
minha despensa em 2025

1 - Introdução
BCAA é um suplemento alimentar composto por três aminoácidos: leucina, isoleucina, e valina e sua ingestão promete melhor desempenho físico.
2 - Minha Experiência
Tenho usado esses e outros aminoácidos no meu meu shake de pré-treino pela manhãzinha e meu desempenho melhorou.
Ao longo do dia, uso BCAA da Growth em cápsulas no pós-treino e também no lanche da tarde para aumentar o aporte de proteínas e realmente dá um gás.
Claro, a dieta vem em primeiro lugar - carne vermelha e ovos são a base da minha ingestão proteica.
3 - Especialistas
Segundo Caio Bottura:
"De qualquer modo existem algumas situações em que a suplementação com BCAAs será eficaz. Existe evidencia que o desempenho em exercícios aeróbicos pode ser melhorado com o consumo de BCAAs em vez de carboidratos, mas apenas quando o glicogênio estiver esgotado.
Quando o glicogênio não está esgotado BCAA apenas ajuda a atrasar a fadiga em comparação ao carboidrato. Então se você está em dieta de cutting, low carb, ou treinando em jejum uma dose de cerca de 0,2g/kg pré treino pode ajudar a atrasar a fadiga. Essas sãos as maiores aplicações da suplementação com BCAAs.
A situação do treino em jejum é a ideal para o uso de BCAAs, pois comer ou usar whey causaria um grande aumento da insulina tirando a pessoa do estado de jejum. Os BCAAs têm um impacto muito menor nos níveis de insulina do que comida e/ou whey.
Em dietas de cutting o uso de BCAAs pode ser “bem-vindo” pelas mesmas razões citadas acima, você estará com os níveis de glicogênio mais baixos. Sem falar que nessa fase a sua imunidade e desempenho também tendem a cair. Muitos atletas aumentam seu consumo de proteína durante essa fase, que seria uma outra alternativa ao invés de suplementar com BCAAs."
HMB (Hidroximetilbutirato) surgiu nos anos 90 prometendo muita coisa, até porque estudos em ratos demonstravam eficiência na síntese de proteína e redução de catabolismo. Em ratos... qdo chegou a vez dos humanos a coisa foi diferente. Os estudos bem conduzidos não demonstraram uma ação efetiva, e os que comprovaram foram bem confusos em sua condução.
Isso tudo ocorreu porque o HMB é um precursor direto da LEUCINA (um dos três BCAAs), o aminoácido mais importante quando se trata de anabolismo, e pela lógica, o HMB deveria ser tão ou mais anabólico do que a LEUCINA, mas não foi o que os estudos demonstraram.
Alguns estudos mais recentes voltaram a defender o uso do HMB, mas as dosagens são altas dmais, gerando um custo muito alto e pode não valer a pena o uso. Sugestão: trocar o HMB pela LEUCINA, bem menos caro. Doses de 5 a 15g por dia, divididas em 3 doses.
@Fred Azevedo, vi alguns materiais alegando que o consumo de HMB em doses diárias melhoraria a produção natural de testosterona. Isso é verdade ou é mito?
RESPOSTA
Mais um suplemento que vem e vai, e começou a aparecer ali pelo final da década de 90, como mais uma promessa de aumento de síntese proteica, e a lógica era porque o HMB é um derivativo direto da LEUCINA, o aminoácido mais anabólico que existe. A questão é que o HMB faz parte daqueles suplementos que em estudos científicos parecem funcionar muito bem, mas na prática não fazem diferença nenhuma. Além disso, se já temos a LEUCINA, com eficiência comprovada em termos de síntese proteica, e que tmbm gera a produção de HMB, porque investir mais grana em HMB, que é bem mais caro? Não vale a pena. Em relação a aumento de testosterona não existe nenhuma comprovação disso.
DICA - Em vez de gastar com HMB, invista em uma boa concentração de BCAAs, que seja mais rico em LEUCINA, em comparação aos outros dois BCAAs (Valina e Isoleucina), ou até mesmo na LEUCINA somente. A nutrição recomenda uma média de 4 a 6g dia de LEUCINA, mas os bodybuilders mandam um mínimo de 12g dia, dividida em 2 a 4 doses por dia, principalmente pré e pós treino.
4 - Conclusão
- https://lista.mercadolivre.com.br/saude/suplementos-alimentares/massa-muscular/bcaa/bcaa-1k-da-nutra-natus
- https://www.oficialfarma.com.br/hmb-3g-30-saches/p
Ainda usei um tempo mas acabei jogando metade no frasco fora. Sou meio relapso com suplementação. O que vem me fazendo bem é fechar mais a boca, comer melhor e ir todo dia à academia. Conseguindo manter isso, está ok.
ResponderExcluirAbraços!
me macete é carregar em um organizador ou pote vazio de suplementos todas as capsulas do almoço
Excluirassim fica mais facil lembrar de tomar
para quem se alimenta corretamente. talvez o bcaa seja até desnecessário, mas na correria do dia a dia vale a pena tomar para aumentar a disposição
abs!