[Livro] 7 Erros Fatais Que 95% das Pessoas Cometem ao Investir (2015)

1 - Introdução 


Mais um post, mais uma resenha.

Livro bem  legal. Compre pela Amazon.


Conforme explica o autor e isso resume essa obra:

"ou você aprende a cuidar dos seus investimentos ou vão cobrar caro para cuidar deles pior do que você."

2 - Lições 



2.1) Dar importância ao que a mídia fala sobre investimentos.

Você conhece algum Analista rico? Você conhece algum Gerente de Banco rico? Conhece algum Corretor da Bolsa de Valores rico?

ninguém é capaz de prever o comportamento humano e, por consequência, o comportamento do mercado. Se você se guiar por notícias, que como expliquei, estão sempre atrasadas, é certo que você irá perder dinheiro e este é um dos erros mais comuns das pessoas.


2.
2) Querer encontrar a “galinha dos ovos de ouro”.


Acertar a hora de entrar e sair de um investimento se chama “Market Timing”. 

Essa estratégia é para poucos profissionais de mercado excepcionais, com muito conhecimento e experiência de mercado, que se beneficiam da variação dos preços de alguns ativos e ganham dinheiro acertando a hora certa de entrar e sair de um investimento.


2.
3) Achar que a poupança é o melhor e mais seguro investimento.

O problema é que a poupança não te dá nenhum retorno real, ou seja, você não ganha nada investindo nela, fazendo com que você apenas mantenha o seu poder de compra no longo prazo.

Se a poupança não é o investimento mais seguro que existe, aliás, nem é considerado investimento, qual a melhor solução? Para mim é o Tesouro Direto.

A poupança pertence ao banco que você aplicou o dinheiro, então uma analogia fácil de entender é a seguinte: o que você acha mais fácil quebrar: um banco ou um país?


2.
4) Acreditar que existe rentabilidade garantida.


por que uma pessoa acredita nessas promessas de rentabilidade garantida bem acima da média do mercado que nenhum investimento sério no longo prazo nunca pagou, como 5% ou 10% ao mês, por exemplo? 

A resposta é simples: ganância. Ela acha que todas as pessoas do mercado são ignorantes e ela é a única esperta que vai ganhar mais que todo mundo.


2.
5) Investir em preço e não em valor.


Como a mídia nos faz essa lavagem cerebral durante toda a nossa vida, a maioria das pessoas se importa apenas com o preço que está pagando em um ativo e, principalmente, com o preço de venda desse ativo no futuro, ou seja, com quanto ela vai lucrar nesse investimento. 

É uma filosofia focada em preço, em rentabilidade, e não em valor.


2.
6) Não assumir os erros ao fazer um investimento ruim.


O efeito Dunning-Kruger explica bem isso: “É o fenômeno pelo qual indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos, porém esta própria incompetência os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros.

 Estas pessoas sofrem de superioridade ilusória.” São por esses motivos que eu digo que assumir os erros nos investimentos é essencial para ser vencedor no longo prazo. 

Lembre-se: Ninguém ganha ou acerta todas as vezes! Até os maiores investidores do mundo também erram. A diferença deles para a maioria perdedora é que assumem os erros, aprendem a não os cometer novamente e seguem em frente. Faça o mesmo!


2.
7) Não diversificar seus investimentos.


E se você diversificasse o seu patrimônio parte em poupança, parte em Tesouro Direto, parte em um fundo imobiliário e parte em uma ação, qual o risco de você perder tudo? O Banco, o Brasil, a empresa e o fundo falirem ao mesmo tempo.


3 - Conclusão 


Livro curtíssimo (35 páginas), objetivo e prático.

Lembrou-me as obras do Bastter.

Recomendo a leitura.

Grande abraço!

P.s.: semana que vem, tiro 10 dias de férias. Confiram os posts antigos
_______________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!