![]() |
acervo pessoal |
"O que se esconde por trás da aparência inocente de um hambúrguer com fritas do McDonald´s ou de qualquer outra rede de fast food? O que levou os americanos a gastar, só em 2000, mais de 110 bilhões de dólares com esse tipo de comida (mais do que o gasto com cinema, livros, revistas, jornais, vídeos e discos juntos)?
Este livro transporta o leitor não só ao lado de trás do balcão de uma loja de fast food, mas às várias etapas do processo por que passam os alimentos antes de chegar a ele. Aborda ainda os lobbies dessa indústria junto a políticos, os trustes que mantêm agricultores e pecuaristas sob controle, a sua oposição a qualquer forma de organização sindical por parte de seus funcionários, as condições subumanas de trabalho destes e a propagação de maus hábitos alimentares não só em adultos mas sobretudo nas crianças – seu público preferencial –, propensas desde muito cedo à obesidade.
Depois de ler este livro, seu hambúrguer nunca mais terá o mesmo sabor."
o livro tem um viés de esquerda, mas tem muita informação interessante sobre a história do fast food americano.
pra mim, o interessante é entender como isso começou, o que é bem explicado no livro. Basicamente, a indústria fast food é a "evolução natural" de restaurantes e barraquinhas de lanches.
O problema que vejo nisso é que em algum momento mudaram as fórmulas dos produtos (trocaram ingredientes naturais por aditivos químicos, trocaram alimentos frescos por alimentos pré-cozidos etc) e só se preocuparam com o sabor e não com a nutrição - afinal o consumidor nem percebeu a diferença.
O americano, assim como o brasileiro, come muita porcaria e não tá nem aí.
Recomendo, com ressalvas.
abs!
P.s.: fizeram um filme do livro, mas não tenho muita vontade de ver.
____________________________________________________
Pelo filme ser dos anos 2000, talvez seja bom.
ResponderExcluirchuto que é propaganda política
Excluirabs!