organize-se e vá viver sua vida

05 dezembro, 2023

[Livro+Filme] O Fio da Navalha (1944)

 





Livro
acervo pessoal


Depois de participar da Primeira Guerra Mundial, o jovem Larry Darrell retorna para sua confortável vida em Chicago. Porém, abalado pela dura e sangrenta experiência da guerra, ele deseja algo além de um bom emprego, de uma bela noiva, de alguns amigos influentes e do vácuo espiritual do seu meio. Darrel quer buscar outro propósito na vida, afora “semear e morrer”. Para encontrar uma resposta à sua angústia existencial, rompe com tudo e parte pelo mundo para buscar a si mesmo. Enquanto registro notável da jornada do espírito humano, O fio da navalha, lançado em 1944, coloca-se ao lado de A servidão humana como um dos grandes romances em língua inglesa de todos os tempos. A ação se desenvolve em territórios bem conhecidos pelo autor – a endinheirada Chicago, a agitada Europa e o espiritualizado Oriente – e mostra sua conhecida preocupação com os paradoxos do comportamento humano. (sinopse)


Uma das minhas melhores leituras de 2023.

Um clássico atemporal sobre desenvolvimento pessoal: basicamente o protagonista usa os rendimentos de uma modesta herança para viajar pelo mundo em busca de conhecimento filosófico e espiritual enquanto complementa sua renda com trabalhos braçais esporádicos e traça algumas mulheres pelo caminho. Vidão.


Filme



 

O fio da navalha foi adaptado duas vezes com sucesso para o cinema; em 1946, a versão foi protagonizada por Tyrone Power e, em 1984, Bill Murray fez o papel de Larry Darrell. Magistralmente narrado por Maughan, em vez de simplesmente expor os detalhes da busca do sentido da existência e do desenvolvimento espiritual de Larry Darrell, O fio da navalha revela o caráter do protagonista pela análise do comportamento contrastante dos demais personagens, adeptos de um estilo de vida convencional e predominantemente materialista.(sinopse)


Vi a versão de 1946 e achei muito bem feita. 

Escolheram o galã da época para fazer o protagonista, mas no livro esse personagem é um cara de aparência bem normal.

Tentei ver a versão de 1984, mas o começo dessa estória era muito, muito diferente do livro e então desisti.


Conclusão


Clássico essencial.

Recomendo.

abs!



-_________________________________________________________________________-

  • https://www.amazon.com.br/Fio-Navalha-W-Somerset-Maugham/dp/8525047732


3 comentários:

  1. Nunca vi o filme, mas tenho vontade de ler. Essa edição deve ser da biblioteca Folha! Gostei da composição fotográfica!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provalmente inspirado subliminarmente em alguma postagem sua

      "biblioteca Folha!" sim. essas edicoes tem boa durabilidade.

      abs!

      Excluir
    2. "provalmente inspirado subliminarmente em alguma postagem sua"

      Estamos aqui para nos inspirarmos, mutualmente!

      Excluir