O Hábito de Administrar o Tempo (2016) - Parte II

 

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

3 - Rendimento mental



O cérebro rende de maneira diferente ao longo do dia. Ao analisar minha própria condição estipulei o quadro abaixo com base nos ensinamentos de João Batista Libânio: 
  • "Regra geral do descanso: 'O descanso se faz pelo oposto'. Cansaço físico pede repouso. Cansaço psíquico pede exercício físico.".

Claro que o ideal seria poder tirar um sesta ou fazer alguns exercícios ao ar livre sempre que a mente ficasse cansada. Ocorre que isso só é possível a quem não trabalha fora de casa, pois quem trabalha e estuda, normalmente, não teria essa disponibilidade.
Algo que pode ajudar a ganhar tempo e disposição é ter uma pequena academia dentro de casa: no meu home office tenho alguns aparelhos que me ajudam. É como levar o cachorro (meu corpo) para passear sem sair desse cômodo. Exercícios aumentam o poder do cérebro.
Para melhorar minha concentração, as vezes ouço música clássica quando minha mente está agitada e heavy metal quando está sonolenta, mas não deve dormir. Destaco que não ouço música durante, mas antes do estudo.


3.1 - Pela Manhã 


Ao acordar - mente descansada e com mais energia;

Rentabilidade: ótima.

Atividade ideais:

  • atividades intelectuais mais importantes e complexas;
  • Leituras de textos difíceis;
  • Fazer trabalhos escritos  - quer na fase de concepção, quer na fase de assimilação.

3.2 - Pela Tarde


Depois do almoço. Mente cansada.

Rentabilidade: baixa.

Atividade ideais:

  • por ordem no quarto;
  • organizar arquivos no computador e
  • outras atividades de natureza mais mecânica.


3.3 - Pela Noite


Depois do jantar: a mente está em um meio termo, mas não há muitas horas livres, pois logo virá o sono noturno. 
Um dia excepcional poderia ser a sexta-feira, quando se sabe que se poderá descansar mais no sábado, pois não haverá trabalho. Nessa sexta não haveria problemas em protelar um pouco o sono. 

Rentabilidade: média.

Atividade ideais:



  • Leituras leves (revisões e exercícios simples);
  • pequenos resumos;
  • reorganização de notas;
  • escrever cartas;
  • preparar exposições orais simples.

Obs.: Segundo o prof. Pier

Esta é a parte mais importante do processo: estudar. Estudar significa, como já vimos, estudar as aulas do dia NO MESMO DIA. Para orientação de estudo, O aluno deve receber do professor a tarefa a ser realizada no dia, ANTES QUE SE PASSE UMA NOITE DE SONO (ou antes que se passe um longo período de sono)

___________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!