[Gibi] Os Doze Trabalhos da Mônica (1991)









Conforme explica Marco Antônio Lima da Silva:



"'Os doze trabalhos da Mônica' foi uma publicação especial lançada pela Editora Globo em 1991. Foi a primeira edição desse formato até então.




Essa edição tem formato 16 X 23 cm, ou seja, maior que os gibis convencionais, porém o tipo de papel da capa e do miolo são iguais aos dos gibis convencionais. Tem 52 páginas no total, com 8 páginas destinadas à apresentação e curiosidades e o resto é uma história inédita parodiando “Os doze trabalhos de Hércules” e uma tirinha final sobre o tema. E não tem propagandas no miolo.







Passada na Grécia Antiga, a história começa apresentando o Hércules, falando que ele era filho de Zeus com a mortal Alcmea. Quando Zeus se casou com a deusa Hera, ela, muito ciumenta por Hércules ser filho de uma paixão antiga do Zeus, o manda que realizasse doze trabalhos dificílimos. Hércules consegue realizá-los, deixando Hera cheia de ódio.







Então, ele se casa e tem uma filha Mônica que herda sua força. Quando Cebolinha a xinga, ela arremessa tão forte o Sansão que acerta a cabeça da Hera já dentro do castelo de Zeus. Com raiva, Hera manda que ela cumpra doze trabalhos, os mesmos que o Hércules realizou.







Até como uma forma de se vingar dele. Com a ajuda do Cebolinha, Mônica começa a realizar os trabalhos, só que cumpridos de uma forma bem diferentes que Hércules realizou."








Tive a edição física e era uma bela edição. Fora do padrão comum à época. Li quando criança e foi um prazer aprender mais sobre mitologia grega com os personagens de Maurício de Souza, ainda que os livros infantis de Monteiro Lobato sejam bem superiores ao abordar essa temática.









Acho importante obras como essa: servem de ponte entre o leitor iniciante e os clássicos, pois uma linguagem mais simples pode ser a introdução que alguém precisa para ter sua curiosidade despertada. Principalmente crianças e sua imaginação livre.









Recentemente comecei a ler Ilíada (finalmente estou arrevessando essa ponte) e lembrei dessa HQ, que merecia uma reedição e uma engordada na estória.









Fica a dica para os amantes de quadrinhos.









Grande abraço!







______________________________________________________________









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!