[Doc] Bikram: Yogi, Guru, Predador (2019)



Introdução 



O foco do documentário são os escândalos sexuais envolvendo o fundador de uma das maiores escolas de yoga nos EUA, enquanto mostra como ele ergueu um império econômico usando um sistema de franquias dessa ginástica.

Se Bikram é um tarado não importa para este post.


O que importa: mesmo as alunas que se admitiram abusadas declaram que esse método de yoga é bom e funciona. Esse método que ele criou ou copiou de mestre (Bishnu Charan Ghosh) consiste em um sistema de utiliza cerca de 26 posturas durante 90 minutos de treino.


Bikram Yoga


Curioso sobre essa possibilidade resolvi testar alguma coisa.

Graças a Deus pelo youtube. 


No vídeo podemos ver as principais poses. Tentei, mas não consegui fazer relaxadamente por 10 minutos, mesmo roubando bastante. Enquanto a mocinha do vídeo ainda nem está na metade do aquecimento, já sinto meu coração acelerar e meus músculos se contorcerem numa fraca imitação do que vejo na tela. Agora imagine o potencial disso para manter sua saúde.
Para treinar basta seu corpo e uma toalha para enxugar o suor.






Aplicação Prática


Imagina conseguir se adaptar a fazer um treino de yoga desses para conservar sua flexibilidade por mais alguns anos. 

Creio que seria ideal de se fazer nos dias de descanso do treino de musculação.

Conclusão


Recomendo o documentário.

Era a introdução que eu precisa para começar a entender esse milenar método de ginástica indiano.

Grande abraço!

____________________________________________

2 comentários:

  1. Imagino que a posição que ele mais ensinava para as alunas era a "bhuna hua murg", que no Hindi significa "frango assado" (assim me disse o Google tradutor). Falando sério agora, eu sempre acreditei que yoga deve ser um grande barato, mas só uma vez tentei encarar essa ideia (já contei no blog). Eu tinha uns 18 ou 19 anos e comprei um livro de hatha Yoga do Hermógenes, um cara que era o papa do assnto lá na década de 1970. Comecei a praticar sozinho, mas deu um estalo em minha cabeça: eu não via a yoga como ginástica, mas uma técnica de auto-conhecimento, busca da perfeição, esses esoterismos. E o que me fez parar foi o pensamento de que eu não tinha tido tempo de ser imperfeito. Para que então buscar a perfeição? O que eu queria era enfiar o pé na jaca. Mas continuo curtindo quem faz isso, quem faz meditação. O tempo não mudou tanto minha cabeça (continuou a mesma merda de sempre).

    ResponderExcluir
  2. Jotabê -
    vc deu sorte de viver nos anos 70, uma época que DST tinham cura e se podia comer varias mulheres sem dó
    acho que que cada oração que fizemos é uma meditação, só damos outro nome no ocidente

    abs!

    ResponderExcluir

Memento mori...carpe diem!