Dilbert: Gibi e Animação




Minha Pequena Coleção.








Introdução






Meu primeiro contato com Dilbert (1989) foi pelos anos 90 e depois li muitas tiras pela web, que podem ser encontradas no Dilbert Brasil






Como li antes de começar a trabalhar, demorei anos para perceber a profundidade das críticas.  Normalmente, nossos superiores hierárquicos ou governantes não são mais inteligentes que nós e ainda assim somos afetados por suas resoluções. Não posso mudar essa realidade, mas posso rir de uma decisão idiota; mesmo que tenha de executa-la.






A animação "Dilbert" (1999-2000): descobri recentemente e consegui achar pela web legendado. Em 2005 o Netflix teve esse desenho em seu catálogo com dublagem nacional, mas atualmente não está mais acessível.





Curiosamente o personagem ainda é bem desconhecido aqui no Brasil. Outro dia o mencionei no trabalho e quase ninguém conhecia.











Por que Ler e Ver?





  • Porque é engraçado e rir é uma dádiva.



  • Porque é uma "versão de Simpsons" no ambiente de trabalho.



  • Porque é uma crítica social e das relações hierárquicas de forma mordaz e inteligente.










Conclusão





Concordamos com o Blog do Neófito:







"Cada figurinha tem seu lugar: a furiosa Alice, socando todos à sua volta; Wally, o colega de cubículo que tornou a preguiça uma filosofia de vida; o Chefe (sim, sem nome, pois seriam todos iguais), burro e bem posicionado por pessoas mais burras que ele, a exemplo do careca e incompetente CEO da empresa. Ainda há espaço para os "animais" do dia a dia: Ratbet, ingênuo e sempre posto de fora; Dogbert, cãozinho dono de Dilbert, que sempre se bem, lucrando sobre a estupidez alheia; e Bob, um dinossauro que se esconde na casa de Dilbert, e nunca chamou a atenção porque não faz barulho - ele usa tênis.






O absurdo do mundo corporativo está nestas tiras. Você não precisa ser funcionário de uma multinacional para se identificar com o Dilbert. Nos ambientes de trabalho mais pequenos, encontramos semelhanças. Recomendo muito os quadrinhos de Scott Adams."





Grande abraço! 




________________________________________________________________




Fontes:


  1. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/tvfolha/tv07039914.htm

  2. https://www.youtube.com/watch?v=WY7gS4UhacM

  3. http://kleiton1.rssing.com/chan-6165969/all_p9.html

  4. https://degraudeletras.wordpress.com/2017/03/25/eu-li-o-principio-dilbert-do-scott-adams/

  5. http://www.pontojao.com.br/dilbert-comportamento-corporativo/

  6. https://sigaescalada.wordpress.com/2015/08/20/conheca-dilbert-antes-que-o-netflix-suma-com-ele/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!