[Gibi] Aya de Yopougon (2008)

 

Isso é o q saiu no Brasil.



Intro


Em Yop City (é assim que o pessoal chama o bairro de Yopougon), na Costa do Marfim, não se ouve falar de guerra civil, aids ou fome. O que se ouve são as confusões de três amigas, Aya, Bintou e Adjoua, que vivem os mesmos dilemas de tantas outras jovens de sua geração: garotos, festas e dúvidas sobre o futuro.Esta crônica do cotidiano na costa-marfinense no fim dos anos 70 é um pouco do que a própria autora ABOUET, MARGUERITE vivenciou, contado de uma maneira sensível e cheia de humor, retratado com incrível vivacidade pelos desenhos de Clément Oubrerie. A beleza de Aya está na sonoridade, nas cores africanas e nos sabores que saltam das páginas, como o aroma da sopa de amendoim (cuja receita, aliás, pode ser lida no 'bônus marfinense' ao final do livro). Uma África desprovida de clichês, um retrato social sensível, uma história de amor e amizade. (Amazon)

Mais um da lista de 1001 quadrinhos.

No Brasil só saiu dois volumes (acho que são 4): logo, o arco está incompleto, mesmo assim foi uma leitura interessante.

  • Esse estilo de quadrinhos europeu, onde o forte da estória está em apresentar uma cultura pouca conhecida; lembrou-me "O gato do rabino", que também saiu incompleto por aqui.


Valeu a pena?

Acho que sim, pois não tava caro na Amazon e a arte é bem interessante. 

Estórias sobre a cultura africana são raras no gibi (lembro apenas do Fantasma de Lee Falk, já que o Pantera Negra da Marvel é mais fantasioso ainda - triste, mas minha noção sobre a África é análoga à visão americana ou europeia sobre o Brasil: um lugar cheio de cobra, índio e guerras tribais).

Mesmo incompleto, há estórias menores que dão uma amostra interessante da cultura local.

arte


Conclusão

Enfim, legal para quem quer uma estória comum (relação entre pobres e ricos, adultério, romance na adolescência, sexo na adolescência etc) em um ambiente incomum (um subúrbio da África)

Duvido que algum dia saia a continuação no Brasil, mas o leitor tupiniquim já tá acostumado com o descaso.

Recomendo com ressalvas (arco incompleto).

Grande abraço!

saiu uma animação em 2013,
mas ainda não achei.



___________________________________________________

4 comentários:

  1. Rapaz, que post legal. Gostei muito de conhecer essa história. O vídeo do YT muito divertido também. É maduro e com humor. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu cara
      que bom q te agradou, é um gibi meio esquecido.

      abs!

      Excluir
  2. Fala, Scant.
    Ando por fora do que a L&PM anda lançando.
    Título interessante. HQ africana! Não conheço nenhuma.
    "logo, o arco está incompleto"... Para variar. Como vc conclui, talvez jamais saiam os demais volumes. Será que não poderiam ter lançado logo isso num encadernado completo?
    Parece uma Love & Rockets versão subnutrida.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "num encadernado completo" acho que não pela data de lançamento de outros volumes, mas mesmo se pudessem, não sei se eles arriscariam o investimento de lançar esse "calhamaço".

      " Love & Rockets" - ainda não li, mas Aya de Yopougon é bem pé no chão na crítica social

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!