Cafeína

 
Foto de Andrew Neel no Pexels



Introdução


Por alguma razão desconhecida, nunca me acostumei a tomar café.

Recentemente, resolvi rever esse hábito, pois a cafeína é uma droga que, se bem utilizada, traz benefícios para o corpo.

Por outro lado, as marcas industriais de café têm sofrido críticas que alegam a adição de substâncias nocivas durante o processo de fabricação.


Em busca de uma solução passei a tomar cafeína em cápsulas.



Minha Experiência


Uma boa xícara de café (240 mL) pode ter entre 95 mg e 200 mg de cafeína. 

Cada cápsula que tomo vem com 110 mg dessa droga e só tomo uma por dia e depois do almoço. Cheguei a tomar 420mg no pré-treino, mas me deu azia no final do dia (gosto de treinar pela manhã de estomago vazio e nem sempre lembrava de tomar "engov" antes), então tive que suspender por umas semanas. Talvez seja outra opção comprar cafeína com cápsulas gastrorresistentes.

Mesmo assim, nas semanas em que usei, senti o raciocínio mais rápido e maior bem estar.

Não é à toa que tem tanta gente viciada.



Custo Financeiro


Até no Brasil, normalmente não importa muito o fornecedor, é um suplemento barato.

Custa em torno de 50 reais algo como 120 cápsulas.  


Opinião de especialista


Segundo Caio Bottura:



"Em termos de desempenho no treino de força e/ou hipertrofia a cafeína se mostrou eficaz, uma das razões pela qual ela pode aumentar a força é por diminuir a percepção de dor enquanto aumenta a mobilização de cálcio nas células musculares.
O cálcio é uma substância essencial para a realização da contração muscular. A cafeína também age como um nootrópico, melhorando o desempenho cognitivo. Ela melhora o estado de alerta, memória, foco, e tempo de reação.
Esse tipo de efeito pode ser ainda mais prevalente com a combinação da teanina. Ela, particularmente, sempre a uso em fases de perda de peso, pois realmente é um ingrediente seguro e que funciona, ao contrário de muitos termogênicos no mercado, que contêm vinte ingredientes inúteis e custa vinte vezes o preço da cafeína por si só.
Algumas pessoas são muito sensíveis à cafeína, então comece com uma dose baixa e aumente-a aos poucos, determinando a sua sensibilidade ou tolerância a essa droga. Fazer o uso contínuo da cafeína pode acarretar uma tolerância e, em alguns casos, dependência.
Então, sempre que terminar o seu cutting, descontinue o uso, mas baixe-o aos poucos, pois existem sintomas de abstinência, por ser uma droga como qualquer outra."


Teanina


Segundo Caio Bottura:

 (...) Então se você é uma pessoa como eu que quer aumentar a produtividade do seu trabalho aumentando seu foco e concentração, eu acredito que seja interessante incluir a teanina na sua suplementação com cafeína. Eu  geralmente utilizo uma razão 1:1 ou 2:1, usando 200mg de cafeína e 200mg de teanina ou 200/100,



Conclusão


Tome ou não por sua própria conta e risco.

Grande abraço!

_____________________________________________________



  • https://www.megacurioso.com.br/saude-e-beleza/37837-10-fatos-que-talvez-voce-nao-saiba-sobre-a-cafeina.htm

9 comentários:

  1. Como te falei uma vez, não faço uso dessa suplementação porque gosto muito de café e já o bebo até demais. O custo é realmente muito em conta, considerando os valores astronômicos de suplementações de proteínas (leite, soro de leite, carne).
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " valores astronômicos de suplementações de proteínas (leite, soro de leite, carne)." - Uma opção mais em conta e nutritiva é trocar por comida mesmo: carne, frango, peixe; e comer uma boa quantidade disso, principalmente nos 40 minutos seguintes ao treino, quando o corpo está mais propício a absorver

      abs!

      Excluir
    2. Exato. O problema é essa obrigação em comer na janela de oportunidades. Muitas vezes, após o treino, você vai fazer outras coisas e apenas comerá mais tarde. Daí a vantagem de ao menos um whey por perto.

      Excluir
    3. "comer na janela de oportunidades." - vc pode comer fora da janela sem ter nenhum problema
      a janela é para otimizar seus ganhos

      "Daí a vantagem de ao menos um whey por perto" - o whey vai te ajudar, mas se vc puder almoçar, jantar ou fazer uma refeição semelhante, melhor ainda. carregar uma marmita e comer na academia pode ajudar
      eu por exemplo, carrego uma banana prata para comer assim que o treino acaba e assim que chego em casa almoço ou faço uma refeição semelhante

      Excluir
    4. nesse vídeo tem uma estratégia interessante:
      https://www.youtube.com/watch?v=udwuPMhdDLM

      Excluir
  2. Fala Scant! Dica muito boa! Mas para quem tem problema de ansiedade como eu precisa ir com calma. Tanto é que não tomo café. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "quem tem problema de ansiedade como eu precisa ir com calma." - disse tudo

      abs!

      Excluir
  3. Fala Scant,

    De fato a cafeína é um excelente produto, inclusive muitos termogênicos com nomes difíceis são vendidos no brasil prometendo a formula do emagrecimento por pequenas fortunas, e as pessoas que mal se dão ao trabalho de ler o rótulo não sabem que é cafeína pura. O Produto é ruim? nem sempre porém o custo x benefício é alto e não vale apena.

    Eu gosto de tomar no pré treino café sem açúcar bem forte, não curti muito cápsulas não, já minha esposa prefere o contrário, vai entender né, questão de gosto não se discute.

    Legal saber que você também curte maromba.

    Abraços,
    Maromba Investidor
    https://marombainvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maromba, a IF é o melhor hack para o dinheiro e o fisiculturismo o melhor hack para o corpo
      cafeina uso com muito cuidado por causa do estomago
      tenho usado a maioria dos demais suplementos desse post: https://scantsa.blogspot.com/2019/09/suplementos-pre-treino.html

      "as pessoas que mal se dão ao trabalho de ler o rótulo não sabem que é cafeína pura. " - uma vez gado sempre gado

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!