piccinni | Cecchina | |
1761 | Haydn | Sinfonias Nos. 6, 7, 8 | |
1762 | Gluck | Orfeo ed Euridice | |
1767 | Gluck | Alceste | |
1768 | Haydn | Quartetos para Cordas Op. 3 | |
1772 | Traëtta | Antigona | |
1772 | Haydn | Quartetos para Cordas Op. 20 | |
1773 | Haydn | Sinfonia No. 48 - Marie Thérèse | |
1774 | Gluck | Iphigénie en Aulide | |
1774 | Haydn | Sinfonia No. 55 - Maître d'École | |
1777 | Gluck | Armida | |
1777 | Haydn | Sinfonia No. 63 - Roxolane | |
1779 | Gluck | Iphigénie en Tauride | |
1781 | Haydn | Quartetos de cordas Op. 33 | |
1781 | Haydn | Sinfonia No. 73 - Chasse | |
1781 | Mozart | Idomeneo | |
1782 | Mozart | Die Entfuehrung aus dem Serail (O Rapto do Serralho) | |
1783 | Mozart | Quarteto de cordas em Ré Menor, K. 421 | |
1783 | Mozart | Quarteto de cordas em Mi Bemol Maior, K. 428 | |
1784 | Mozart | Quarteto de cordas em Si Bemol Maior (Caça), K. 458 | |
1785 | Mozart | Quarteto de cordas em Dó Maior (Dissonâncias), K. 465 | |
1785 | Mozart | Concerto para piano e orquestra em Ré Menor, K. 466 | |
1785 | Mozart | Quarteto para piano e cordas em Sol Menor, K. 478 | |
1785 | Mozart | Concerto para piano e orquestra em Mi Bemol Maior, K. 428 | |
1786 | Haydn | Sinfonia No. 82 - L'Ours | |
1786 | Mozart | Concerto para piano e orquestra em Dó Menor, K. 491 | |
1786 | Mozart | Trio para clarinete, viola e piano em Mi Bemol Maior, K. 498 | |
1786 | Mozart | Le Nozze di Figaro | |
1787 | Mozart | Quinteto de cordas em Sol Menor, K. 516 | |
1787 | Mozart | Don Giovanni | |
1788 | Haydn | Sinfonia No. 92 - Oxford | |
1788 | Mozart | Sinfonia em Mi Bemol Maior, K. 543 | |
1788 | Mozart | Sinfonia em Sol Menor, K. 550 | |
1788 | Mozart | Sinfonia em Dó Maior - Jupiter, K. 551 | |
1788 | Mozart | Divertimento para trio de cordas em Mi Bemol Maior, K. 563 | |
1789 | Haydn | Quartetos de cordas Op. 54 | |
1789 | Mozart | Quinteto para clarinete e cordas em Lá Maior, K. 581 | |
1790 | Haydn | Quarteto de cordas Op. 64 | |
1790 | Mozart | Così fan Tutte | |
1791 | Haydn | Sinfonia No. 94 - Surprise | |
1791 | Mozart | Concerto para piano e orquestra em Si Bemol Maior, K. 595 | |
1791 | Mozart | Quinteto de cordas em Mi Bemol Maior, K. 614 | |
1791 | Mozart | Die Zauberfloete (A Flauta Mágica) | |
1791 | Mozart | Réquiem | |
1792 | Cimarosa | Il Matrimonio Segreto | |
1793 | Haydn | Quartetos de cordas Op. 74 (N0 5 - Horseman) | |
1794 | Haydn | Sinfonia No. 100 - Militaire | |
1794 | Haydn | Sinfonia No. 101 - Clock | |
1795 | Haydn | Sinfonia No. 103 - Drumroll | |
1795 | Haydn | Sinfonia No. 104 em Ré Menor | |
1798 | Haydn | Quartetos de cordas Op. 76 (No. 2 - Quintas; No. 3 - Imperador; No. 5 - Largo) | |
1798 | Haydn | Missa in Angustiis | |
1798 | Haydn | Mass for troubled times | |
1798 | Haydn | Missa Nelson | |
1798 | Haydn | Die Schoepfung (A Criação) | |
1798 | Beethoven | Sonata para piano em Ré Maior, Op. 10, No. 3 | |
1798 | Beethoven | Sonata para piano em Dó Menor - Pathétique, Op. 13 | |
1799 | Haydn | Quarteto de cordas em Fá Maior, Op. 77, No. 2 | |
1799 | Cherubini | Les deux Journées | |
1800 | Beethoven | Seis quartetos de cordas Op. 18 | |
1801 | Beethoven | Sonata para piano em Dó Sustenido Menor - Luar, Op. 27, No. 2 | |
1802 | Beethoven | Sonata para piano em Ré Menor, Op. 31, No. 2 | |
1803 | Beethoven | Sonata para violino e piano em Lá Maior, Kreutzer, Op. 47 | |
1803 | Beethoven | Sinfonia No. 3 - Eroica | |
1804 | Beethoven | Sonata para piano em Dó Maior - Waldstein ou Aurore, Op. 53 | |
1804 | Beethoven | Sonata para piano em Fá Menor, Appassionata, Op. 57 | |
1804 | Beethoven | Fidelio | |
1806 | Beethoven | Abertura Leonore No. 3 | |
1806 | Beethoven | Concerto para piano e orquestra No. 4 em Sol Maior, Op. 58 | |
1806 | Beethoven | Quartetos de cordas em Fá Maior, Mi Menor, Dó Maior - Rasumovsky, Op. 59 | |
1806 | Beethoven | Abertura Coriolano | |
1806 | Beethoven | Concerto para violino e orquestra, Op. 61 | |
1807 | Beethoven | Sinfonia No. 5 em Dó Menor | |
1807 | Spontini | La Vestale | |
1808 | Beethoven | Sinfonia No. 6 - Pastorale | |
1808 | Beethoven | Concerto para piano e orquestra No. 5 em Mi Bemol Maior, Op. 73 | |
1810 | Beethoven | Abertura Egmont | |
1811 | Beethoven | Sinfonia No. 73 - Chasse | |
1811 | Beethoven | Trio para piano e cordas em Si Bemol Maior - Arquiduque, Op. 97 | |
1815 | Schubert | Erlkoenig | |
1816 | Schubert | Der Wanderer (O Caminhante) | |
1816 | Rossini | Il Barbieri di Siviglia | |
1818 | Rossini | Mosè in Egitto | |
1818 | Beethoven | Sonata para piano em Si Bemol Maior (Hammerklavier), Op. 106 | |
1820 | Beethoven | Sonata para piano em Si Bemol Maior, Op. 109 | |
1821 | Beethoven | Sonata para piano em Lá Bemol Maior, Op. 110 | |
1821 | Weber | Der Freischuetz | |
1822 | Beethoven | Sonata para piano em Dó Menor, Op. 111 | |
1822 | Schubert | Fantasia para piano, Op. 15 - Wanderer | |
1822 | Schubert | Sinfonia Inacaba | |
1822 | Schubert | Missa em Lá Bemol Maior | |
1823 | Beethoven | Variações sobre uma valsa de Diabelli, Op. 120 | |
1823 | Beethoven | Sinfonia No. 9 em Ré Menor | |
1823 | Beethoven | Missa Solemnis em Ré Maior | |
1823 | Schubert | Die schoene Muellerin (A Bela Moleira) | |
1823 | Weber | Euryanthe | |
1824 | Schubert | Quarteto de cordas em Ré Menor - A Morte e a Donzela | |
1825 | Beethoven | Quarteto de cordas em Si Bemol Maior, Op. 130 | |
1825 | Beethoven | Quarteto de cordas em Lá Menor, Op. 132 | |
1826 | Beethoven | Quarteto de cordas em Do Sustenido Menor, Op. 131 | |
1826 | Beethoven | Quarteto de cordas em Fá Maior, Op. 135 | |
1826 | Weber | Oberon | |
1826 | Mendelssohn | Abertura Sonho de uma Noite de Verão | |
1827 | Schubert | Trio para piano e cordas em Mi Bemol Maior | |
1827 | Schubert | Die Winterreise (Viagem de Inverno) | |
1828 | Schubert | Quinteto de cordas em dó maior | |
1828 | Schubert | Grande Sinfonia em Dó Maior | |
1828 | Schubert | Schwanengesang (Canto de Cisne) | |
1828 | Auber | La Muette de Portici | |
1829 | Rossini | Guillaume Tell | |
1830-32 | Chopin | Nocturnes, Op. 9 | |
1831 | Chopin | Ballade No. 1 in G minor, Op. 23 | |
1830 | Berlioz | Symphonie Fantastique | |
1831 | Bellini | Norma | |
1831 | Meyerbeer | Robert le Diable | |
1833 | Chopin | Études Op. 10 | |
1834 | Berlioz | Harold en Italie | |
1835 | Schumann | Carnaval | |
1835 | Glinka | A Vida pelo Czar | |
1836 | Meyerbeer | Les Huguenots | |
1837 | Chopin | Études Op. 25 | |
1837 | Berlioz | Réquiem | |
1837 | Schumann | Phantasiestuecke (Peças de Fantasia) | |
1837 | Schumann | Études Sinfoniques | |
1837 | Chopin | Scherzo No. 2 in B-flat minor, Op. 31 | |
1838 | Schumann | Kinderszenen (Cenas Infantis) | |
1838 | Schumann | Kreisleriana | |
1838 | Schumann | Fantasia em Dó Maior | |
1839 | Chopin | Piano Sonata No. 2 in B-flat minor, Op. 35 - The Funeral March | |
1839 | Chopin | Scherzo No. 3, Op. 39 | |
1839 | Chopin | Préludes Op. 28 | |
1839 | Berlioz | Roméo et Juliette | |
1839 | Liszt | Années de Pélerinage | |
1840 | Schumann | Myrthen | |
1840 | Schumann | Dichterliebe (Amor de Poeta) | |
1840 | Schumann | Liederkreis von Eichendorff (Ciclo de Lieds de Eichendorff) | |
1841 | Wagner | Der fliegende Hollaender (Navio Fantasma) | |
1842 | Mendelssohn | Sinfonia Escocesa | |
1841 | Chopin | Fantaisie in F minor, Op. 49 | |
1842 | Schumann | Quinteto para piano e cordas em Mi Bemol Maior, Op. 44 | |
1843 | Chopin | Ballade No. 4 in F minor, Op. 52 | |
1843 | Chopin | Scherzo No. 4 in E major, Op. 54 | |
1844 | Wagner | Tannhaeuser | |
1845 | Mendelssohn | Concerto para violino e orquestra em Mi Menor | |
1845 | Schumann | Concerto para piano e orquestra | |
1846 | Beerlioz | La Damnation de Faust | |
1846 | Liszt | Rapsódias Húngaras | |
1848 | Liszt | Harmonies Poétiques et Religieuses | |
1848 | Wagner | Lohengrin | |
1849 | Schumann | Manfred | |
1851 | Verdi | Rigoletto | |
1853 | Verdi | La Traviata | |
1853 | Brahms | Sonata para piano em Fá Menor, Op. 5 | |
1854 | Liszt | Les Préludes | |
1854 | Wagner | Rheingold (Ouro do Reno) | |
1855 | Liszt | Sinfonia Faust | |
1856 | Wagner | Die Walkuere (A Valquíria) | |
1859 | Berlioz | Les Troyens | |
1859 | Gounod | Faust (Marguerite) | |
1859 | Wagner | Tristan und Isolde (Tristão e Isolda) | |
1864 | Brahms | Quinteto para piano e cordas em Fá Menor Op. 34 | |
1866 | Smetana | A Noiva Vendida | |
1867 | Wagner | Die Meistersinger von Nuernberg (Os Mestres-Cantores de Nuremberg) | |
1867 | Verdi | Don Carlos | |
1868 | Brahms | Ein deutsches Requiem (Um Réquiem Alemão) | |
1868 | Brahms | Von ewiger Liebe (Do Amor para Sempre) | |
1869 | Brahms | Rhapsodie | |
1869 | Wagner | Siegfried | |
1871 | Verdi | Aida | |
1871 | Duparc | Invitation au Voyage | |
1873 | Brahms | Variações sobre um tema de Haydn | |
1873 | Mussorgsky | Tableaux d'une Exposition | |
1874 | Wagner | Goetterdaemmerung (Crepúsculo dos Deuses) | |
1874 | Bruckner | Sinfonia No. 4 em Si Bemol Maior | |
1874 | Verdi | Réquiem | |
1874 | Mussorgsky | Boris Godunov (1a. versão) | |
1875 | Bizet | Carmen | |
1875 | Mussorgsky | Canções e Danças da Morte | |
1876 | Brahms | Sinfonia No. 1 em Dó Menor | |
1876 | Hubert Parry | Symphony No. 5 in B minor ("Symphonic Fantasia") | |
1876 | "Brahms" | Sinfonia No. 5 em Si Menor | |
1876 | Grieg | Peer Gynt | |
1876 | Borodin | Sinfonia No. 2 em Si Menor | |
1877 | Brahms | Feldeinsamkeit (Solidão dos Campos) | |
1877 | Brahms | Sinfonia No. 2 em Ré Maior | |
1877 | Saint-Saëns | Samson et Dalila | |
1877 | Borodin | Quarteto de cordas No. 1 em Lá Maior | |
1877 | Tchaikovsky | Eugênio Onegrin | |
1878 | Brahms | Concerto para violino e orquestra | |
1878 | Dvorak | Danças Eslavas | |
1879 | Smetana | Minha Terra | |
1880 | César Franck | Les Béatitudes | |
1881 | Brahms | Concerto para piano e orquestra No. 2 em Si Bemol Maior | |
1881 | Bruckner | Te Deum | |
1881 | César Franck | Sinfonia em Ré Menor | |
1882 | Wagner | Parsifal | |
1883 | Brahms | Sinfonia No. 3 em Fá Maior | |
1883 | Bruckner | Sinfonia No. 7 em Mi Maior | |
1883 | Chabrier | España | |
1884 | César Franck | Prélude, Chorale et Fugue | |
1884 | Massenet | Manon | |
1885 | Brahms | Sinfonia No. 4 em Mi Menor | |
1885 | Bruckner | Sinfonia No. 8 em Dó Menor | |
1886 | César Franck | Variations Sinfoniques | |
1886 | César Franck | Sonata para violino e piano em Lá Maior | |
1887 | Verdi | Otello | |
1887 | Fauré | Réquiem | |
1887 | Borodini | Príncipe Igor | |
1887 | Dvorak | Quinteto para piano e cordas em Lá Maior, Op. 81 | |
1888 | Hugo Wolf | Moerike-Liederbuch (Livro de Poesias de Moerike) | |
1889 | César Franck | Quarteto de cordas em Ré Maior | |
1889 | Hugo Wolf | Goethe-Lierderbuch (Livros de Poesias de Goethe) | |
1890 | Richard Strauss | Tod und Verklaergund (Morte e Transfiguração) | |
1890 | Mascagni | Cavalleria Rusticana | |
1891 | Brahms | Quinteto para clarinete e cordas em Si Menor | |
1891 | Dvorak | Trio para piano e cordas em Mi Menor | |
1891 | Mahler | Sinfonia No. 2 em Dó Menor | |
1891 | Debussy | Prèlude à l'après-midi d'un faune | |
1893 | Verdi | Falstaff | |
1893 | Tchaikovsky | Sinfonia No. 6 - Patética | |
1894 | Dvorak | Sinfonia No. 5 - Do Novo Mundo | |
1895 | Dvorak | Concerto para violoncelo e orquestra | |
1895 | Dvorak | Quarteto de cordas em Sol Maior, Op. 106 | |
1895 | Richard Strauss | Till Eulenspiegels lustige Streiche (Os Golpes Alegres de Till Eulenspiegel) | |
1896 | Brahms | Vier ernste Gesaenge (Quatro Canções-Sérias) | |
1896 | Hugo Wolf | Italienisches Liederbuch (Livro de Poesias Italianas) | |
1897 | Hugo Wolf | Três Canções de Miguel Ângelo | |
1897 | Debussy | Trois Chansons de Bilitis | |
1897 | Puccini | La Bohème | |
1899 | Debussy | Nocturnes | |
1899 | Ravel | Pavane pour une Infante Défunte | |
1899 | Schoenberg | Sexteto de cordas - Verklaerte Nacht (Noite Transfigurada) | |
1899 | Debussy | Quarteto de cordas em Sol Menor | |
1900 | Mahler | Sinfonia No. 4 em Sol Maior | |
1901 | Schoenberg | Gurrelieder | |
1902 | Debussy | Pelléas et Mélisande | |
1903 | Debussy | Estampes | |
1903 | Ravel | Quarteto de cordas em Fá Maior | |
1904 | Janácek | Jenufa | |
1905 | Debussy | Images | |
1905 | Debussy | La Mer | |
1905 | Richard Strauss | Salome | |
1906 | Albéniz | Iberia, I | |
1907 | Mahler | Sinfonia No. 8 | |
1908 | Mahler | Das Lied von der Erde (Cântico da Terra) | |
1908 | Ravel | Gaspard de la Nuit | |
1908 | Schoenberg | Quarteto de cordas em Fá Sustenido Menor | |
1909 | Richard Strauss | Elektra | |
1909 | Reger | Salmo 100 | |
1909 | Schoenberg | Peças para piano Op. 11 | |
1910 | Debussy | Préludes, I | |
1911 | Richard Strauss | Der Rosenkavalier (O Cavaleiro das Rosas) | |
1911 | Ravel | Valses Nobles et Sentimentales | |
1911 | Stravinsky | Petrouchka | |
1911 | Bartók | Alegro Barbaro | |
1912 | Ravel | Daphnis et Chloë | |
1912 | Schoenberg | Pierrot Lunaire | |
1913 | Debussy | Préludes, II | |
1913 | Stravinsky | Le Sacre du Printemps | |
1914 | Reger | Variações sobre um tema de Mozart | |
1914 | Ravel | Trio para piano e cordas | |
1915 | Pfitzner | Palestrina | |
1915 | De Falla | Noches en los Jardines de España | |
1915 | De Falla | El Amor Brujo | |
1917 | Bartók | Quarteto de cordas No. 2 | |
1917 | Satie | Parade | |
1918 | Stravinsky | Histoire du Soldat | |
1920 | Ravel | La Valse | |
1921 | Alban Berg | Wozzeck | |
1923 | Pfitzner | Von Deutscher Seele (Da Alma Alemã) | |
1923 | De Falla | El Retablo de Maese Pedro | |
1923 | Kodály | Psalmus Hungaricus | |
1923 | Stravinsky | Octeto para instrumentos de sopro | |
1923 | Villa-Lobos | Noneto, W191 | |
1923 | Schoenberg | Peças para piano, Op. 23 | |
1924 | Honegger | Pacific 231 | |
1925 | Ravel | L'Enfant et les Sortilèges | |
1925 | Villa-Lobos | Serestas | |
1926 | Janácek | Missa Solene Glagolítica | |
1926 | De Falla | Concerto para cravo | |
1926 | Bartók | Concerto para piano e orquestra No. 1 | |
1926 | Alban Berg | Suíte Lírica para Quarteto de Cordas | |
1926 | Villa-Lobos | Choros No. 5 | |
1927 | Stravinsky | Oedipus Rex | |
1927 | Bartók | Quarteto de cordas No. 3 | |
1928 | Ravel | Bolero | |
1928 | Szymanowski | Stabat Mater | |
1928 | Bartók | Quarteto de cordas No. 4 | |
1928 | Webern | Sinfonia para Orquestra de Câmara | |
1930 | Stravinsky | Symphonie des Psaumes | |
1930 | Villa-Lobos | Bachianas Brasileiras No. 1 | |
1930 | Villa-Lobos | Bachianas Brasileiras No. 2 | |
1930 | Milhaud | Christophe Colomb (Christopher Columbus) | |
1931 | Honegger | Les Cris du Monde | |
1931 | Webern | Quarteto Op. 22 | |
1932 | Schoenberg | Moses und Aron (Moisés e Aarão) | |
1934 | Bartók | Quarteto de cordas No. 5 | |
1934 | Hindemith | Mathis der Maler (Mathis o Pintor) | |
1935 | Gershwin | Porgy and Bess | |
1935 | Hindemith | Concerto para viola e orquestra - Schwanendreher | |
1935 | Honegger | Jeanne au Bûcher | |
1935 | Alban Berg | Concerto para violino e orquestra | |
1936 | Orff | Carmina Burana | |
1937 | Bartók | Microcosmus | |
1937 | Bartók | Música para cordas, percussão e celesta | |
1938 | Villa-Lobos | Bachianas Brasileiras No. 5 | |
1938 | Webern | Quarteto de cordas Op. 28 | |
1939 | Bartók | Quarteto de cordas No. 6 | |
1939 | Bartók | Concerto para violino e orquestra | |
1945 | Bartók | Concerto para piano e orquestra No. 3 | |
1949 | Orff | Antigonae | |
1956 | Stravinsky | Canticum sacrum ad honorem Sancti Marci nominis | |
1962 | Boulez | Pli selon pli |
Outras Seleções Eruditas
- Guia do Ouvinte de Música Clássica
Conclusão
Como nosso tempo é curtíssimo, listas como esta são atraentes por proporcionarem acesso ao ponto de vista de alguém: um modo diferente de ver, pensar e organizar (de outra pessoa, profissão, cultura ou país) e que vai nos permitir enxergar a realidade por novo ângulo.
Aproveite.
Grande abraço!
- http://euterpe.blog.br/musica-e-interdisciplinaridade/historia-da-musica/uma-nota-sobre-a-historia-da-musica-de-carpeaux
- http://historiamusicae.blogspot.com/
- https://pt.scribd.com/doc/187541967/Otto-Maria-Carpeaux-O-Livro-de-Ouro-da-Histo-ria-da-Mu-sica-Cronologia-de-Obras-Ediouro-2001
- http://astravessias.org/as-mais-importantes-pecas-de-musica-de-todos-os-tempos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Memento mori...carpe diem!