[Livro] 4 horas para o corpo (2010)/ Timothy Ferriss - Parte I

Foto de Ksenia Chernaya no Pexels



A perfeição não é alcançada quando não há nada mais a acrescentar, e sim quando não há nada mais a retirar. —Antoine de Saint-Exupéry

A DOSE MÍNIMA EFICAZ

  • A dose mínima eficaz (DME) tem uma definição simples: é a menor dose capaz de produzir o resultado desejado.
  • Qualquer coisa além da DME é desperdício.
  • A DME não apenas proporciona os resultados mais drásticos, mas faz isso no menor tempo possível. As palavras de Jones devem ecoar em sua mente: “LEMBRE-SE: é impossível avaliar ou até mesmo entender qualquer coisa que não se possa medir.”


Conheça bem as regras, para poder rompê-las com eficácia. — Dalai Lama XIV

 NÃO FAZER EXERCÍCIO QUEIMA MUITAS CALORIAS

Não se esqueça de subtrair sua taxa de metabolismo basal (TMB), a quantidade de calorias que você queimaria se estivesse sentado no sofá assistindo a um episódio de Os Simpsons.
Para a maioria das pessoas, essa taxa é de aproximadamente 100 calorias por hora, ou 50 calorias durante 30 minutos, queimadas para gerar calor (BTU).


NÃO CONFUNDA RECREAÇÃO FÍSICA COM EXERCÍCIO


Recreação física pode ser várias coisas: beisebol, natação, ioga, escalada, rodeio… a lista é interminável. Exercício, por outro lado, significa praticar uma DME de movimentos precisos que produzirão a alteração esperada.
Recreação física pode ser várias coisas: beisebol, natação, ioga, escalada, rodeio… a lista é interminável. Exercício, por outro lado, significa praticar uma DME de movimentos precisos que produzirão a alteração esperada. É só isso. É quase impossível obter relações de causa e efeito com a recreação. Há variáveis demais. O exercício eficaz é simples e verificável.


NÃO CONFUNDA CORRELAÇÃO COM CAUSA E EFEITO


A maioria das “novas pesquisas” que aparecem na imprensa são estudos que podem, na melhor das hipóteses, estabelecer uma correlação (A acontece enquanto B acontece), mas não causalidade (A faz com que B aconteça).
correlação não prova relação de causa. Seja cético quando as pessoas lhe dizem que A causa B. Elas estão equivocadas muito mais do que 50% das vezes.

USE O IOIÔ: ADOTE OS CICLOS


Comer mais, depois menos, depois mais e assim por diante, numa onda contínua, é um impulso que podemos usar para alcançar mais rápido nossos objetivos.

PREDISPOSIÇÃO VERSUS PREDESTINAÇÃO:

Mesmo que você seja predisposto à obesidade, não está predestinado a ela.

ELIMINE AS PROPAGANDAS E OS TERMOS CONFUSOS


Uma pergunta que você deve aprender a fazer ao se deparar com conselhos ou artimanhas de vendas é: “Se este [método/produto/dieta/etc.] não funcionar como o anunciado, quais são os demais incentivos que eles oferecem para vendê-lo?”
“Ideal” depende por completo de seu objetivo, e esse objetivo deve ser numericamente preciso. “Ideal” é uma palavra que se pode usar, mas apenas quando o “para quê” estiver claro. Se não estiver, trate “ideal” como a Wikipédia faria: uma palavra vazia.

POR QUE UMA CALORIA NÃO É UMA CALORIA


Não é o que você põe em sua boca que importa, e sim o que vai para a sua corrente sanguínea. Se entrar e sair, não conta.

As reações hormonais aos carboidratos, proteínas e gorduras são diferentes.

1.000 calorias de 90% de gordura = perda de peso de 400 g por dia 1.000 calorias de 90% de proteína = perda de peso de 250 g por dia 1.000 calorias 90% de carboidrato = ganho de peso de 100 g por dia


_______________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!