[Lista] Cronologia Star Trek: Seriados, Filmes e Quadrinhos










  • Post em construção: Essa lista não inclui fotonovelas, jogos, livros, tirinhas de jornal e outros produtos mais bizarros ainda que eventualmente tenho sido lançados pela indústria lacradora. também não busquei fazer nada muito atualizado, pois tem tanta coisa antiga para ver que dificilmente esgotarei nessa vida esse material. A fontes consultadas se encontram no final do post. 















Linha do Tempo Original: Prime
























Obra 


Sinopse 


Status







Star Trek: Enterprise





Formato: Série de TV





Ano Estelar: 2151 a 2161





Exibição: 2001 a 2005





Nº de Temporadas: 04












Sob o o comando do capitão Archer, a nave Enterprise viaja até onde nenhum outro ser humano foi capaz,  mostra conceitos como o desenvolvimento de campos de força e a não interferência cultural, o que levaria a oficialização da Primeira Diretriz da Frota Estelar.












Star Trek: Discovery





Formato: Série de TV





Ano Estelar: 2255





Exibição: 2017





Nº de Temporadas: 02





Após ser condenada a prisão perpétua por conta de suas atitudes naquilo que significaria a reorganização do Império Klingon, a ex-primeira oficial da Frota Estela, Michael Burnham, é recrutada pelo Capitão Lorca para ajuda-lo na nova tecnologia utilizada na nave USS-Discovery






Já vi e não achei grande coisa, mas faz parte.









Star Trek: The Original Series





Formato: Série de TV





Ano Estelar: 2265 a 2269





Exibição: 1966 a 1969





Nº de Temporadas: 03



Obs.: Mesmo não sendo oficial, vale apena dar uma olhada em Star Trek Continues.







 a série segue as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise, comandada pelo Capitão James T. Kirk, o Primeiro Oficial Comandante Spock e o Oficial Médico Chefe Leonard McCoy.






Perfeita e atemporal.

terminei de rever em 25/01/2020



Alguns episódios nunca tinha assistido pela televisão aberta.



Viva o netflix!







Star Trek: The Animated Series





Formato: Série de TV





Ano Estelar: 2269 a 2270





Exibição: 1973 a 1974





Nº de Temporadas: 02







Star Trek: The Animated Series é um seriado de desenho animado americano de ficção científica que se passa no universo de Star Trek após Star Trek: The Original Series da década de 1960.






Pena que foi curtinha. A animação em si é ridícula mas os roteiros celebram os espírito da serie original



terminei de ver em fevereiro de 2020



saiu no Brasil em DVD também





Star Trek: The Motion Picture





Formato: Filme





Ano Estelar: 2273





Exibição: 1979





O primeiro longa-metragem da série Star Trek conta com o elenco original da série de televisão da década de 1960. O filme ocorre no século XXIII quando um misterioso e imensamente poderoso alienígena chamado V’Ger se aproxima da Terra, destruindo tudo pelo caminho. O almirante James T. Kirk volta ao comando de sua antiga nave, a recém reformada USS Enterprise, com o objetivo de liderar uma missão para salvar o planeta e determinar as origens de V’Ger.










Star Trek II: The Wrath of Khan





Formato: Filme





Ano Estelar: 2285





Exibição: 1982






* vide aqui quadrinhos da Dc Comics






Nesta história, o almirante James T. Kirk e a tripulação da nave estelar USS Enterprise enfrentam o humano geneticamente modificado Khan Noonien Singh, um personagem que apareceu pela primeira vez no episódio “Space Seed” da série original. Khan consegue escapar de seu exílio e parte em sua busca de vingança contra Kirk, com a Enterprise precisando impedi-lo de adquirir um dispositivo de terraformação chamado Gênesis.












Star Trek III: The Search of Spock





Formato: Filme





Ano Estelar: 2285





Exibição: 1984






* vide aqui quadrinhos da Dc Comics




The Search for Spock forma a peça central de uma trilogia que começou em Star Trek II: The Wrath of Khan e se encerra em Star Trek IV: The Voyage Home. Na história, o almirante James T. Kirk e sua tripulação descobrem que o espírito do falecido Spock está preso dentro da mente de Leonard McCoy, com eles precisando sequestrar a USS Enterprise para recuperar o Spock, no caminho enfrentando klingons que desejam roubar a tecnologia de terraformação Gênesis








Star Trek IV: The Voyage Home





Formato: Filme





Ano Estelar: 2286





Exibição: 1986





a tripulação da USS Enterprise se prepara para voltar até a Terra a fim de enfrentarem julgamento por suas ações no filme anterior, porém uma misteriosa sonda alienígena ameaça o planeta ao tentar entrar em contato com as extintas baleias-jubarte. A tripulação então viaja para o passado tentando encontrar baleias que possam responder ao chamado.









Star Trek V: The Final Frontier



Formato: Filme



Ano Estelar: 2287



Exibição: 1989






O capitão James T. Kirk e a tripulação da USS Enterprise-A confrontam o vulcano renegado Sybok, que está procurando um meio de chegar no centro da Via Láctea e assim encontrar Deus.










Star Trek VI: The Undiscovered Country





Formato: Filme





Ano Estelar: 2293





Exibição: 1991





a destruição do satélite natural Praxis faz o Império Klingon procurar a paz com seu duradouro adversário a Federação dos Planetas Unidos, com a tripulação da USS Enterprise-A precisando desvendar uma conspiração militarista que ameaça o acordo de paz.















Fase Clássica nos Quadrinhos






















Gold Key Comics 

(1967-1978)




A maior parte das histórias eram infantis e em sua grande maioria mostravam pontos diferentes dos levantados na série. Mesmo assim, houveram algumas poucas adaptações e sequências de episódios originais, como: “A Cidade à Beira da Eternidade”, “Eu, Mudd” e “Metamorfose”.









Marvel Comics 

(1979-1981)





devido a vetos impostos pelo contrato com a Paramount,  os quadrinhos só podiam usar personagens e conceitos que tivessem sido apresentados no filme de 1979 (“Jornadas Nas Estrelas – O Filme”) e seguiu no caminho de histórias genéricas iniciado pela Gold Key.





Teve colaborações de artistas e roteiristas como: Martin Pasko, Luke McDonnell, Gil Kane e J.M. DeMatteis. 





A melhor obra foi a adaptação direta do primeiro filme, escrita por Marv Wolfman e com arte de Dave Cockrum e Klaus Janson (e que saiu no Brasil em formato grande, pela Abril).






DC Comics 

 (1984-1996)



Suas oito primeiras edições se passam logo após o “Jornada nas Estrelas II – A Ira de Khan”. Em seguida foram apresentados aos leitores os conceitos posteriores ao filme “Jornada nas Estrelas III – A Procura de Spock”.





Com roteiros de Mike Barr e arte de Tom Sutton e Ricardo Villagran, depois do lançamento do terceiro longa da série, o trio original Kirk, Spock e McCoy pôde ser reunido na imperdível “Saga do Universo Espelho”.





Histórias marcantes: “Star Trek Annual #3”, escrita por Peter David e com arte de Curt Swan, que explora a vida amorosa do Sr. Scotty; “Star Trek #28 – The Last World” escrita pela novelista Diane Duane, que trata da reação da tripulação a uma morte dentro da Enterprise; e “Star Trek #24-25 – Double Blind”, que envolve gatos antropomórficos.





Uma graphic novel, Jornada nas Estrelas: Dívida de Honra, também foi publicada na mesmo época, com roteiros de Chris Claremont e arte de Adam Hughes. 



No Brasil, fora o material publicado pela Brainstore, ficou a cargo da Abril. Tem alguns scans por aí.





Marvel Comics

(1996-1998)






Star Trek voltou para a Marvel sob o selo Marvel/Paramount Comics em 1996, mas não foi bem recebida por parte do público Trekker. O motivo? A publicação começou com um crossover entre a Tripulação da série clássica e os X-Men, seguido de um com a Nova Geração.

A editora, porém, conseguiu reconquistar os fãs com duas ótimas novas séries: Star Trek: Early Voyages, baseada no tempo em que o Capitão Christopher Pike comandava a Entreprise (como visto no Piloto Original da série) e Star Trek: Starfleet Academy, que mostrava um grupo de calouros da academia da Frota Estelar, incluindo alguns personagens de Deep Space Nine.








Wildstorm 

(1999-2002)







Eventualmente, a DC conseguiu novamente os direitos, dessa vez através de seu recém adquirido selo Wildstorm.





A WildStorm focou mais em histórias fechadas e encadernados ao invés de séries mensais. Suas publicações tiveram como foco: A Nova Geração, contando o período entre os filmes Insurreição e Nêmesis; Deep Space Nine, onde exploraram os eventos acontecidos após a sétima e última temporada; e Voyager, em histórias que se passavam ao mesmo tempo que a série. Também foram publicadas adaptações de New Frontier (série de livros de Peter David) e do game Elite Force.

















IDW Publishing (2007-?)


Em julho de 2007, eles publicaram algumas edições de Year Four, focando na tripulação clássica em sua viagem contínua de cinco anos sob o comando do Capítão James T. Kirk.












________________________________________________________________________











4 comentários:

  1. Nunca gostei de Star Trek... Mas, para um fã, este é um ótimo roteiro, me parece.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que sim: sem enrolações e direto ao ponto

      abs!

      Excluir
  2. Estou em uma maratona insana para ver tudo de Star Trek neste ano de 2020. Já revi todas as 3 temporadas da série original e agora estou completando Enterprise. Peguei um roteiro detalhado, bem parecido com este para ver em ordem cronológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. recomendo esse livro: https://www.amazon.com.br/Jornada-nas-Estrelas-Guia-Definitivo/dp/8544104312
      quadrinhos podem ser encontrados aqui: http://quadritrek.blogspot.com/
      livros aqui: http://leitordegibi.blogspot.com/2018/09/star-trek-livros.html

      boa diversão!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!