![]() |
Photo by Brayden Law from Pexels Uma visão do "mundo simples" de hoje |
Introdução
O amor ao dinheiro é a raiz de todo marketing.
Rótulos vazios como "minimalismo", "vida simples" e "auto-ajuda" rendem bilhões no mercado mundial. São como religião: vendem a a esperança de algo que não existe nesse mundo: garantia de felicidade ou vida equilibrada etc.
Normalmente quem vende esse conceito no Brasil faz parte de uma classe média que vive em uma bolha de meritocracia forjada: são pessoas com renda acima da média em um país de miseráveis, detentoras de nível superior em uma terra de analfabetos, disciplinados financeiros no meio de uma maioria que mal entende o próprio extrato bancário.
Se 10% do que é vendido fosse verdade, estaríamos todos ricos, felizes e bem-casados, vivendo uma utopia na Terra no meio de um jardim do Éden futurista.
Curiosamente, o ricos (falo de gente com mais de 10 milhões de dólares - ou outra moeda forte - na carteira, abaixo disso é classe média) não estão preocupados com isso. Rico quer viver bem pra cacete e não tá nem aí se haverá desperdício. Frugalidade é coisa de classe média.
A Farsa da Simplicidade no Brasil
Carreira - não há simplicidade aqui:
- não imagino que exista algum profissional bem remunerado em uma sociedade capitalista que não tenha sido obrigado a passar anos estudando em um sistema educacional falido uma série de assuntos dos quais a maioria são inúteis e só Deus sabe porque alguém o obrigou a entender aquilo
- o mesmo profissional passou ou passa pela competição no mercado de trabalho para na maioria dos casos não ter certeza de até quando estará empregado
- ao longo de carreira, ele ainda será obrigado a se atualizar estudando uma série de assuntos dos quais a maioria são inúteis e só Deus sabe porque alguém o obrigou entender aquilo, sem falar na necessidade de entender de networking, etiqueta social, vestuário, política, previdência pública e complementar e outros temas realmente úteis.
- na dinâmica acima se passam 20 ou 30 anos para pouco se produzir e muito se consumir.
Corpo - não há simplicidade aqui:
Finanças - não há simplicidade aqui:
Social - não há simplicidade aqui:
- O corpo normalmente funciona de maneira simples antes de chegar na casa dos 30, de onde segue naturalmente ladeira baixo até a sepultura e o consequente esquecimento eterno;
- Para diminuir velocidade de deterioração, o indivíduo é obrigado a se tornar "uma equipe multidisciplinar de atleta amador de um homem só" e entender de nutrição, treinos e drogas:
- o que implica, na prática, a decorar listas, fórmulas e combinações: se tornar cobaia de diferentes alimentos saudáveis (sem agrotóxicos/ orgânicos, não transgênicos, com índice glicêmico ideal, calorias contadas etc), suplementos alimentares (o céu não é o limite), práticas de atividade física (musculação, corrida, spinning, calistenia, alongamento, meditação, pilates, natação etc).
- Concomitante a tudo isso, o pequeno atleta precisa procurar uma série de médicos especialistas para corrigir os danos que o tempo dardeia no seu corpo enquanto faz uma bateria regulares de exames para descobrir se vai morrer logo de alguma coisa conhecida e concluir, na melhor das hipóteses, que a futura causa da morte continuará sendo uma última surpresa.
Finanças - não há simplicidade aqui:
- o micro investidor no mínimo vai ter que entender de juros compostos, renda fixa (perda fixa para alguns), renda variável (balanço de empresas, fundos e outros produtos), orçamento doméstico, carteira de ativos, imposto de renda e imóveis - para poder opinar sobre onde apostar seu pobre dinheirinho na esperança de que os mercados não quebrem e tudo isso vire pó antes dele entrar na tumba.
- Se tiver filhos, ainda vai ter que entender o mínimo de direito sucessório. Se for casado ou tiver união estável, vai ter que entender de regime de bens no Direito de Família.
Social - não há simplicidade aqui:
- relacionamentos sociais demandam conhecimentos de psicologia, antropologia, religião, história, futebol e uma paciência de Jó misturada com muita cara de pau para viver na república das bananas bostileira.
- aqui é muito melhor ser feliz do que estar certo, pois se o óbvio só é óbvio para você, imagine isso multiplicado pelas dezenas a centenas pessoas com quem somos obrigados a lidar durante a vida
- se não fosse apenas o fato que naturalmente vemos a vida de forma diferente, ainda temos que lidar com variáveis semi-absurdas que nos atingem a todos, direta ou indiretamente: ego, vaidade, medo, tabu, fanatismo religioso, TPM etc. O inferno somos nós.
Conclusão
Desenvolva o hábito de não aplicar o reducionismo ao seu raciocício.
- Não há simplicidade aqui: É possível ter uma vida simples desde que você tenha muito dinheiro para pagar outros para te vender essa tal de simplicidade, e mesmo assim vai receber complexidade resumida. Daí ainda tentam vender conceitos como simplicidade, minimalismo e coisas do tipo. Como é fácil vender nuvens e comprar vento...
A vida é complexa, ora bolas!
Grande abraço!
____________________________________________________________________
Recordei um pensamento meu a respeito. Minimalismo de boutique: https://bloguedoneofito.blogspot.com/2017/05/minimalismo-de-boutique.html
ResponderExcluirVida simples custa caro e exige esforço. É isso. Quem divaga em contrário está apenas fazendo isso: divagando.
Mas navegar sobre o sexo do anjos é sempre algo divertido para se praticar.
Abraços!
sem lembro daquele texto quando ouço a palavra "minimalismo"
Excluirquando a crítica (antítese) é mais eloquente que a teoria(tese), a crítica se torna a nova teoria(tese)
abs!
Acabei de ver lá que vc já tinha comentado a postagem... rs
ResponderExcluirAbraços!
Boa parte dos youtubers estão atrás de público, views, likes, anunciantes ou mesmo vender produtos. Inclusive alguns em patrocinadores.
ResponderExcluirTem que se ter bom senso, não dá pra levar a sério tudo que vemos no Youtube. A maioria dos vídeos são mais do mesmo, ou são baseados em conteúdo estrangeiro, geralmente em inglês.
Muito pouco do contrúdo públicado é original, muitos vídeos com 10, 15 minutos, onde apenas 3 a 5 minutos trazem algo com alguma relevância, sendo o restante enrolação...
Tem muito youtuber que vai mudando a linha de pensamento e o foco de acordo com as mudanças do público para não perdê-lo (personalidade 0)
Tem youtuber que fala sobre simplicidade, estoicismo etc, gravando vídeos em diferentes cidades brasileiras (isso é minimalismo?)
O pior é que tem muita gente aparentemente que leva a sério esse pessoal e defende-os até com certa agressividade e ainda chamam os outros de gado...
é a elite curtindo a pobreza de frente para o mar ou chorando emocionada enquanto desfruta da frugalidade de um aipo orgânico
Excluirtudo simples, claro. ninguém falou que era barato, apenas simples.
o que eles não é o quanto é caro comprar essa simplicidade e que apenas uma minoria tem acesso a ela; afinal apenas 10% da audiência deve ter $ pra bancar essa estoica existência
marketing é isso
abs!
Por alguns parágrafos achei que estava lendo o Soulsurfer kkkk
ResponderExcluirmeu sonho é ter metade da inteligência dele
Excluirabs!
Humm discordo bastante. Só ler o blog da Yuka para ver isso.
ResponderExcluirhahaha
Excluira maioria que vende simplicidade tem nível superior, renda acima da média nacional e anos de disciplina financeira - uma irônica piada em relação a massa populacional
para a elite, é fácil ser elite
boa sorte em curtir sua "religião"
A vida é complexa, e muito! Os pregadores da vida simples (e eu me esforço pra chegar lá) tratam de como CONDUZIR essa complexidade da vida da forma mais simples possível, sem se desesperar, sem montar estruturas complexas e simplificando investimentos (veja JL Collins, avô do movimento FIRE).
ResponderExcluirDepois de tudo que corremos atrás pra aprender sobre tudo que você falou, o segredo é desanuviar e aproveitar o que foi conquistado sem permanecer no ciclo eterno da corrida dos ratos (inclusive no campo da saúde, já que se alimentar bem e fazer exercícios funcionais é mais barato e simples do que muitos acham).
Abraço
melhor gastar com comida do que com médicos, ainda mais nos tempos atuais
Excluirabs!
Quando tentamos experimentar a simplicidade, caso ela já não seja uma herança nefasta do capitalismo, nos deparamos quase sempre com o caos. A busca constante de equilíbrio em todos esses pontos que você colocou, alguns com pontual ironia, parece-me ser o mais correto. Vida simples realmente custa caro e é um esforço grande, seja para quem já a tem por força das circunstâncias, seja para qualquer um que se disponha a fazê-lo por escolha própria.
ResponderExcluirboa reflexão
Excluirdepois que se começa, acaba virando uma hábito mergulhar no caos para se pescar algumas diretrizes simplificadoras
abs!
#VOLTATEMER
ResponderExcluirO velho em pouco mais de 2 anos conseguiu fazer o que o Bolsonaro não fez até agora e o que Dilma jamais teria pensado em fazer.
Tinha amplo apoio de quem realmente governa esse país (centrão) e aprovou tudo que quis. Só não aprovou mais porque o tempo acabou e tinha uma primeira dama digna de...PRIMEIRA DAMA!
O tiozão pegou o país no buraco e aprovou o teto dos gastos, baixou a SELIC de 14,25% pra 6,5%, baixou a inflação de 9% pra 3%, quase dobrou o valor da BOVESPA, fez a reforma trabalhista, terceirização, iniciou a reforma da previdência, criou a base nacional curricular, tudo isso com uma pancada de ministro envolvido em escândalos e ainda com o Joesley day.
Cara, ele fez isso tudo em 2 anos e pouco...imagina o que ele não consegue fazer em 4 anos, 8 anos!??!?!?!
E vocês ai discutindo Bolsonaro x PT x Moro.
Eu quero é TEMER E MEIRELLES (o verdadeiro e ÚNICO posto Ipiranga) pra vencer no 1º turno em 2022!
A lei de Murphy diz que se algo pode dar errado, dará.
ExcluirOlá, Scant!
ResponderExcluirMuito boas suas reflexões. De fato, é muito simples ter uma vida "simples" com uma varanda Gourmet, "apenas apreciando o final de tarde sem sair de casa" e jantando alguma massa com mussarela de búfala e molho pesto (tudo orgânico). Inclusive isso que comentei é fato real de uma pessoa que conheço..existe mesmo muita hipocrisia por parte das pessoas, e talvez um pouco de falta de senso também, pois não percebem que a tal "simplicidade"que cultuam e gostam de exibir custa caro e é inacessível para o brasileiro médio.
Abraço!
https://engenheirotardio.blogspot.com/
Excelentes colocações.
ResponderExcluirvaleu cara
Excluira complexidade do mundo não para me assustar
abs!