[Corpo] O Hábito de Tomar Banho Frio

 

pexels

Post atualizado em 2021


Introdução 



Tomar banho gelado faz bem para a saúde.



Motivos para tomar banho frio


Retirei os dados abaixo do livro "4 horas para o corpo" de Tim Ferris:

1. A exposição curta ao frio (30 minutos) nos seres humanos provoca a liberação de ácidos graxos que servem como combustível para a produção de calor por meio dos tremores. Esses mesmos tremores podem ser suficientes para trazer o GLUT-4 à superfície das células musculares, contribuindo para o aumento do ganho de massa magra.


2. Mesmo exposições ao frio de menor duração que causem tremores podem aumentar os níveis de adiponectina e a captação de glicose pelos tecidos musculares. Esse efeito pode persistir por períodos prolongados depois que a exposição ao frio terminar.


3. Mesmo sem tremores, ainda é possível tirar proveito da “gordura que queima gordura” por meio do estímulo termogênico do TAM. Curiosamente, mesmo sem tremer, há pequenos, embora não medidos, aumentos no tecido muscular magro quando se comparam exercícios sob a água (melhores) com aqueles feitos em terra.


4. A água fria aumenta a imunidade. A exposição extrema ao frio tem efeitos imunoestimulantes, e o aquecimento prévio por meio de exercícios físicos ou de um banho quente pode aumentar essa reação. É possível que o responsável por isso seja o aumento nos níveis de norepinefrina (noradrenalina) circulante.


5. A despeito da perda de gordura, eis outro motivo para expor-se ao frio: tomar banho frio é um eficiente tratamento contra a depressão. Um estudo usou banhos de dois a três minutos com água a 20°C, precedidos de uma adaptação gradual de cinco minutos, a fim de tornar o procedimento menos brusco.


Desintoxicação da pele


Retirei os dados abaixo do livro Clean  (2014) de Alejandro Junger (p.193):

"Num banho quente-frio, você alterna entre água quente e fria repetidamente, par estimular a circulação e a desintoxicação. A pele é seu maior órgão; ela contém milhares de pequenas artérias e veias cheias de sangue. Estes vasos relaxam e se dilatam com o calor e se contraem com o frio. Quanto este padrão de relaxamento/contração acontece, sua pele bombeia quase tanto sangue quanto seu coração. Você não precisa ir a um spa ou a uma casa de banhos para fazer isso. Em seu chuveiro, esquente a água tanto quanto puder suportar por um minutos, depois esfrie tanto quanto puder suportar por um minutos, e repita isso de quatro a cinco vezes. Fazer isso diariamente é uma maneira fácil de favorecer a função de desintoxicação da pele."


Exemplo Humano


Ugo, já falecido e que viveu 100 anos,  usava uma técnica de banho quente-frio:


"Quando deixou a floresta tropical da Costa Rica no início da década de 1970 e se mudou para Roma, Sansonetti levou consigo seus hábitos de matuto. Para se lavar coloca uma pequena bacia com água dentro da banheira e entra nela, despejando água sobre si mesmo ("Uso água fria", ele confessa, "para fazer o corpo reagir.") Ele alterna chuveiradas de água fria e chuveiradas de água quente - para manter em perfeita sintonia o "sistema que regula a temperatura" do corpo. Dorme sobre um colchão duro, simulando seu antigo colchão de capim. Mantém as janelas abertas durante todo o inverno." (Por que Olga não envelhece? (2015) de Bruce Grierson - p. 150)

Conclusão


Tome banho gelado.

Grande abraço!


_________________________________________________________


  • 4 horas para o corpo (2010) de Tim Ferris
  • Clean: O programa de desintoxicação (2014) de Alejandro Junger
  • Por que Olga não envelhece? (2015) de Bruce Grierson
Trecho da comédia grega "As Nuvens" (423 a.C)


18 comentários:

  1. Caramba!

    Adoro um banho frio, mas nunca pesquisei sobre os benefícios. Eu moro no Centro-Oeste do Brasil, então aproveito para tomar banho frio o ano inteiro.

    Tomar um banho frio prolongado antes de dormir é revigorante 😀.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no livro 4 horas para o corpo" de Tim Ferris, ainda há outros benefícios listados
      "aproveito para tomar banho frio o ano inteiro." - deve dar uma baita economia, fora o prazer do banho em si

      abs!

      Excluir
  2. Eu até estava conseguindo manter esse hábito de banho frio, mas comecei a me descuidar um pouco e acabei retornando aos banhos quentes. Quando estava me adaptando aos banhos frios, senti a conta de energia reduzir drasticamente, um dos muitos benefícios do banho frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está absolvido irmão

      vai-te e não peques mais :)

      abs!

      Excluir
  3. Fala Scant! Banho frio é bão, aquele maluco do Wim Hof fica socado até no gelo, pelo que vi o método dele é pika pra saúde, não sei se vc ouviu falar. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ouvi falar desse metodo, mas o que menciono nesse post é mais simples e prático, pois quase todo mundo tem chuveiro quente em casa

      abs!

      Excluir
    2. Fala Pessoal!

      Eu iria falar justamente dele, bem lembrado Paul! Conheci os benefícios do banho frio através do mesmo a anos atrás, e sempre o faço. Inclusive tem técnicas de respiração e outras coisas mais o Win Hof passa, vale muito a pena o estudo das coisas dele.

      Abraços, hidratem-se e tomem banho gelado haha

      Excluir
    3. " Win Hof " - quando puder, vou ler

      abs!

      Excluir
  4. Já existe provas e estudos que vão no sentido do que a prática de métodos que façam variações de temperaturas ajudam na circulação do sangue e restruturação das células. A técnica partilhada aqui é uma forma de se conseguir estes efeitos, sem ter que ir para climas mais frios.

    ResponderExcluir
  5. O brasileiro já está acostumado a banhos de água fria.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Scant.

    Interessantes as explicações científicas. Nunca achei que banho quente fosse saudável. Até mesmo pela agressão à pele. Mas, claro, sempre residi em cidades onde não temos água quente, já que queremos é fugir do calor.

    Só tomo banho frio e tenho medo de ducha elétrica. É perigoso, aliás. Mas, repito: às vezes não há o que fazer.

    Desconfio se o senhor Ugo, como bom europeu (nacionalidade italiana), tomava banho todos os dias. E essa do uso da bacia talvez também se devesse ao costume europeu, para render melhor a água quente.

    No manual da Real Polícia Montada do Canadá, orientam banhos frios, mesmo no inverno!

    Abraços e bons banhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem uma tese que diz que banhos quentes seriam prejudiciais à saúde porque faria com que a pele absorvesse mais elementos químicos nocivos existente na água das grandes cidade do que no caso de banho frio

      uma possível solução seria a instalação de um filtro de osmose reversa entre a tubulação da rua e a da caixa de água residencial

      se puder, um dia testarei essa teoria

      abs!

      Excluir
    2. Minha água vem do poço do bairro. Tomando banho com água mineral. Kkk

      Excluir
    3. tá melhor que muito milionário :)

      Excluir
  7. A alternância frio-quente aconteceu com um cunhado, quando ele nasceu. Não sei por qual motivo a parteira (nasceu em casa)o colocava em uma bacia de água quente, tirava, mergulhava em uma bacia de água fria, repetindo algumas vezes. Cresceu bom igual côco. Mas não o que ele apresentou ao nascer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal
      a sabedoria das parteiras acertou bem nesse caso
      fica a curiodade do porque dessa prática

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!