[Livro] Zen To Done (2008)/Leo Babauta - Hábito 10: Encontre sua Paixão

 

 

"Nada de grande no mundo foi atingido sem paixãoHegel



De todos os hábitos do Zen To Done, este é um dos mais difíceis -- e ainda, talvez o mais importante.
  • Se você fizer apenas uma coisa neste livro, esta seria a que eu lhe recomendaria. É essencial ao sistema? Não. Você pode aplicar todos os outros hábitos, pular este, e ser produtivo e organizado. Mas este passo irá fazê-lo não apenas muito mais feliz, mas mais produtivo.
 
Como encontrar sua paixão

 
Aqui vão algumas sugestões:

Existe alguma coisa que você ama fazer? Você possui um hobby, ou algo que você amava fazer quando criança, mas nunca considerou-o como uma possibilidade? 
  • Seja ler quadrinhos, colecionar algo, fazer coisas, criar ou construir, existe provavelmente uma forma que você possa fazer isso para viver. Abra uma loja de quadrinhos, ou crie um site de quadrinhos. Se realmente há algo que você ama fazer, está feito. Agora apenas precisa pesquisar as possibilidades de se fazer dinheiro disso.

Sobre o que você passa horas lendo? Para mim, quando me apaixono por algo, irei ler isso por horas a fio. Irei comprar livros e revistas. Irei gastar dias na internet encontrando mais coisas. Podem existir algumas possibilidades aqui para você...e todos elas são possíveis carreiras. Não se feche para estes tópicos. Procure por eles.

Brainstorm. Nada vem à mente? Bem, pegue uma folha de papel, e comece a escrever ideias. Qualquer coisa que vier à mente, escreva. Busque em sua casa, no computador, na estante de livros, por inspiração, e escreva. Não existem más idéias nesse estágio. Escreva tudo, e avalie-as mais tarde.
  • Pergunte, e surfe por possibilidades. Pergunte a outras pessoas por idéias. Veja o que outras pessoas descobriram como suas paixões. Olhe pela internet por idéias. Quanto mais possibilidades você encontrar, melhores serão suas chances de encontrar sua paixão.

Tente primeiro. É melhor realmente testar sua nova idéia antes de saltar nela como uma carreira. Faça-a como um hobby ou segundo emprego antes, então poderá ver se esta é realmente sua verdadeira vocação. Você pode ser apaixonado por algo alguns dias, mas quando a coisa for pra valer é que você verá se é realmente apaixonado ao menos por alguns meses. Se você passar neste teste, provavelmente a encontrou.

Nunca pare de tentar. Não conseguiu encontrar sua paixão de primeira? Desista após alguns dias e você certamente irá falhar. Continue tentando, por meses se necessário, e você irá encontrá-la eventualmente. Pensou ter encontrado sua paixão, mas você se cansou dela? Sem problema! Comece novamente e encontre uma nova paixão. 
  • Pode haver mais do que uma paixão em sua vida, então explore todas as possibilidades. Encontrou sua paixão mas ainda não teve sucesso em fazer dela seu sustento? Não desista. Continue tentando, e tentando novamente, até ter sucesso. O sucesso não vem fácil, então desistir cedo é o caminho certo para o fracasso. Continue tentando e você chega lá.

Como chegar lá

Uma vez que você encontrou sua paixão, tomou um grande passo em direção à felicidade! Parabéns! Celebre isto, então arregace as mangas, porque você não chegou lá ainda.

Aqui vão algumas sugestões para realmente viver sua paixão:

Não saia de seu emprego agora. Se você encontrou seu chamado, sua paixão, não apenas torne em sua resignação amanhã. É melhor ficar em seu trabalho enquanto pesquisa as possibilidades. 
  • Se você pode fazer sua paixão como um segundo emprego, e construir a renda por alguns meses ou um ano, que é o melhor. Isso lhe dá uma chance de juntar algumas economias (e se você está indo aos negócios por si mesmo, irá precisar desse dinheiro de reserva), enquanto pratica as habilidades que precisa.

Faça pesquisa. Quem mais está fazendo seu trabalho dos sonhos? Qual é a sua experiência? Como eles conseguiram o trabalho? Quais os requerimentos? Pesquise na internet, pergunte a quem conhece, faça algumas ligações. Quanto mais você fizer, melhor.


Quais são seus obstáculos? O que você precisa fazer para chegar lá? Precisa de um curso? Você precisa conhecer as pessoas certas? Você tem o necessário para a ocupação? Você precisa aprender algo?

Faça um plano. Trabalhe em algumas soluções para seus obstáculos. Se você precisa de educação ou habilidades, você não poderá executar esse plano da noite para o dia, mas se não planejar agora, talvez nunca chegue lá. Trace o caminho para o seu sucesso.

Aja. Não espere pela oportunidade bater em sua porta. Vá lá e encontre sua oportunidade. Execute seu plano -- faça ao menos uma coisa hoje, e cada dia, até você chegar lá. Pode parecer que irá levar todo o tempo do mundo, mas se você realmente empenhar-se, irá atingir seus sonhos algum dia. 

Pratique, pratique, e pratique um pouco mais. Não vá com o nível de habilidade amador. Se você quer fazer dinheiro -- ser um profissional -- precisa ter habilidades profissionais. Faz muito bem para sua futura carreira e você irá fazer dinheiro disso. Pratique por horas a fio. Se é algo que você ama, a prática deve ser algo que você queira fazer. 

Seja persistente. Não desista pois você foi rejeitado algumas vezes (ou mesmo muitas vezes). Continue batendo nas portas. Continue fazendo ligações. Continue mandando o seu currículo. Continue tendo reuniões. Nem mesmo afrouxe. A pessoa que é incansável sempre vencerá a pessoa que desiste. 

Atinja seu emprego dos sonhos, fazendo algo que você é apaixonado, e você pode nunca precisar se motivar a ser produtivo novamente.

___________________________________ Fim do Resumo ___________________________

Nota do Scant: Obrigado por acompanhar essa séries de posts! Isso só foi possível por causa do trabalho de tradução de Ibrahim Cesar. Valeu, Ibrahim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!