Foto de Karolina Grabowska no Pexels |
3 - Rendimento mental
O cérebro rende de maneira diferente ao longo do dia. Ao analisar minha própria condição estipulei o quadro abaixo com base nos ensinamentos de João Batista Libânio:
- "Regra geral do descanso: 'O descanso se faz pelo oposto'. Cansaço físico pede repouso. Cansaço psíquico pede exercício físico.".
Claro que o ideal seria poder tirar um sesta ou fazer alguns exercícios ao ar livre sempre que a mente ficasse cansada. Ocorre que isso só é possível a quem não trabalha fora de casa, pois quem trabalha e estuda, normalmente, não teria essa disponibilidade.
Algo que pode ajudar a ganhar tempo e disposição é ter uma pequena academia dentro de casa: no meu home office tenho alguns aparelhos que me ajudam. É como levar o cachorro (meu corpo) para passear sem sair desse cômodo. Exercícios aumentam o poder do cérebro.
Para melhorar minha concentração, as vezes ouço música clássica quando minha mente está agitada e heavy metal quando está sonolenta, mas não deve dormir. Destaco que não ouço música durante, mas antes do estudo.
3.1 - Pela Manhã
Ao acordar - mente descansada e com mais energia;
Rentabilidade: ótima.
Atividade ideais:
- atividades intelectuais mais importantes e complexas;
- Leituras de textos difíceis;
- Fazer trabalhos escritos - quer na fase de concepção, quer na fase de assimilação.
3.2 - Pela Tarde
Depois do almoço. Mente cansada.
Rentabilidade: baixa.
Atividade ideais:
- por ordem no quarto;
- organizar arquivos no computador e
- outras atividades de natureza mais mecânica.
3.3 - Pela Noite
Depois do jantar: a mente está em um meio termo, mas não há muitas horas livres, pois logo virá o sono noturno.
Um dia excepcional poderia ser a sexta-feira, quando se sabe que se poderá descansar mais no sábado, pois não haverá trabalho. Nessa sexta não haveria problemas em protelar um pouco o sono.
Rentabilidade: média.
Atividade ideais:
- Leituras leves (revisões e exercícios simples);
- pequenos resumos;
- reorganização de notas;
- escrever cartas;
- preparar exposições orais simples.
Obs.: Segundo o prof. Pier:
Esta é a parte mais importante do processo: estudar. Estudar significa, como já vimos, estudar as aulas do dia NO MESMO DIA. Para orientação de estudo, O aluno deve receber do professor a tarefa a ser realizada no dia, ANTES QUE SE PASSE UMA NOITE DE SONO (ou antes que se passe um longo período de sono)
___________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Memento mori...carpe diem!