[Livro] Como ter sorte (2013)/ Max Gunther - Parte I

 



A - Introdução


Não basta ser bom. 


Você precisa ter sorte também.O primeiro passo para controlar sua sorte é reconhecer que ela existe.

Nesse resumi os macetes para ter mais sorte na vida.

B - Lições (Técnicas para o Posicionamento de Sorte)


Parece que as pessoas de sorte, caracteristicamente, organizam suas vidas de tal forma que estão em posição de experimentar a boa sorte e evitar a má.

1 - Faça a distinção entre a sorte e planejamento


Se você quiser ser um vencedor, precisa ficar ciente do papel que a sorte desempenha em sua vida. Quando um resultado desejado é concretizado por sorte, é preciso reconhecer esse fato. 

Não tente se convencer de que o resultado foi alcançado porque você era inteligente. Nunca confunda sorte com planejamento. Se fizer isso, certamente vai garantir que sua sorte, a longo prazo, será ruim.

Quando você estiver em uma maré de vitórias, estará seguro, desde que enxergue claramente que parte dela foi provocada por planejamento e parte por sorte. Ignorar o papel da sorte é receita certa para o azar. Na verdade, a tendência de cometer esse erro é uma das características mais notáveis dos cronicamente azarados: os perdedores da vida.

A personalidade sortuda evita cair nessa armadilha. Isso não quer dizer que ela deva evita correr riscos. (...) O que de fato significa é que essa personalidade de sorte, ao entrar em determinada situação e perceber que ela é governada ou altamente influenciada pela sorte, deliberadamente assume uma posição flexível, pronta para seguir um caminho ou outro, dependendo do dependendo do desenrolar dos eventos.

Quando a desgraça se abater, examine o caso desapaixonadamente. Talvez tenha sido totalmente ou em grande parte parte culpa sua. Talvez você tenha feito algo estúpido  ou careça de algumas habilidades que poderiam tê-lo salvado. Por outro lado, pode ser que o evento tenha sido 90% determinado pela sorte. Se esse for o caso, não tenha vergonha de dizer isso.

2 - Encontre o Caminho Rápido


Procure o caminho mais rápido, onde os eventos fluem mais rápido. Viva cercado de pessoas e eventos. Se você é um eremita, nada acontece na sua vida; se você é o extremo oposto, tudo acontece. Mergulhe nos eventos. (...) A personalidade de sorte conhece todos a sua volta: ricos e pobres, famosos e humildes, sociáveis e até os metidos e os mal-humorados.

Quer você pretenda entrar para o mundo do cinema ou simplesmente conseguir um emprego mais bem remunerado ou emocionante, a regra é a mesma. procure o caminho mais curto, onde os eventos fluem mais rápido. (...) aqueles que ficam sem opções são, muitas vezes, os que acabaram se tornando isolados.

Nem todos conseguem ser alegria da festa. Alguns de nós são mais tímidos do que outros. Porém, todos podemos ser simpáticos e ter ma atitude sempre aberta e flexível. Podemos permanecer ativos. a pior coisa que você pode fazer é sair de cena, abandonar a rede de amizade e conhecidos em casa e no trabalho. Se você não estiver na rede, ninguém jamais vai se lembrar de você.
(...) Atividades em grupo são ideais: participação em corais ou grupos de defesa de ideais políticos, sejam quais forem seus interesses. Se você é adepto de uma busca solitária, como colecionar selos, pelo menos tente participar de clubes e convenções dedicados ao hobby. Além disso, vá a festas. Dê festas. Participe de comícios. Ou de manifestações. Se você se exercita para manter a forma, não o faça sozinho; entre para uma academia. (...) Eu nunca conheci nenhum sortudo que fosse recluso ou solitário. 

(...) Essas pessoas reconhecem seu rosto e gostam de conversar com você sobre o tempo ou os preços dos alimentos. Você não é um estranho, mas a relação entre vocês não vai muito além disso. Elas não sabem seu nome nem nada sobre você, por isso é pouco plausível imaginar que poderiam algum dia contribuir para sua sorte de alguma forma significativa. Para fins de nossos estudos sobre a sorte não vamos incluir esses contatos muitos frágeis em nossa definição de "elos fracos". (...) são os 'elos fracos" dos quais estamos falando: pessoas que você conhece pelo primeiro nome, mas que não classificaria como amigos íntimos ou parentes.

Para ser identificado como alvo da sorte, você deve se empenhar para ser conhecido por aqueles que são seus elos primários na rede. Esses ainda podem ser o que chamamos de elos "fracos", mas devem ser, pelo menos, fortes o suficiente para que as pessoas saibam quem você é, o tipo de trabalho que faz, quais são seus interesses, que tipo de recompensa você procura na vida.

É necessário que elas saibam o que você consideraria um golpe de sorte.

3 - Procure avaliar os riscos


Existem duas maneiras quase certas de ser um perdedor na vida. Uma delas é assumir riscos idiotas, ou seja, riscos desproporcionais às recompensas almejadas. E a outra é não assumir risco algum. Pessoas de sorte evitam dois extremos. Elas cultivam a técnica de correr riscos de forma cuidadosamente ponderada.

A necessidade de correr riscos se estende a todas as áreas da vida. Apaixonar-se, por exemplo. Se você quer experimentar as alegrias desse tipo de relacionamento, precisa estar disposto a enfrentar as possíveis mágoas também. Precisa estar disposto a assumir um compromisso emocional que pode acabar ferindo-o. É exatamente como jogar na loteria: se você não apostar, nunca poderá ganhar.

É essencial estudar as relações risco-recompensa. Quando determinado risco é pequeno e a potencial recompensa é grande, vale a pena assumir os risco e, assim, posicionar-separa vencer. (...) Nem todas as situações são assim tão bem definidas, é claro. Na verdade, poucas são. A vida é uma combinação de escolhas nebulosas. Uma característica das pessoas consistentemente sortudas é que elas conseguem avaliar bem as relações risco-recompensa, mesmo em meio à confusão e à ambiguidade. (...) E existem também aquelas pessoas que cometem o erro oposto: assumir grandes riscos para pequenos ganhos.

O objetivo é se acostumar com ideia de correr riscos e ficar à vontade com a visão de si mesmo como um tomador de risco prudente

Corra alguns riscos em sua vida pessoal. Fuja da rotina - muito comum, por sinal - de automaticamente se afastar de todo tipo de risco. Em vez disso, avalie o risco e determine se ele é realmente tão grande quanto você supõe. Se for, e se a recompensa esperada for pequena, então tudo bem, não assuma o risco. Mas se for pequeno e a recompensa potencial for grande, não hesite e faça a aposta.

Esse tipo de avaliação de risco pode se tornar importante em todos os tipos de situações. Casos de amor, amizades e relacionamentos de negócios potencialmente grandiosos, em geral, começam com a necessidade de assumir algum risco em relação à outra pessoa.

Não importa como você define o sucesso, o risco é um ingrediente necessário de qualquer vida bem-sucedida. O risco coloca você em posição para vencer.



4 - Saiba a hora de parar


"Não abuse da sorte", diz o velho ditado. somente os sortudos realmente o que isso significa.

Como quase todos os sortudos percebem instintivamente ou aprendem com a experiência, as marés de sorte sempre terminam mais cedo do que você espera. às vezes, essas marés são longas; muito mais frequentemente, são curtas.  Como a agente nunca pode prever quando elas vão acabar, a única coisa sensata a fazer é preservar seus ganhos caindo fora no início do jogo. É sempre melhor supor que a maré de sorte será breve. Nunca tente forçar a barra. Não abuse da sorte.

Claro, haverá momentos em que você vai se arrepender de tê-lo feito. A maré de sorte continuará sem você, e você vai ficar com inveja, assistindo a todos os felizes jogadores que continuaram no jogo. Todavia, estatisticamente, tais resultados sombrios tendem a não acontecer com tanta frequência.
Ou seja, você ficará grato por ter caído fora antes muito mais vezes. As pessoas ficarão intrigadas quando você sair, vão chamá-lo de bobo e tentarão convencê-lo a continuar apostando. "A maré ainda vai continuar!", eles dirão. "Olhe só como você está perdendo toda a diversão!" E, então o barco afunda.

Uma característica peculiar dos genuinamente sortudos - pelo menos parece peculiar até você analisá-la -  é que muitas vezes eles parecem pessimistas. Porém, não é pessimismo; é só uma questão de saber parar. É uma abordagem racional a um mundo de eventos imprevisíveis e incontroláveis.


5 - Escolha a sorte


Ao entrar em qualquer novo empreendimento - um investimento, emprego ou romance - você não tem como saber seu desfecho. Por mais cuidadoso que sejam seus planos, não é possível saber como eles serão afetados pelos eventos imprevisíveis e incontroláveis que chamamos de sorte. 

Um das razões pelas quais escolher a sorte é tão difícil para a maioria das pessoas é que quase sempre envolve a necessidade de abandonar parte de um investimento. O investimento pode ser na forma de tempo, compromisso, amor, dinheiro ou qualquer outra coisa. seja o que for, você deixa uma parte dele para trás quando descarta uma mão ruim. 

A reação de sorte é esperar um tempo e ver se os problemas podem ser resolvidos ou se vão embora, e então, se a resposta for não, pular fora. Reduza as perdas ao máximo. Isso é o que os sortudos normalmente fazem. Para colocar de outra forma, eles têm condições de escolher a própria sorte. Atingidos pela má sorte, eles a descartam, libertando-se para procurar melhor sorte em outro empreendimento.


6 - Siga o caminho tortuoso


As pessoas de sorte, em geral, não seguem uma linha reta em direção a seus objetivos. Elas não só se permitem ter distrações como as recebem de braços abertos. Suas vidas não são linhas retas - são caminhos tortuosos.

Os sortudos, alertas à distinção entre sorte e planejamento, estão cientes de que a vida sempre vai ser um mar turbulento de oportunidade deslocando-se aleatoriamente em todas as direções. Se você colocar antolhos em si mesmo para que possa ver apenas em frente, perderá quase tudo.

Planos de longo prazo não são realmente prejudiciais, mas é importante não levá-los muito a sério. Um plano pode ser usado como uma espécie de guia para o futuro, mas nunca devemos deixar que ele se transforme em lei. Se surgir algo melhor, você deve estar pronto para abandonar o plano antigo, imediatamente e sem arrependimento.


--------------------- continua-------------------------


20 comentários:

  1. Excelente livro! Gosto demais do Max Gunther.
    Me considero um cara sentimental e com sorte....kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sorte sua
      primeiro livro que leio desse autor, vou ler mais
      sentimental todos somos, mas a regra corrige a emoção

      abs!

      Excluir
  2. Não é muito meu tipo de leitura mas achei interessante a abordagem da "sorte" de maneira empírica. Além disso, adorei cada um das citações! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Não é muito meu tipo de leitura " - verdade, sorte sua que resumi kkkkkkkkkkkkk

      "citações!" - o autor consegue deixar a leitura empolgante com elas e casos reais

      abs!

      Excluir
  3. Li esse livro mês passado. Ele é fantástico, e de muita aplicação prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o curioso é q ta encalhado, me custou uns 10 reais

      tb gostei pacas

      abs!

      Excluir
  4. Olá a todos!
    Eu sou Maria, atualmente morando em Évora, Portugal. Sou viúva no momento com dois filhos e estava presa em uma situação financeira em outubro e precisava refinanciar e pagar minhas contas. Tentei procurar empréstimos de várias empresas de empréstimo, tanto privadas quanto corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos recusou meu crédito. Mas, como Deus queria, fui apresentado a uma Cooperativa Runs por um homem de Deus, um credor privado que me deu um empréstimo de 60.000 euros e hoje sou proprietário de uma empresa e meus filhos estão indo bem no momento, se você deve entrar em contato com qualquer empresa com referência à obtenção de um empréstimo sem garantia, verificação sem crédito, sem co-signatário com taxa de juros de apenas 2% e melhores planos e cronograma de pagamento, entre em contato com o Sr. Dante Paola por e-mail: dantecooperativehelp@hotmail.com Ele não sabe que estou fazendo isso, mas estou muito feliz agora e eu decidi deixar as pessoas saberem mais sobre ele e também quero que Deus o abençoe mais. Você pode contatá-lo através de seu e-mail: dantecooperativehelp@hotmail.com para uma rápida conversa ou whatsapp / +35677926593

    obrigado
    Maria

    ResponderExcluir
  5. Sou bem diferente de você, não gosto de animes, tampouco de filmes de super-herói. Quando exibem na escola então é uma tortura. Já tentei, mas não consigo gostar e acho muito infantis. Meu gênero favorito é drama. Gosto de histórias reais, onde a gente possa se identificar sem fantasias. Estou aprendendo inglês pois acho ridículo assistir filme dublado. Sinto-me um peixe fora-d'água entre os meus conhecidos na escola. Engraçado que eles dizem que a siciedade os excluem por serem "otakus", quando na verdade essa tribo é a maioria entre os adolescentes no dia de hoje e eles excluem quem não gosta disso. Esse papo colava nos anos 2000, hoje é pura hipocrisia.

    Não quero me sentir superior por isso, tampouco queria que alguém me humilhasse. Queria ter amigos e não ser isolado. Minha adolescência está chegando ao fim e não consigo encontrar pessoas que compartilhem dos meus interesses...Reddit, Fóruns, até a Finansfera tá lotada dessa galera que curte desenho japonês e Vingadores...é muito exclusivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que todos se dizem nerds por gostar de Star Wars, Vingadores e outras coisas...mais são burros que nem uma porta, péssimos nas disciplinas escolares, chegam aos 20 anos sem saber fazer operações matemáticas como radiciação e exponenciação. Esse ode à "cultura Nerd" enche o saco. Poucas pessoas percebem isso. É uma máquina de alienação.

      Também não gosto de futebol, então o isolamento é completo infelizmente.

      Excluir
    2. Anon 22:21

      "não consigo gostar e acho muito infantis" - o público japonês é bem segmentado. tb há animações para adultos com drama: https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-animacoes-japonesas-que-vao-te-acertar-bem-nos-sentimentos.html#list-item-4

      "Minha adolescência está chegando ao fim e não consigo encontrar pessoas que compartilhem dos meus interesses" monte um blog, escreva sobre seus interesses e made o link para mim: serei seu primeiro leitor
      depois de algum tempo descobrirá seu nicho

      abs!

      Excluir

    3. "É uma máquina de alienação.

      Também não gosto de futebol, então o isolamento é completo infelizmente." - vc tá certo e cada um tem uma personalidade para desenvolver
      tb não curto futebol, mas curto fisiculturismo
      praticar esporte é essencial: escolha um q vc goste

      Excluir
    4. Eu não gosto de nenhum tipo de anime. Prefiro filmes ocidentais de drama como Beleza Americana, Extraordinário, Pequena Miss Sunshine...Dizem que não é filme de homem...

      Excluir
    5. não existe esse conceito de " filme de homem" nesse caso

      Excluir
    6. Nerd ou geek hj em dia é isso: gente burra consumidora de cultura pop barata.

      Excluir
    7. Verdade Neófito, esse tipo de gente ainda quer se achar superior. Dizem-se nerds, humilham quem não gosta de cultura pop mas não sabem direito as 4 operações básicas...Triste

      É o que a galera diz, que anime, RPG e outras coisas é "filme de homem", dramas não...fico irritado em demasia com isso.

      Excluir
  6. Seu blog é interessante cara, parabéns.

    Maschoslê

    Mau macho interior saúda seu macho interior.

    ResponderExcluir

Memento mori...carpe diem!