Não se Leve tão a Sério

 

Foto de SHVETS production no Pexels


 Intro


Nenhum homem merece uma confiança ilimitada - na melhor das hipóteses, a sua traição espera uma tentação suficiente.
H. L. Mencken

Essa semana que passou me deparei com uma situação que deixou clara a limitação de meu cérebro humano.


Minha Experiência

Tive um pequeno aborrecimento no trabalho que aconteceu apenas na minha cabeça: não briguei ou discuti com ninguém, simplesmente algo me irritou.

Com essa irritação passei a sentir a sensação de estar irritado (óbvio até aqui) e comecei a pensar na razão de tal sentimento enquanto andava um pouco no intervalo do lanche no trabalho, à tarde.

Cheguei à conclusão que eu era o único responsável por aquele aborrecimento e a situação em que eu mesmo me tinha colocado nem mesmo era realmente desfavorável: não era ruim, nem boa e, assim sendo neutra, não deveria me causar qualquer antipatia.

O ruim era que a sensação de irritação perdurava mesmo depois de eu ter chegado logicamente à conclusão de que não havia sentido de ela existir: ela começou como um ato de fé e mesmo depois de racionalmente ter exaustivamente explicado que ela não deveria existir: ainda assim, ela continuou ali, na minha cabeça.

Já à noite enquanto via TV voltei a pensar em uma maneira de eliminar esse incômodo e não descobri solução. Desisti. Chamei minha minha mulher no quarto, dei uma gozada e voltei pra sala de estar.

Enquanto via um desenho animado japonês percebi que a sensação desapareceu como se nunca tivesse existido.

Enfim, meu ridículo software mental (deve ser windows) finalmente atualizou.


Conclusão

Desenvolva o hábito de não se levar tão a sério. 

Nós não fazemos sentido, mesmo.

Grande abraço!

_______________________________________

5 comentários:

  1. O que eu admiro em você é a finesse: "Chamei minha minha mulher no quarto, dei uma gozada e voltei pra sala de estar". Eu sempre rio dessas franquezas que utiliza. Olha outra frase boa do Mencken (relacionada com o "oásis sensorial": "O cristão vive jurando que nunca fará aquilo de novo. O homem civilizado apenas resolve que será mais cuidadoso da próxima vez (H. L. Mencken). Abraços.

    ResponderExcluir
  2. https://amenteemaravilhosa.com.br/lidar-com-as-emocoes-momentos-crise/

    Do que destaco:

    "Antes de tudo, devemos entender uma coisa para lidar com as nossas emoções durante momentos de crise: a trama emocional que vivenciamos nestes momentos é formada por altos e baixos — uma hora ficamos com raiva, depois ficamos esperançosos e logo sentimos angústia.

    O fato de que isso acontece é completamente normal. É necessário aceitar toda emoção sentida. Devemos validar cada sensação experimentada pelo nosso corpo, cada sentimento que se instala em nossa mente.

    Estes altos e baixos emocionais não são o resultado de uma mente que perde o controle. Isto não é nenhum transtorno psicológico. São processos completamente normais."

    ResponderExcluir
  3. Jotabe -
    "sempre rio dessas franquezas que utiliza" - dá muito trabalho não escrever com sinceridade e to lendo o livro do Mencken (basicamente uma dose diária de depressão)

    ___________________________________________________________________________________


    Dr. Lecter -

    enfim, a mente humana é uma bosta e isso é normal

    abs!

    ResponderExcluir
  4. Tentei racionalizar minha irritação também. As vezes são coisas bestas que deixam a gente meio puto mesmo. Geralmente no trabalho. Pior. Às vezes eu imagino cenários futuros, hipotéticos, que podem gerar um problema real e fico puto por antecipação kkkkk isso é mais louco ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pensamentos são peidos quânticos
      um pouco de teoria sobre o budismo ajuda a lidar
      mas as vezes eles grudam igual a chiclete
      a mente humana não é confiável e ainda temos que viver em um mundo insano
      coisa de maluco

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!