[Peça Teatral] As Nuvens (423 a.C)

 


 

 As Nuvens é uma peça do autor grego Aristófanes, encenada no ano de 423 a.C. A comédia é dirigida contra os sofistas, que o comediógrafo confunde com Sócrates. O autor revolta-se contra as propostas pedagógicas e éticas dos sofistas, pretendendo evidenciar as fatais consequências desta educação nova. (wikipedia)

 

Fácil de ler graças às notas do tradutor.

É uma leitura essencial e agradável para se entender melhor o Teatro grego, que exercia um papel semelhante ao da impressa moderna.

A tradução de Mário da Gama Kury seria impublicável hoje - basta ver como ele se refere a pseudominorias em diversos trechos. Acho que em algum momento "Eles" podem proibir a leitura desses livros, pois até na Grécia antiga, antes mesmo do Cristianismo existir, já havia críticas a excessos de índole sexual.

Recomendo.

abs!


curiosidade sobre o banho frio (vide antigo post).


____________________________________________________

4 comentários:

  1. "Fácil de ler graças às notas do tradutor."
    Já me deparei com NdoT que só complicaram mais.
    Gostei do bonequinho.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário da Gama Kury parece o pato puto mais velho (https://apaixonadosporhistoria.com.br/livros-autor/430/mario-da-gama-kury)

      a traducao dele é hilária

      valeu

      abs!

      Excluir
  2. Aristófanes pelo que vi é meio controverso... Se não me engano, ele não é bem retratado n'A República, do Platão (lembro de ter lido, acho que nesse livro, que ele gaguejava, se enrolava com as palavras, etc o que eu interpretei como sendo uma alfinetada do Platão, mas posso estar confundindo a leitura, embora tenha quase certeza de que isso está em A República)

    De qualquer maneira, vale a pena ler - afinal, as peças dele constam da lista de leituras do Mortimer Adler (conforme no livro "Como Ler Livros")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "alfinetada do Platão" pelo que o tradutor diz nesse livro, essa peça de Aristófanes influenciou os julgadores que determinaram a morte de sócrates (a peça ataca frontalmente a reputacao do filosofo)

      por outro lado, se socrates nao tivesse sido julgado e morto, talvez ninguem fosse se lembrar dele até hoje (mal comparando, o ponto alto do cristianismo é a crucificação)

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!