Organizando a Cozinha

 



Intro 


Quem acompanha o blog sabe que gosto de organização doméstica e a parte mais difícil de organizar até hoje foi a cozinha.

Mas hoje isso mudou pra mim e vou explicar tudo de modo simplificado.

A base de tudo é sua dieta.


Categorias Básicas


Uma cozinha comum é basicamente uma pia acompanhada de armários e eletrodomésticos.

Em outros termos uma cozinha é:

  • mobiliário (armários, prateleiras etc)
  • eletrodomésticos (fogão, geladeira, filtro de água elétrico etc)
  • dispositivos (potes de vidro, panelas, organizadores, utensílios de cozinha)
  • matéria-prima (comida, temperos e outros insumos como, por exemplo, refil do filtro, guardanapos, panos de prato etc)


Aplicações Práticas


Cores - na minha pequena cozinha, as cores predominantes são vermelho, preto, cinza, marrom dos armários e branco da parede - tento não variar muito as cores dos objetos pra ficar tudo mais ou menos clean. O inverso de um arco-íris. Eliminando a poluição visual fica mais fácil de cozinhar. O mesmo se aplica a panos de prato.

 ***

Potes 

Potes de geladeira  - troquei todos os potes de plástico por potes de vidro.  Por acreditar que é mais saudável (ainda que eles tenham a tampa de plástico...) e todos esses potes são da mesma marca, o que permite o empilhamento fácil deles. É o mesmo pote que uso no meu EDC atualmente.

Potes na despensa - padronizei e a grande maioria são de vidro com tampa hermética (vidro Italiano Bormioli Rocco) 

muito prático

Potes de tempero - padronizei e a grande maioria são potes de vidro com tampa de cortiça (um que vem com uma colherzinha, não saiu caro pelo mercado livre). Sal de cozinha é uma das exceções.

 ***

Utensílios de cozinha - não mantenho nenhum utensílio que não tenha utilidade e com isso posso ter menos deles, o que ocupa menos espaço. A dificuldade de definir um padrão aqui é porque cada tem uma dieta diferente e alimentos diferentes usam diferentes utensílios.  A dieta determina tudo. Aos poucos estou trocando os meus mais antigos por produtos da marca Kitchenaid, é caro, mas deve durar e eles são bonitos de se ver. e beleza importa pra caralho. 


 ***

Organizadores - já fiz post aqui. E dá algum trabalho achar modelos que duram hoje em dia (metal resistente, plástico resistente ou madeira). Mas eles ajudam demais.

Agrupamento por função - uma regra antiga diz que devemos agrupar itens que são utilizados juntos - por exemplo, o que é utilizado no café da manhã deve, ser possível, ser guardado junto pra ser usado no dia seguinte. 

Etiquetas - feitas em casa ou compradas prontas, ajudam muito. Hoje em dia o pessoal já vende etiquetas pra temperos pela internet, o que ajuda muito. 

Organização da despensa - isso vai ser objeto de outro post algum dia, mas guardar as coisas nos mesmo lugares é básico. Organizar despensas é basicamente colocar etiquetas e criar um "mapa" no papel de tudo isso.  E pra que serve isso? Pra poder fazer uma lista de supermercado melhor ou melhores compras pela internet.

Panelas - vai depender do que você come. Tem post aqui

Multiprocessador -  faz muita coisa, é versátil e ocupa menos espaço.

 

Manutenção

  • limpeza comum
  • e verificar de tempos em tempos as condições do mobiliários.
  • aplicação do sistema 5S


Conclusão 


Dá trabalho, mas compensa pela facilidade que cria no dia a dia.

Somos o que comemos.

Cuide da sua cozinha pois é lá que você constrói uma grande parte de si.

abs!


________________________________________

Links relacionados:

  • https://scantsa.blogspot.com/2023/09/livro-feng-shui-de-roberto-goldkorn.html
  • https://viversempressa.com/2016/08/01/como-ter-uma-cozinha-com-poucos-objetos/

Foto de Gary Barnes: https://www.pexels.com/pt-br/foto/tomate-vermelho-na-tabua-de-cortar-madeira-marrom-6248771/

6 comentários:

  1. Quando vim para o apartamento, tive que me desfazer de muitas coisas e percebi que eram tralhas. Reduzi o número de panela bastante, por exemplo.
    Sobre organizadores, vendi 3 geladeiras e comprei apenas uma com 590 litros. Espero q dure pq me custou muito. Então comprei organizadores de geladeira, na Le Biscuit, que setorizam as gavetas. Muito bons.
    Cozinha é sempre um problema.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dei uma olhada nos organizadores
      são bonitos
      tomara que durem

      abs!

      Excluir
  2. Eu prefiro utilizar ascendedor do que fósforos, pois eles estão ruins de riscar, ficam quebrando ao tentar riscá-lo, muito mais fácil do que os que eu usava antes da pandemia. Já usei marcas diferentes e o problema é o mesmo.

    Tem uma coisa que deveria ser ensinada a todos, contudo nem todo mundo sabe. Na geladeira da sua casa é você quem deve mexer. Chegou alguém para lhe prestar um serviço, pediu água, vá lá e pegue para ele; chegou um colega da universidade, pediu água, vá lá e pegue para ele. Essas pessoas não tem que saber o que você tem na geladeira. Tem gente que chega até mesmo sem ser convidado e abre a porta da geladeira pra beber água e xeretar o que tem de bom pra comer. Quando eu chamo alguém pra jogar ou quando eu chamo pra estudar é claro que a pessoa não vai sair dali de barriga vazia, se der a hora do lanche, vamos comer uns pães, bananas, uvas, tomar uns sucos naturais, comer uns pães de queijos verdadeiros não esses de mercado ou o que tiver pra comer naquele dia, mas não dá pra pessoa ficar abrindo geladeira. Quer abrir geladeira pra ver o que tem dentro, abra a da sua própria casa e na falta de algo compre ou peça para alguém lhe dar, não vá xeretar na geladeira dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fósforos - meu fogao tem acendedor automático
      lá em casa quase nao recebo gente - entao praticamente isso nao acontece

      abs!

      Excluir
  3. A minha eu tenho que dar uma boa dedetizada, de noite aparece um monte daquelas formigonas vermelhas. De dia elas ficam escondidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saúvas? Se for, cuidado. Destroem tudo, inclusive eletrodomésticos.

      Excluir

Memento mori...carpe diem!