[Livro] Nascido Para Matar ... De Rir (2009)/Steve Martin

 


Intro

Em meados dos anos 70, o nome de Steve Martin estourou no cenário da comédia nos Estados Unidos. Em 1978, ele já atraía as maiores plateias da história da “stand-up comedy”; em 1981, deixou os palcos para sempre. O que este livro conta, nas palavras do próprio Martin, é “por que eu fui parar na stand-up e por que eu saí dela”. Martin mostra todo o sacrifício, disciplina e originalidade que fizeram dele um ícone e que continuam transparecendo no seu trabalho até hoje. Um livro muito divertido. Uma obra-prima de quem leva a sério a profissão de fazer rir.


Nessa autobiografia, Martin narra de forma bem humorada sua trajetória desde a infância de classe média até seu auge nos anos 70, sem esconder os problemas que teve com drogas, família, casamento, depressão etc.

O legal é ver que ele demorou anos/décadas lapidando seu estilo de comédia até se tonar algo mecânico para ele e hilário para o público: em algum momento ele acabou desenvolvendo uma acuidade/habilidade mental precisa para fazer as pessoas rirem.


Citações


"Não há mal nenhum em você querer se alimentar de delírios entre um momento e outro de inspiração verdadeira."

" 'Como o comediante burslesco, eu sou extraordinariamente apegado àquela precisão que cria o movimento'. A precisão agora era o que empurrava o espetáculo para frente, que preenchia cada instante de conteúdo e mantinha o público envolvido' "

 "(...) eu já ouvi o que dizem sobre as celebridades desejarem a fama quando ela é útil de alguma maneira e rejeitarem-na quando deixa de ser. E acho que é exatamente isso que acontece."


Conclusão



Um ótimo livro, bem divertido de ler.

Recomendo.

Grande abraço!

com uma visão semelhante,
temos esse doc (post aqui).


________________________________________________________

6 comentários:

  1. "por que eu fui parar na stand-up e por que eu saí dela"

    Mais grana, creio.

    Como separar nossa infância de caras como Steve Martin, Eddie Murphy, John Candy etc.? Podem ter sido pessoas problemáticas e até horríveis. Mas, enfim, não fui amigo deles. Apenas tornaram minha infância feliz e lhes sou grato por isso...

    Hoje, convivemos com pessoas horríveis e que não acrescentam nada mesmo. Seja um bosta. Mas um bosta produtivo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mais grana, creio." ele migrou para a industria cinematográfica, bem melhor que palcos sujos ou estádios de futebol

      imagino q a idade tb pesou

      john candy, foi embora cedo

      steve está no netflix com show recente: https://www.netflix.com/br/title/80186850

      eu vi e mata saudades

      abs!

      Excluir
  2. Você poderia ter transcrito mais um pouco do livro. Por exemplo, por que ele abandonou os shows de stand-up. Eu até o acho legalzinho, mas comparar sua atuação como Inspetor Clouseau com a do Peter Selers é covardia, pois perde de sete a um. O Peter Selers era maravilhoso como ator cômico e uma tragédia como pessoa. Mas era gênio. Se nunca viu nada dele (afinal, você é jovem), sugiro "Um convidado Trapalhão". Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Você poderia ter transcrito mais um pouco do livro." deu preguiça, esse era físico

      "por que ele abandonou os shows de stand-up. " - ficou rico e famoso, migrou a carreira para o cinema e cansou de viver fazendo show na estrada em diversos lugares do país e provavelmente tá ganhando mais dinheiro hoje, fora que passou por um divórcio (1994) e casou novamente (2007)
      fora que o falecimento dos pais dele, que morreram bem velhinhos
      ah, claro, ele tb envelheceu e não teria mais disposição física para stand up

      "Peter Selers " - um dia verei com atenção

      abs!

      Excluir
    2. O Inspetor Clouseau vivido por Peter Sellers fez tanto sucesso que gerou quatro ou cinco filmes, além de vários desenhos animados hilários.
      Achei um deles dublado em português no Youtube, caso se interesse (https://www.youtube.com/watch?v=lfqsNi_WIL0). Abraços.

      Excluir
    3. os desenhos animados consegui assistir alguns
      acho q vi algum dos filmes
      um dia volto da dar atenção

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!