10/02/2020

Creatina

Photo by George Sistonen from Pexels



1 - Introdução



Ela é o melhor dos mundos.

Sem colaterais, baixo custo e eficaz para o ganho de massa magra.


2 - Minha Experiência


Tomo há quase um ano e, ainda que não consiga individualizar seus efeitos benéficos, continuarei tomando em razão das diversas pesquisas científicas que concluíram sua eficácia.



3 - Custo Financeiro


Até no Brasil, normalmente não importa muito o fornecedor, é um suplemento barato.

Setenta reais 1 quilo no ML. Acho que isso rende mais de um ano de suplementação para mim.


4 - Opinião de especialista


Segundo Caio Bottura:

A verdade é que este suplemento é o mais estudado de todos, e nenhum estudo notou efeitos negativos da creatina. Já provaram diversas vezes que ela é segura e eficaz, isso mesmo, segura. A creatina, provavelmente, é um dos melhores suplementos no mercado atual considerando o seu custo-benefício. Eu, particularmente, nunca a deixo faltar e sempre recomendo para a grande maioria das pessoas, pois seus benefícios vão além do mundo da musculação. Um artigo de revisão mostrou que 70% dos estudos mostraram um benefício da creatina monohidratada no treino de alta intensidade e nenhum mostrou efeitos negativos.
(...)
A dosagem padrão é de 3-6g/dia ou 0,04 g/kg dependendo da sua quantidade de massa magra, quanto menos massa magra a pessoa tem, menor será a dosagem de creatina diária. O horário de ingestão da creatina não importa muito, geralmente o pós-treino é considerado o momento ideal. Para melhorar a absorção, a insulina deve ser estimulada com o uso de carboidratos. O ácido alfa lipoico também pode ser uma boa ferramenta para ajudar na absorção.

5 - Conclusão


Tome ou não por sua própria conta e risco.

Grande abraço!

P.s: Leandro Twin fala em dosagem de 0,07 grama/quilo.

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6 comentários:

  1. Creatina boa é a creapure.

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    1. acho que sim, mas tá cara pacas para quem toma todos os dias

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  2. Acredito que tudo ainda é muito insipiente em relação à pesquisa nesta área de suplementação para treinos. O boom de academias se deu a pouco tempo e, agora, é que estão levando mais a sério algo que era nicho de fisiculturista. Veremos mais à frente...

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    1. tem muita coisa sem pesquisa ou com pouca pesquisa
      a creatina já é estudada há decadas

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  3. Olá Scant!
    No próximo pacote de compras, já vou incluir a creatina. Já usei ela antes, meados de 2002.

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    1. olá

      pelo que dizem os especialistas vale a pena usar de modo permanente, só suspendendo o uso quando estiver tomando algum medicamento que não interaja beneficamente com ela

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