[Corpo] A Importância do Treino Cardio na Musculação

Photo by Andrea Piacquadio from Pexels


1 - Introdução


Sem cardio sem vida.

O coração é o músculo mais importante: somente por meio de exercícios físicos você vai conseguir desenvolvê-lo e deixá-lo mais forte.

Sem cardio nessa lista, você tende a ficar mais fraco. 

para entender melhor leia esse artigo.

2 - Meu Histórico



Corri bastante nesse caminho.
Minha relação com o ato de correr variou de acordo com a época da minha vida.


Até a adolescência

Não gostava de correr e só fazia isso para pegar ônibus. Conclusão: sedentarismo e obesidade.

Na adolescência e começo da vida adulta
 Fazia artes marciais (taekwondo, entre outras). Nelas sempre havia muito trabalho aeróbico e correr era fácil, algo natural. 
Conclusão: fiquei magro e ágil.

2016


Cheguei na casa dos trinta e só faço musculação há anos e de cardio só o aquecimento, durante uns 10 minutos. É fácil, mas não percebo resultados.


Bem, depois de assistir um vídeo do fisiculturista Alex Carneiro resolvi correr no sábado com minha mulher enquanto morava no interior. Afinal, o coração é músculo mais importante e dele dependem todos os demais.

Nossa que humilhação! Senti-me velho, correndo em câmera lenta. Foram trinta minutos massacrantes correndo como um avô.

Um dia depois já me sinto bem melhor e farei menos mal quando tentar novamente daqui a alguns dias (sim, porque hoje as dores não me deixariam).



2017


Percebi que meu maior problema corporal é o sobrepeso decorrente de gordura localizada. Por isso passe passei a gastar de um terço a metade do meu tempo na academia correndo na esteira.


Isso significa gastar de 20 a 30 minutos intercalando caminhada e corrida na esteira com diferentes modos de intensidade.

Também passei a estudar um pouco sobre nutrição e voltei a treinar Muay Thai por um curto período.



2018

 De volta ao aquecimento de apenas 10 minutos antes da musculação e eventualmente longas caminhadas de mais de 1 hora pelo bairro.


2019


 Hidroginástica - 50 minutos 3x por semana: a melhor decisão que tomei nesse ano, em razão do baixo impacto nas articulações e pelo prazer de movimentar em uma piscina aquecida. Fora que a turma é cheia de velhinhos animados (curioso como que na última fase da vida o ser humano fica mais legal)


Caminhar/andar - 1 a 2 horas, sábados e domingos; 30 minutos em dias úteis.

Ergométrica - terças e quintas pela manhã (até 15 minutos) e horários avulsos



2020

Ar Livre - ando uns 30 minutos até um campo de futebol, corro 40-50 minutos e volto para casa a pé uma vez por semana. 

Levo pré-treino e/ou pós-treino, eventualmente dividido em duas garrafas: uma para beber no começo e outra para beber no final.


Conclusão: com o uso dos hacks mencionados, meu desempenho e corpo melhorou bastante.

Na academia -  corro por um 1km duas vezes durante o treino de musculação na esteira - meu melhor tempo foi fazer 1km em 6 minutos e 40 segundos

3 - Cardio em 2021

 

4 - Conclusão


Não sei se você pode correr (afinal, cada tem uma condição física e um gosto diferente), mas é bem legal para o corpo e tem alto impacto no desenvolvimento do shape. 

Caso não possa ou não queira correr: faça hidroginástica, caminhe ou pedale. O importante é cuidar do coração eu mesmo parei de correr para preservar minhas articulações para a velhice e atualmente apenas caminho.

Enfim, cultivar o bem estar físico é essencial.


Grande abraço!





___________________________________________________________


15 comentários:

  1. Boa Scant
    O importante é não ficar parado. E atividade física é para toda a vida. Li um post, no blog Pensamentos Financeiros, onde fala a importância de construir uma boa estrutura muscular para se ter uma qualidade de vida na terceira idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. li esse post tb
      " para se ter uma qualidade de vida na terceira idade." e em qualquer fase da vida, principalmente hoje :)

      abs!

      Excluir
  2. Legal Scant. Vai da preferência de cada um, mas correr é uma atividade agradável e custa barato.

    Para quem é frugal, a corrida é o esporte ideal, desde que tenha condições físicas obviamente.

    Natação e hidroginástica vai ter que desembolsar uma mensalidade que talvez não seja tão barata.

    Ciclismo nem se fala, equipamentos de qualidade são muito caros e fazem diferença, não é a mesma coisa uma pedalada com uma absolute de 2 conto comparada com uma Scott carbono Full suspension.

    Pra corrida você precisa de um shorts de jogar bola, camiseta barata qualquer e um tênis (trezentao compra um bom), no mais só ir pra rua.

    Também tem o benefício da resistência física: não adianta o cara ser um gorila 2x2 e não conseguir correr 10 minutos. Corpo precisa ter funcionalidade, não só aparência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem cardio, sem vida saudável
      corrida é o esporte mais democrático de todos
      ciclismo é pra ricos, por outro lado, uma ergométrica pode ser bem prática
      "Corpo precisa ter funcionalidade, não só aparência." - funcionalidade é melhor que aparência

      abs!

      Excluir
  3. Olá, SCant! Boa ideia a do histórico. Um recordatório ajuda a avaliar o presente e pensar o futuro. Sou adepto da corrida e fazia reforço muscular na academia. Via um bom resultado quando combinava os dois. Agora, durante a quarentena, viciei em subir/descer escadas. Também comecei a fazer calistenia. Acho que não volto para a academia!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Acho que não volto para a academia!" taí uma coisa boa da quarentena
      acho que dá pra viver bem sem academia, desde que se tenha acesso a alguns aparelhos básicos em casa
      depois faz um post sobre sua rotina de treinos

      abs!

      Excluir
  4. Sua evolução foi brutal.

    Estou sem correr porque, durante estes dias de quarentena, dei azar de ficar sem tênis. Sim, logo isso. Não tenho onde comprar. Aí corri uma semana inteira com sandálias e agora estou com o joelho fodido.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. joelho é fogo
      "corri uma semana inteira com sandálias" vc é o Shaolim do sertão (https://www.youtube.com/watch?v=XOP6BLeKQ60)

      vc pode tentar liberação miofascial (https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/exercicios-de-liberacao-miofascial-com-bolinha/)

      dois suplementos podem ajudar, mas só usei o primeiro (o segundo tá a caminho pelos correios):

      https://www.oficialfarma.com.br/glucosamina-com-condroitina-30-saches-sabor-laranja/p
      https://br.iherb.com/pr/now-foods-uc-ii-joint-health-undenatured-type-ii-collagen-120-veg-capsules/64318

      "Não tenho onde comprar. " - e o ML ou netshoes?

      Excluir
    2. Resolvi o problema. Liguei pra o dono de uma sapataria e ele abriu a loja para eu e outras pessoas comprarem. Parecíamos bandidos comprando drogas!

      Jamais compraria pela internet. Preciso provar.

      Sobre a OficialFarma, já comprei nela e talvez o faça novamente.

      Abraços!

      Excluir
  5. Não sou fã de corrida, mas gosto de andar de bicicleta, então minha cota de cardio já está preenchida. Também faço musculação de segunda a sábado. Quer dizer, graças à quarentena não estou fazendo nada.
    Abraço, ST!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " faço musculação de segunda a sábado." parabens! imagino que deve estar malhando em casa agora

      abs!

      Excluir
  6. Eu queria muito criar vergonha na cara e incluir uma atividade física em minha rotina, visto que já passei dos 30..mas é difícil =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opções simples:

      andar ou fazer esteira
      correr ou correr na esteira
      bicicleta ou ergometrica

      saude é seu ativo mais importante

      abs!

      Excluir
  7. Fala Scant! Estou dando uns piques aos poucos, mas tem vezes que exagero demais e vem aquela canelite chata. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala Paul

      vc pode tentar liberação miofascial (https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/exercicios-de-liberacao-miofascial-com-bolinha/)

      e melhorar a alimentação para ter mais energia

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!