Refeições Líquidas


Photo by VisionPic .net from Pexels
Atualizado em 2023

Introdução


Já testei todo tipo de alimentos para usar como lanche no trabalho (lentilhas, oleoginosas, sanduíches, frutas etc). Visando melhorar a performance do corpo e incrementar meus treinos anabólicos, aderi (creio que em definitivo) a utilizar refeições líquidas em alternância com refeições sólidas.

No passado, tomava duas no trabalho: uma as 15:30h e outra as 17:30h, o que me dava energia suficiente para aguentar até a janta, lá pelas 20h.

A vantagem é poder se alimentar rapidamente no ambiente de trabalho (beber demora 1 minuto) , sendo que com a prática fica muito fácil fácil de preparar em casa (levo uns 5-10 minutos para fazer tudo)

     Versão 2020-21

    • 250-500ml de água +
    • 2 scoops whey protein isolado + 1 scoop de caseína ou outro mix de proteínas (50g) +
      • colher de sopa de pasta de amendoim pura mandubim (facultativo) +
          • 1/2 colher de sopa de estevia pura ou 1 colher de sopa de xilytol (facultativo - Se o mix de proteínas já vem adoçado, não é necessário usar estevia ou xilytol, que são adoçantes.)+
      • 1 ou 2 colheres de farelo de aveia  (cerca de 30ge/ou alguma fruta (para servir de fonte de carboidrato e é facultativo),  
      • 1 colher de sobremesa de cacau alcalino (facultativo) => melhor usar cacau orgânico, pois é mais nutritivo
    Atualização 2021 -  hoje cortaria a pasta de amendoim se quisesse diminuir as calorias na dieta e usaria eventualmente o Fiber Premium (mix de fibras) e um pouco de chá verde em pó (cerca de 1g)

     

    facultativo (deixei de usar por causa do preço),
    mas funciona

     Versão 2022-2023


    • água
    • whey sabor natural (30-60g) 
    • farelo de aveia 
    • psyllium (compro a quilo via mercado livre)
    • adoçante (xilitol)
    • maltodextrina
    • creatina (uso sazonal)
    • cacau em pó (facultativo, eventual)


    Harmonia de sabores

    No passado colocava tb suplementos (creatina, taurina, beta-alanina, arginina etc - todos facultativos e a depender do estoque) que eu não tenha tomado como pré-treino do dia (não treino todo dia), mas aprendi que fica mais gostoso não misturar whey com eles e sim colocá-los em uma garrafa separada e misturá-los com alguma fruta - meu paladar agradece (ou simplesmente comer a fruta depois de tomá-los para tirar o eventual gosto ruim da boca - esporadicamente também uso suco de limão, abacaxi, morango ou gengibre).


    Conclusão


    Com esses shakes ou vitaminas consigo, somando com as refeições sólidas, fazer até 5 refeições diárias, o que garante um bom fluxo de nutrientes para meu corpo sem deixar a sensação de estômago lotado.

    Recomendo.

    Grande abraço!

    P.s.: obs. 2023 - Fred do canal Treino Pesado recomenda o uso de mingau no lugar de uma refeição líquida, pois o mingau estimularia o metabolismo como um todo por meio da mastigação (na refeição líquida faltaria a mastigação, o que acostumaria de modo negativo o metabolismo).

    P.s.: obs. 2024 - aumentando as dosagens de aminoácidos (sem abusos) e vendo se ajuda na recuperação da energia/disposição


    __________________________________________________



    6 comentários:

    1. Um dia, se vc viver bastante após se cuidar tanto, só poderá mesmo se alimentar por refeições líquidas e pastosas. E talvez por sonda, para encurtar processos. rs

      Abraços, Scant.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. " E talvez por sonda, para encurtar processos." mas enquanto nao chego lá, vou me preparando

        por outro lado, quem gosta de malhar não tem jeito: tem que comer e eu não aguento colocar todos os nutrientes em uma só refeição

        abs!

        Excluir
      2. Obviamente, se cuidar, comer bem, treinar etc, é MUITO bom. Eu mesmo gosto de correr, nadar e treinar. Seja o que for. Me faz bem. Me sinto bem. E às vezes tomo um whey no pós treino. Mas sou meio "relax" quanto a isso. Tento não me consumir em processos. A vida é curta e besta demais para isso.
        Mas, obviamente, isso é escolha bem pessoal. Imagino que o corpo perfeito é algo satisfatório em si, para quem o busca.
        Abraços, jovem maromba,

        Excluir
      3. todo mundo adota um processo, a diferença é que a maioria não é eficiente
        no fisiculturismo - sem disciplina não há resultados - manter uma dieta regular é essencial.

        ultimamente tenho testado usado um mix (blend) de proteinas e me parece "forte" que o whey puro
        nesse canal tem a lista das confiaveis (https://www.youtube.com/watch?v=rDDWErwsfbs)

        abs!

        Excluir

    Memento mori...carpe diem!