[Livro] Roube como um artista: 10 dicas sobre Criatividade (2013) / Austin Kleon - Parte III

 

Introdução 



Nada de surpreendente e talvez seja útil.


Conselhos Úteis




  • Eu diria que 90 por cento dos meus mentores e colegas não vivem em Austin. Eles vivem por aí. Conheço-os através da internet. Você não precisa morar em qualquer outro lugar.

  • Você não precisa morar em qualquer outro lugar além de onde você está para começar a se conectar com o mundo em que deseja entrar.

  • Viajar faz o mundo parecer novo, e quando o mundo parece novo, nosso cérebro trabalha com mais empenho.

  • A melhor maneira de superar seus inimigos na internet? Ignorá-los. A melhor maneira de fazer amigos na internet? Dizer coisas legais a respeito deles.

  • “Há só uma regra que conheço: Você tem que ser gentil.”

  • “Encontre a pessoa mais talentosa na sala e, se não for você, fique perto dela. Saia com ela. Tente ajudá-la.” Ramis teve sorte: A pessoa mais talentosa na sala era seu amigo Bill Murray. Se você alguma vez perceber que é a pessoa mais talentosa na sala, está na hora de achar outro lugar para você.

  • (É A ÚNICA MANEIRA DE TERMINAR UM TRABALHO.) “Seja constante e metódico na sua vida, para que possa ser violento e original no seu trabalho.”

  • “Filho, o negócio não é o dinheiro que você faz, é o dinheiro que você guarda.” Organize um orçamento. Viva dentro de suas possibilidades. Leve uma quentinha para o almoço. Guarde as moedinhas. Poupe o máximo que puder. Tenha a formação e a educação que precisa pelo preço mais baixo que achar. A arte de poupar dinheiro vem de dizer não à cultura do consumo. Diga não a apostas, a cafezinhos caros, e àquele novo computador bacana quando o seu antigo ainda funciona bem.

  • É melhor admitir que você estará vivo por um tempo. (É por essa razão que Patti Smith diz a jovens artistas para irem ao dentista.) Tome o café da manhã. Faça umas flexões. Faça longas caminhadas. Durma bastante.

  • Um emprego te dá dinheiro, uma conexão com o mundo e uma rotina. Ficar livre de estresse financeiro também significa liberdade para a sua arte. Como o fotógrafo Bill Cunningham diz: “Se não há dinheiro envolvido, eles não podem te dizer o que fazer.”

  • A pior coisa que um emprego faz é tirar seu tempo, mas ele recompensa ao dar uma rotina na qual você pode reservar um horário fixo para suas buscas criativas. Estabelecer e manter uma rotina pode ser ainda mais importante do que ter muito tempo. A inércia é a morte da criatividade. Você tem que manter o ritmo. Quando sair do ritmo, começará a temer o trabalho, porque sabe que ficará uma droga por algum tempo – ficará assim até você voltar ao pique. A solução é muito simples: Veja que horário você pode arranjar, qual tempo pode roubar, e fique atento à sua rotina. Faça o trabalho todo dia, não importa o que aconteça. Nada de feriados, nada de dias de cama. Não pare. Provavelmente, o que você irá descobrir é que o corolário da Lei de Parkinson frequentemente é verdade: O trabalho é concluído no tempo disponível.

  • Assim como você precisa de um registro dos acontecimentos futuros, precisa também de um registro dos acontecimentos passados. Um diário de bordo não é necessariamente um diário íntimo ou uma agenda, é como um pequeno livro onde você lista as coisas que faz todo dia. Em qual projeto trabalhou, onde foi almoçar, a qual filme assistiu. É bem mais fácil do que manter um diário detalhado, e você ficará surpreso com o quanto um diário de registros como esse pode ser útil, especialmente ao longo de vários anos. Os pequenos detalhes ajudarão você a lembrar-se dos grandes detalhes.

  • Escolher com quem se casar é a decisão mais importante que você tomará. E “case bem” não vale só para seu parceiro ou parceira de vida, mas também para as pessoas com quem faz negócios, cria amizades, quem você escolhe encontrar. Relacionamentos já são difíceis o suficiente, mas é preciso uma pessoa realmente incrível para se casar com alguém obcecado com busca criativa. Várias vezes é preciso que ela seja empregada, cozinheira, palestrante motivacional, mãe e editora – tudo de uma vez. Um bom parceiro ou parceira te mantém com os pés no chão.

  • Nada é mais paralisante do que a ideia de possibilidades ilimitadas. A ideia de que você pode fazer qualquer coisa é apavorante. A maneira de superar bloqueios criativos é simplesmente se impor algumas restrições. Parece contraditório, mas quando o assunto é trabalho criativo, limitação é liberdade. Componha uma música no seu intervalo de almoço. Pinte um quadro com uma única cor. Comece um negócio sem qualquer capital de empresas start-ups. Faça um filme com seu iPhone e alguns amigos.

  • No fim das contas, criatividade não é apenas o que escolhemos usar, são as coisas que escolhemos deixar de fora.

Conclusão 


Livro legal, mas não essencial.

Grande abraço!

________________________________________________________________________



Anexo - Livros indicados


  •  HYDE, LEWIS, A DÁDIVA – COMO O ESPÍRITO CRIATIVO TRANSFORMA O MUNDO . 
  • MCCLOUD, SCOTT, DESVENDANDO OS QUADRINHOS . 
  • LAMOTT, ANNE, PALAVRA POR PALAVRA, INSTRUÇÕES SOBRE ESCREVER E VIVER . 
  • CSIKSZENTMIHALYI, MIHALY, APRENDER A FLUIR . 

4 comentários:

  1. Pô, Scant, adorei as dicas (há duas repetições de um mesmo conselho. Cada uma acrescenta algumas palavras à anterior. É proposital?). "Há uma só regra que conheço: Você tem que ser gentil". Pratiquei isso a vida toda e creio que funcionou, tanto na família, quanto no trabalho quanto no dia a dia. Frase de uma prima que quase nunca encontro: "todo mundo gosta de você na família"; frase da sogra do dono da padaria onde fazia compras: "deve ser bom demais ser sua mãe". Frase do diretor da empresa dita para minha tia: o Botelho era um dos melhores engenheiros da empresa". E eu não era nada disso, era apenas cortês e gentil (assim como você é em seus comentários no Blogson. Resumindo: gostei muito das dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É proposital? - quem dera, errei feio

      "era apenas cortês e gentil " gentileza faz milagres. valeu pelo elogio

      a ideia do blog é colecionar boas ideias ao longo da vida do blogueiro

      abs!

      Excluir
  2. Sempre tive tesão por mulher com vitiligo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já tive vontade de pegar algumas
      talvez a doença dê um quê de exotismo

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!