Retrospectiva 2018: Os Destaques

 

foto: pexels.


Introdução


2017, graças a Deus, foi um ano legal, que começou corrido, mas foi razoavelmente produtivo.

2018 foi mediano: não foi tão ruim quanto 2016 e nem tão bom quanto 2017.






Retrospectiva por Categorias


>>Arte: Continuo tirando minhas fotos, mas não fiz nenhum outro curso e ainda estou degustando o curso de 2017 (Eduk).

Vi um documentário sobre Annie Leibovitz e adquiri alguns livros sobre fotografia. Espero conseguir estudar mais sobre isso em 2019.



>>Animações - o melhor desse ano foi ter assistido:


Vi algumas animações ocidentais, mas nada que impressionasse tanto. Incrementei minhas escolhas comprando um livro sobre animações japonesas.



>>Concurso Público: acumulei mais de 340 horas de estudo: pode parecer alguma coisa, mas é pouco e menos do que fiz em 2017. Espero melhorar em 2019. 


Destaque para a postagem sobre como estudar para concursos com 50 reais mensais.


>>Documentários - o melhor documentário de 2017 foi The Century of the Self (2002) e os melhores de 2018 foram:





>>Educação Financeira: Fechei o ano no azul novamente e continuo Bastter blue.



Cartão de crédito  - usei com inteligência e já pude trocar meus pontos por um microondas, o que gera uma economia pequena e gratuita, pois não pago anuidade.

Orçamento - Não usei planilhas em 2018 e estou quase abandonando essa ideia, pois é um saco registrar todas as despesas, mas não é uma ideia ruim depois de ler "Dinheiro e Vida"(1992)

Torrei o 13º salário em melhorias domésticas, mas mantive a média de aportes.

Inventário -  tornei-me inventariante do espólio de meus saudosos familiares e minha atribuição é basicamente gastar dinheiro com advogado, certidões e custas judiciais


>>Educação Física: O pior ano de todos para o meu corpo com direito a pneumonia e apendicite. A coisa ficou tão ruim que tiver que abandonar temporariamente a musculação.

O ponto positivo é que fiz muitos exames e não tenho nenhuma doença grave.



Suplementos - Continuo o comprar vários suplementos por bom preço e sem ser tributado pelo Iherb, complemento com a Oficial Farma e Mercado Livre




>>Educação Mental, Texto e Livros: o melhor de 2017 foi ler Meditações de Marco Aurélio e o melhor de 2018 é:


Continuo ouvindo as aulas de Olavo de Carvalho (achei um pack com mais duzentas na web anos atrás) e passei a estudar a Teologia de Caio Fábio.




>>Vida Social: continuo com meu monk mode ou modo monge, restringindo minhas interações sociais a minha mulher, colegas de trabalho (isso é obrigatório) e eventualmente ao pessoal da igreja (interação muito rápida).

Esse ano perdi outro ente querido: o tempo massacra tudo.

Trabalhei nas eleições de 2018: gratificante e cansativo.

O Trabalho continua chato, mas é o que paga as contas.


>>Filmes: o mais legal foi ter visto:



Consegui adquirir uma coleção de cinema clássico europeu editada pela Folha de São Paulo e estou organizando meu acervo de películas


>> Games: continuo com o melhor jogo do mundo: "Tetris" (PSvita). Na emulação, o J-RPG "Wild Arms" (PSX) em versão traduzida por fãs.



>> Miniaturas: adquiri algumas do Disney Infinity - Star Wars.

>>Música: continuo com música clássica e outros gêneros (menos funk, pagode, axé bahia). Destaque para a lista de Carpeaux.


>>Organização: dei uma melhorada no apartamento por comodidade e atualizei meu home office.

Continuo organizando meu acervo pessoal.

Não sou minimalista, mas consegui aplicar alguns conselhos deles para organizar as coisas em casa e me livrar de alguma tralha.


>> Quadrinhos - o melhores:



>> Viagens e Passeios: shopping + praia + restaurante + férias em Ilha Grande.

De todos os hobbies viajar é o mais caro. Se algum dia conseguir muito dinheiro, vou viajar para caramba.



>> Seriados: 


Conclusão



Enfim, foi um bom ano.


Que 2019 seja melhor ainda para mim e para você.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!