01 julho, 2023

[Livros] Organização Pessoal

 


1 - Administração Doméstica 


 

Obra

Descrição

Link

Terapia do Apartamento (2007)


"por meio de um roteiro de oito semanas, a resolver problemas comuns, eliminar a desordem e aproveitar bem todos os espaços."



Técnicas de Arquivo e Controle de Documentos (2005)


esse livro é uma ajuda especifica na parte de organizar um arquivo físico de um home office ou escritório caseiro.



Acabe com a bagunça (2007)


"ensina como manter o estoque de alimentos, colocar as roupas em ordem, encontrar facilmente as contas a pagar, organizar os brinquedos das crianças e muito mais. O livro traz ainda os diferentes perfis das pessoas bagunceiras e ajuda a acabar com o mal da bagunça pela raiz."


Manual da Casa (2012)


bom para ter uma noção da parte e manutenção de um imóvel, mas o livro é voltado para construções americanas.



2 - Minimalismo


Arrume a Sua Bagunça (2016)

"A eliminação da bagunça pode transformar a sua vida em todos os aspectos: físico, mental, emocional e espiritual. O simples ato de colocar a sua casa ou o seu local de trabalho em ordem libera emoções negativas, gera energia e abre espaço na sua vida para as coisas que você quer conquistar. "

Chega de Desperdício! (2010)


o melhor livro anti-consumo que já li.


Menos é Mais (2016)


um guia divertido que chega para revelar os segredos de uma vida com menos consumo e mais plenitude. Na primeira parte do livro, Francine Jay discute os benefícios de viver com menos. Arrumar a casa e ter uma vida menos desordenada pode ser um desafio para a maioria das pessoas.


Minimalismo Digital (2019)


O minimalismo é a arte de saber quanto é suficiente. O minimalismo digital aplica essa ideia ao nosso uso da tecnologia. Ele é o segredo para vivermos uma vida focada em um mundo cada vez mais caótico.


Jogue Fora 50 Coisas (2010)


O Título é o próprio princípio da obra. Quando aplicado à sua casa à sua carreira à sua mente ou ao seu negócio faz com que você se livre da bagunça que impede o sucesso.



  

3 - Rotinas Pessoais 




Quanto Menos, Melhor (2010)

Zen To Done (2008)



Os livros se completam - na verdade se repetem em vários aspectos e poderiam ser um só


"Repleto de dicas práticas, este livro ensina passo a passo como organizar sua rotina de casa e do escritório, de forma que você possa ter tempo, energia e tranquilidade para se dedicar ao que realmente deseja.

Neste valioso manual de instruções da vida diária, Leo Babauta apresenta estratégias simples para nos ajudar a diminuir a quantidade de e-mails que recebemos, gerenciar as tarefas domésticas, adotar hábitos alimentares saudáveis, ir até o fim em todas as tarefas e criar métodos de trabalho mais eficientes, entre muitas outras coisas."


Produtividade Pessoal (2001)

livro de David Allen, originalmente publicado em 2001, que introduz o sistema Getting Things Done (GTD). O livro, também conhecido como "A Arte da Produtividade sem Estresse", foca em como organizar e gerenciar tarefas e informações para aumentar a eficiência e reduzir o estresse. 


Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (1989)


Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes é uma abordagem holística e integrada à solução dos problemas pessoais e profissionais baseada em princípios. 


Os Segredos dos Grandes Artistas (2017)

Conheça a rotina de Van Gogh Benjamin Franklin Freud Woody Allen Goethe Beethoven Voltaire Jane Austen Flaubert Faulkner Karl Marx Charles Darwin Pablo Picasso Leo Tolstoy Andy Warhol John Updike Twyla Tharp Igor Stravinsky Arthur Miller entre outros.


 
Feng Shui no Trabalho (2008)

 pretende mostrar como fazer isso, aplicando a técnica milenar de harmonização de interiores para criar um ambiente mais agradável e produtivo. São mais de 50 sugestões para organizar mesa e instalações da empresa para que fiquem bonitas de olhar, confortáveis de usar e favoráveis a qualquer um que trabalhe ali.


  

 
Administração do Tempo (2014)

Como fazer seu tempo render: Tudo o que você precisa saber para dar conta das atividades cotidianas e ser bem-sucedido.



O BlackBerry de Hamlet (2012)

É teoricamente impossível acabar com as diversas redes que nos circulam, então o que o livro propõe é que nos resta aprender a utilizá-las com consciência e moderação, tirando proveito de suas inúmeras vantagens e facilidades mas resgatando a importância da comunicação real e propondo um equilíbrio entre os mundos digital e real. 


Hackeando tudo (2015)

Com exemplos concretos, aplicações reais e linguagem bem informal e autêntica, o jovem escritor Raiam Santos ensina a lidar com alguns dos grandes problemas enfrentados diariamente pela geração Y.


Trabalho Focado (2018)

Em vez de argumentar que a distração é ruim, ele celebra o poder do seu oposto. Dividindo este livro em duas partes, ele primeiro argumenta que em quase todas as profissões, cultivar uma profunda ética de trabalho produz benefícios enormes. E então apresenta um rigoroso regime de treinamento, composto de uma série de quatro “regras”, que leva sua mente e hábitos a apoiar essa habilidade.


Praticando Os Cinco Sensos (1997)

 O livro explica, passo a passo, como e por onde iniciar a implantação de um Programa 5S e ensina a melhor maneira de repassar os conceitos de forma fácil.




Uma bagunça perfeita (2008)

O planejamento rigoroso e o excesso de organização podem bloquear a imaginação, afirmam Abrahamson e Freedman, que, no livro, apresentam casos de sucesso de desorganização crônica aliada a bons resultados tanto no campo empresarial quanto no artístico.


A Geração Superficial (2010)

estamos ficando mais burros, e a culpa é da internet. Temos acesso quase ilimitado a informações na grande rede, mas perdemos a capacidade de focar em apenas um assunto. A mente do internauta está caótica, poluída, impaciente e sem rumo, e Carr faz um manifesto destacando a importância da calma e do foco, faculdades esquecidas neste mundo turbulento.


 



4 - Agenda, Diário e Lista

  


Organização Pessoal (2003)

livro curto para iniciantes

O livro explora métodos e técnicas para organizar tarefas, compromissos e informações, visando aumentar a produtividade e reduzir o estresse.


Diário em tópicos: Guia prático (2017)

 

"Também conhecido como Dot Journal e Bullet Journal, ele reúne em um único caderno tudo o que você considera importante: compromissos, tarefas, eventos, pensamentos, metas e o que mais desejar."

O método Bullet Journal (2018)

 

"Aprenda neste livro a:

- Registrar o passado;

- Organizar o presente;

- Planejar o futuro.

 

Blogging Heroes (2009)


"apaixonados pelos temas que abordam e, mais ainda pela livre expressão de “blogar”, o que os encanta, acima de tudo é a própria paixão. Wired, Popular Scinence, CNN, NPR, MSNBC e 20/20, vem retratando esses inovadores e criativos pensadores, que, por meio de conversas individuais com Michael A.Banks, compartilham, neste livro, suas táticas, filosofias, motivações, debatem sobre temas diversos e ainda revelam seus segredos especiais para o sucesso."






 

Checklist - Como fazer as coisas benfeitas (2011)


"Por meio de pesquisas e fascinantes histórias, Atul Gawande demonstra como um checklist bem feito evita desperdícios, erros graves e até catástrofes.

Ele conta também como o checklist é aplicado em áreas como futebol, teatro e música, e o que podemos fazer para tirar o maior proveito dessa prática."


Listomania: Organizando Pensamentos (2014)


"O que indivíduos como sir Richard Branson, Martha Stewart, Sheryl Sandberg, Ellen DeGeneres e Madonna têm em comum? Cada um deles é um criador de listas e a história nos mostra que os promotores de mudanças realizam suas listas de afazeres e as verificam com frequência."


 
Sua Playlist Pode Mudar Sua Vida (2014)


"Sua playlist pode mudar sua vida ensina aos leitores como personalizar suas playlists para uma receita de bem-estar que não provoca efeitos colaterais. Tudo que se deve fazer é escolher as canções favoritas que se adequam a cada tipo de meta desejada ― aliviar a ansiedade, ficar mais atento, afiar a memória, organizar o cérebro e muito mais. "


 

Design para quem não é designer (1995)


"Robin Williams, de maneira clara e didática, ensina que qualquer pessoa pode elaborar páginas com uma estética melhor. Por ser um livro de design para leigos, a autora dá dicas e ensina truques para as mais variadas situações do dia a dia, que vão desde a elaboração de um simples panfleto até a elaboração de um jornal."



 
Scrum (2014)


"Com base em insights de artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo avançado, robótica e muitas outras disciplinas, o método Scrum é prático e fascinante."




 5 - Métodos de Estudo



O Primeiro Ano - Como se faz um Advogado (1997)


"Ao narrar as angústias, as dificuldades, os desafios e os triunfos que marcaram seu primeiro ano na Faculdade de Direito de Harvard, Scott Turow denuncia problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e conceituadas instituições de ensino dos Estados Unidos."


 

Como Passar em Provas e Concursos (2004)


"busca a todo momento oferecer caminhos e soluções dedicadas a tornar qualquer pessoa capaz de organizar grande quantidade de material em pouco tempo, além de otimizar o estudo e assimilar melhor o conteúdo que pretende estudar. "



Como Estudar para Concursos (2017)


"Muitas pessoas quando começam a estudar desconhecem várias informações básicas a serem seguidas, tais como tirar o melhor aproveitamento do cérebro na hora de estudar; adequar um local para que sirva como seu ambiente de estudo; aproveitar o sono, a alimentação e os exercícios físicos; utilizar a internet como sua aliada; concentrar-se melhor; escolher os melhores horários para estudar etc"



Juiz Federal - Lições de Preparação para um dos Concursos Mais Difíceis do Brasil (2008)
 


" Nesta obra, o autor, com suas memórias, refaz o caminho que teve de percorrer até a conquista de um dos cargos mais almejados pela comunidade jurídico-acadêmica. O resultado desta narrativa única, repleta de emoção, poesia e técnica, é uma radiografia precisa do concurso para a magistratura federal, com a formulação de um método de estudo direcionado e eficaz. "


 
Aprendendo Inteligência (2015)



"Durante muito tempo, acreditou-se que a inteligência fosse uma característica inata. O fator genético era considerado bem mais influente do que o fator ambiental. Porém, devido aos avanços da neurociência, ficou demonstrado que inteligência, talento e vocação são características que podem ser adquiridas com facilidade e um pouco de esforço. "




 
Aprendendo a Aprender (2015)


"Neste livro, a Professora Barbara Oakley mostra como você pode aprender e aperfeiçoar-se muito mais fácil e rapidamente aplicando técnicas comprovadas pela pesquisa e usadas por peritos nos campos da arte, música, literatura, ciências, esportes e muitas outras disciplinas. "


 
Manual de um Concurseiro (2010)


"Por meio de uma escrita descontraída levada no ritmo de conversa, o autor explica como conseguiu se organizar e controlar a quantidade de matérias necessárias para passar em um concurso público, detalhando o método que utilizou para ser aprovado."



A arte e a ciência de memorizar tudo (2011)


"Tudo começou com uma reportagem sobre o Campeonato de Memória dos Estados Unidos. O jornalista Joshua Foer estava esperando encontrar entre os participantes do concurso pessoas com memórias excepcionais. Em vez disso, descobriu pessoas dedicadas a treinamentos que as ajudavam a se lembrar de poemas inteiros ou da ordem das cartas em um baralho. Intrigado, Foer se desafiou a fazer o mesmo."



 

 Concurso Público - Estratégias e Atitudes (2008)


"O autor tem como objetivo demonstrar que ser aprovado num concurso não é tão complicado quanto parece. Para isso, apresenta na obra métodos para um melhor rendimento em todas as disciplinas, além de ensinar como estudar, como fazer provas e administrar resultados, com o intuito de tornar o processo de preparação para as provas menos sofrido, angustiante e, principalmente, fazendo com que o leitor obtenha o mais rapidamente possível a aprovação."


Preparo Emocional Para Passar Em Provas e Concursos (2011)


"Estudos comprovam que o equilíbrio das emoções nos candidatos que prestam concursos públicos pode trazer um aumento de até 60% na capacidade de raciocínio, compreensão, memorização e evocação de memória do conhecimento adquirido. Em contrapartida, o desequilíbrio emocional pode diminuir em até 40% estas mesmas capacidades. "



Como escrever boas notas (2023)


"Neste livro, que já inspirou estudiosos e escritores no mundo inteiro, o pesquisador alemão, cuja experiência e conhecimento o tornaram um líder na sua área, revela de que modo a simples atividade de elaboração de notas pode ser usada como uma ferramenta para aprimorar a compreensão de informações, o processo de aprendizagem e acelerar o raciocínio."














   


















 

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