[Palestra] Críton de Platão (2010)/José Monir Nasser

    




 

Introdução


Críton é um diálogo entre Sócrates e seu amigo rico Críton em matéria de justiça, injustiça, e a resposta apropriada à injustiça. Sócrates acha que a injustiça não pode ser respondida com a injustiça e se recusa a oferta de Críton de financiar sua fuga da prisão. Wikipédia

Mais uma grande palestra sobre um grande livro.


Citação 


"Um fato intermediário é que um amigo de infância de Sócrates, chamado Críto ou Crítão – depende da tradução que você usa – dois dias antes do dia fatal soube da notícia de que o barco tinha saído de Delos e no dia seguinte chegaria a Atenas.
Esse Críto suborna os guardas da prisão para que Sócrates pudesse fugir na noite da antevéspera do dia fatal. Sócrates recusa-se a fugir, e essa história está contada num diálogo chamado Críto. Diz que não vai de jeito nenhum, o que vão falar dele, o que vão achar dele, que passou a vida sendo ajudado pela cidade, e quando a cidade de alguma maneira o persegue, então agora ele foge? Como é que ele vai ter moral para pregar qualquer coisa para qualquer outra pessoa, tendo em vista o fato de que ele fugiu?
O diálogo é maravilhoso, magnífico. E Críton não tendo conseguido convencer Sócrates a fugir, a história toda vai para o dia em que começa o nosso diálogo, que é o último dia da vida desta pessoa extraordinária chamada Sócrates"


Obras Mencionadas


 



 

Conclusão



Enfim, uma ótima oportunidade de conhecer autores clássicos e de forma gratuita.

Recomendo.

Grande abraço!


_____________________________________________________________________

  • https://www.monir.com.br/index.php/11-jose-monir-nasser/32-listagem-de-arquivos-de-aulas
  • https://www.sesipr.org.br/cultura/literatura/novas-expedicoes-pelo-mundo-da-cultura-1-27853-367455.shtml

4 comentários:

  1. Sócrates era mesmo uma pessoa fora de série. Um homem à frente de seu tempo. Há quem diga que ele veio para o mundo com a missão de plantar as sementes que eventualmente abririam o caminho para o Cristianismo. Eu sinceramente acredito nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " plantar as sementes que eventualmente abririam o caminho para o Cristianismo." creio q possa ser uma possibilidade. tem uma livro (Fator Melquisedeque, O: O testemunho de Deus nas culturas por todo o mundo) que não li, mas parece q defende uma tese que se harmoniza com esse pensamento

      abs!

      Excluir
  2. Sinto que eu deveria acompanhar essas palestras. Quem sabe um dia. Mas o via bastante no Mídia Sem Máscaras e tb o recomendo por lá, nos raros vídeos que ainda garimpamos por aí.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mídia Sem Máscaras" - boa menção, vou começar ver tb

      https://www.youtube.com/watch?v=Glr1V7t-w2o&ab_channel=KathrenSilveira

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!