[Livro] A Mágica de Pensar Grande (1959)/ David J. Schwartz




1 - Introdução


Indicado pelo Alexandre Meirelles para motivar, o livro é um cumpre essa finalidade e consegue gerar empolgação.

2 - Lições


>> Creia no sucesso - Não se paga um preço pelo sucesso. cada passo para a frente paga sua parcela. A vida é curta demais para ser pequena. Nada representa desafio maior do que arrancar o máximo de você.


  • Duvide e você fracassará. Pense sempre no sucesso, nunca no insucesso. Diga sempre "Sou igual aos melhores". Jamais - sim, jamais - se desvalorize.


>>Cure-se da "desculpite" - No início, a vítima da "desculpite" sabe que seu álibi é mais ou menos uma mentira. no entanto, a frequência das repetições faz com que ela se convença de que se trata de um fato completamente real, que o álibi é a verdadeira razão para que ela não alcance o sucesso que devia.

  • Não existe o adulto fisicamente perfeito. hei de viver até morrer. Hei de viver enquanto estiver neste mundo. E por que razão vou viver apenas pela metade? Cada minuto que uma pessoa gasta se preocupando com a morte é como se passasse um minuto morto.
  • O pensamento que orienta sua inteligência é muito mais importante que a quantidade de inteligência que você tem. O saber só é poder quando o usamos, e de forma construtiva. A capacidade de saber como obter a informação é mais importante do que usar o cérebro como um depósito de fatos.

>> Destrua o medo - o simples fato de se conhecer a origem do medo não o cura. a ação cura o medo. Os pensamentos causam um desgaste desnecessário e estragam seu motor mental, criando aborrecimentos, frustrações e sentimento de inferioridade. Jogam-no para o acostamento enquanto outros correm por ela.

  • Destrua os pensamento negativos antes que se tornem monstros mentais. Recuse-se a extrair pensamentos desagradáveis de sua memória. 
  • Quando se lembrar de algo, concentre-se na parte boa que isso encerra; esqueça-se do lado mau. Enterre-o. Se perceber que está pensando no lado negativo, desligue-se completamente.

>>Pense grande - veja as coisas não como são, mas sim como poderão vir a ser. a capacidade de visualizar valoriza tudo. quem pensa grande prevê sempre o que pode ser feito no futuro. Não fica empacado no presente. O importante não é o que se tem, mas sim o que se planeja obter.

  • Para eliminar as discussões, elimine os pensamentos mesquinhos: "valerá a pena? importa realmente? Na maioria dos casos, não vale apena, e você evita o conflito."
  • No casamento, o grande objetivo é a paz, a felicidade, a tranquilidade, e não ganhar as discussões.

>>Sonhe com criatividade - a crença liberta a força criativa. A descrença põe-lhe um freio. Acredite, e você começará a pensar construtivamente. Sua mente arranjará um meio, se você permitir que ela o faça.

  • Elimine a palavra "impossível", tanto de seu vocabulário mental, como oral. "Impossível" é uma palavra de fracasso.
  • Os grandes monopolizam a arte de ouvir. os pequenos monopolizam a arte de falar. Nada apendemos quando falamos, mas não há limite para o que podemos aprender quando perguntamos e ouvimos.
  • Amplie seu pensamento. Estimule-o. Associe-se com quem o ajuda a pensar em novas ideias, novos meios de realizar algo.

>> Você é o que pensa ser:

  • Pareça importante: cuide da aparência e vestuário;
  • Considere seu trabalho importante;
  • Diga a si mesmo, palavras de entusiamo, várias vezes ao dia;
  • Em todas as situações da vida pergunte mentalmente: "É assim que pensa uma pessoa importante? Então, obedeça à resposta.

>>Obtenha sucesso com seu ambiente:

1. Tome consciência do ambiente. Assim como o corpo reflete a dieta corporal, a mente reflete a dieta mental.

2. Faça com que seu ambiente trabalhe a seu favor e não contra você. Não permita que as forças repressoras - a turma pessimista do "você-não-pode" - façam você pensar na derrota. 

3. Não permita que os pensadores limitados o segurem. Os invejosos desejam que você empaque. Não lhes dê motivos de satisfação.

4. Aconselhe-se com as pessoas bem-sucedidas. Seu futuro é importante. Não se arrisque com os conselheiros franco-atiradores que são fracassos vivos.

5. Tome muitos banhos de sol psicológicos. Conviva com grupos novos. Descubra coisas novas e estimulantes para fazer.

6. Afaste o veneno mental de seu ambiente. Evite as fofocas. Quando falar dos outros aborde sempre o lado positivo.

7. Faça de primeira tudo o que fizer. Você não pode se permitir proceder de outro modo.


3 - Conclusão


Enfim, um clássico motivacional.

Recomendo a leitura.

Grande abraço!


__________________________________________________________


2 comentários:

  1. Não gosto de obras motivacionais. Mas acho que esse pensamento deve ser basilar: "Cada minuto que uma pessoa gasta se preocupando com a morte é como se passasse um minuto morto". Daí, decorre tudo o quanto é atraso de vida. Medos etc. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "esse pensamento deve ser basilar" - mesmo no lodo da auto-ajuda é possível encontrar alguma luz

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!