11 janeiro, 2022

[Doc] We’re Not Broke (2012)

 


Intro


"Com a crise econômica, o governo americano vem cortando gastos sociais e demitindo professores, policiais e bombeiros. Enquanto isso, as grandes corporações como Google, Apple, Exxon e Bank of America se aproveitam de brechas na legislação e de mecanismos de lobby, deixando de pagar impostos decorrentes de seus lucros milionários no país e no exterior. Inconformados, sete ativistas se juntam em torno do movimento US Uncut, que luta para obrigar as empresas a pagarem seus impostos e que, mais tarde, vem formar a base para o movimento Occupy Wall Street."


Por que ver?




Para entender a treta a tributação das multinacionais americanas:
 
por meio do lobby (financiamento de campanha de políticos, propina? etc) elas, ao longo de décadas, conseguriam mudar as leis tributárias para criar "brechas" que as permitiram não pagar imposto de renda ou pagar menos imposto de renda que a classe média principalmente pelo uso de "paraísos fiscais".

Conclusão

Recomendo.

Grande abraço!




__________________________________________________________

  • https://www.docspt.com/index.php?topic=28951.msg100272#msg100272

2 comentários:

  1. Eu entendo o valor da liberdade econômica, da livre iniciativa, de se ter facilidade de fazer negócios, de ter pouca burocracia, segurança jurídica, moeda estável, boa regulação econômica.
    Mas na minha opinião é complicado os níveis de desigualdade em que vivemos. Pessoas como Bezos, Musk, Gares, etc com mais de 100 bilhões de dólares de patrimônio enquanto milhares de americanos não têm onde morar, dormindo carros, trailers, embaixo de pontes e viadutos.

    O que dizer então do Brasil, ministros do STF comendo lagosta com dinheiro público enquanto parte da população compra restos de carcaças para roer os ossos.
    Mas o interessante disso é que a esquerda que antes defendia os trabalhadores, defendia menos desigualdade, mas programas sociais e uma série de péssimas ideias para a economia, hoje defende pautas identitárias que em nada melhora a vida do sofrido cidadão comum. Complicado!

    ResponderExcluir
  2. Dedé,

    ganancia é isso
    e pimenta no dos outros é refresco

    ResponderExcluir