[Livro] Aumente o Poder do Seu Cérebro (2010) / John Medina - Parte II

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Regra nº 7 - durma bem, pense bem



  • no cérebro há um constante estado de tensão entre células e substâncias químicas que tentam nos fazer dormir e células e substâncias químicas que querem nos manter acordados
  • os neurônios realizam uma atividade rítmica vigorosa quando estamos dormindo - talvez repetindo o que aprendemos naquele dia.
  • há diferenças quanto à quantidade de sono de que cada um de nós precisa e ao horário em que preferimos dormir, mas a vontade de tirar uma soneca á tarde é universal.
  • a privação de sono prejudica a tenção, a função executiva, a memória imediata, a memória de trabalho, o humor, as habilidades quantitativas, o raciocínio lógico e até a agilidade motora
  • sonhar permite que cada um de nós seja louco, com discrição e segurança, todas as noites de nossa vida




Regra nº 8 - cérebros estressados não aprendem do mesmo modo


  • o sistema de defesa do corpo - a liberação de adrenalina e cortisol - foi feito para garantir nossa resposta imediata a um perigo importante, porém passageiro, como o ataque de um leão. O estresse crônico, como a hostilidade doméstica, desregula de maneira nociva esse sistema, que é programado para lidar apenas com reações de curto prazo
      • com o estresse crônico, a adrenalina cria cicatrizes nos vasos sanguíneos que podem causar infarto e AVC. Além disso, o cortisol prejudica as células do hipocampo, o que afeta nossa capacidade de aprender e de nos lembrar
  • o pior tipo de estresse é a sensação de que não temos controle sobre o problema - que nada podemos fazer para resolvê-lo.
  • a grande tempestade provocada pelo estresse ocupacional ocorre quando o funcionário se vê diante da combinação de dois fatos nocivos: saber que esperam muito dele e não ter controle sobre o resultado do seu desempenho.
  • o estresse emocional afeta de modo profundo a sociedade, a capacidade de aprendizado escolar das crianças e a produtividade das pessoas no trabalho.



Regra nº 9  - estimule mais sentidos ao mesmo tempo


  • nós absorvemos informações sobre um acontecimento por meio dos sentidos, transformamos os estímulos em sinais elétricos (relativos à visão, ao som, etc), enviamos esses sinais a áreas específicas do cérebro, reconstruímos o que aconteceu e, por fim, temos a percepção do evento como um todo
  • o cérebro parece depender de experiências passadas para decidir como combinar esses sinais. É por isso que duas pessoas podem ter uma percepção muito diferente do mesmo acontecimento.
  • Assim, dois indivíduos podem captar o mesmo estímulo e ter percepções totalmente diversas. Não há garantia de que nosso cérebro vai perceber o mundo com exatidão, ainda que outras partes do nosso corpo possam fazer isso.
  • nossos sentidos evoluíram para funcionar juntos - a visão influenciando a audição, por exemplo. Por isso aprendemos melhor quando estimulamos vários sentidos ao mesmo tempo. 
  • Regras:
  • 1) Princípio multimídia: os alunos aprendem melhor com palavras e imagens do que apenas com palavras; 
  • 2) Princípio da proximidade temporal - os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são expostas perto uma das outras e não afastadas na página ou na tela; 
  • 3) Princípio da proximidade espacial - os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são expostas perto uma das outras e não afastadas na página ou na tela; 
  • 4) Princípio da coerência - os alunos aprendem melhor quando dados irrelevantes são excluídos , e não incluídos; 
  • 5) Princípio da modalidade - os alunos aprendem melhor com animação e narração do que com animação e texto na tela.
  • Efeito Proust: cheiros têm um poder extraordinário de evocar lembranças, talvez porque os sinais do olfato contornam o tálamo e vão direto para os seus destinos, entre os quais está a supervisora das emoções: a amígdala cerebelar

Regra nº 10 - a visão se sobrepõe aos outros sentidos



  • a visão é o sentido dominante - ela usa quase metade dos recursos cerebrais
      • Palavras são apenas selos postais apresentando o objeto que você vai desembrulhar (George Bernard Shaw)
  • aquilo que vemos é apenas o que o cérebro nos diz para ver, e não é 100% exato
  • a análise visual que fazemos ocorre em muitas etapas. A retina reúne fótons em fluxos de informações que são como pequenos filmes. o córtex visual processa esses fluxos- algumas de suas áreas registram movimento, outras captam cores, outras percebem os contornos, e assim por diante. Por fim, a informação é reintegrada para que possamos vê-la como um todo
  • o melhor modo de aprender e lembrar é por meio de figuras, e não de palavras escritas ou faladas
  • vide a animação "Donald no país da matemática, que ganhou o Oscar de melhor animação em 1959
 

  • profissionais de todas as áreas precisam saber que a informação estruturada em texto tem uma incrível ineficiência e que figura produzem resultados fantásticos. eles deveriam tomar duas providências: 
      • 1) descartar as atuais apresentações de power point; 
      • 2) Criar novas apresentações


Regra nº 11 - o homem e a mulher têm cérebros diferentes



  • o cérebro dos homens e os das mulheres se distinguem em termos estruturais e bioquímicos - os homens têm amígdala cerebelar maior e produzem serotonina mais rápido, por exemplo. mas não se sabe se essas diferenças são importantes.
  • homens e mulheres reagem de maneira diferente ao estresse agudo. Enquanto elas ativam a amígdala do hemisfério cerebral esquerdo e se lembram dos detalhes emocionais, eles utilizam a amígdala do hemisfério cerebral direito e aprendem o aspecto principal da experiência.
  • Quando chegam ao ensino fundamental, os meninos começam a usar as habilidades verbais: negociar seu status em um grupo maior. Os garotos de alta posição mandam no restante do grupo, pressionando verbal ou fisicamente os colegas de status inferior. esse 'líderes" mantêm seus feudos não apenas dando ordens como se assegurando de que elas serão cumpridas. os outros membros igualmente fortes tentam desafiá-los, por isso aqueles que estão no comando aprendem rápido a rebater desafios. Isso também costuma ser feito com palavras. O resultado final é que a hierarquia fica muito evidente entre os meninos. E é dura. em geral, a vida de um garoto de status inferior é triste. O comportamento independente, característico de quem está no topo e exerce o controle, é muito cobiçado. (meninas adotariam uma postura cooperativa)



Regra nº 12 -  somos grandes exploradores naturais



  • o comportamento dos bebês é o modelo da maneira como aprendemos: em vez de reagirmos passivamente ao ambiente, realizamos testes ativos por meio da observação, da formulação de hipóteses, da experiência e da conclusão
  • Partes específicas do cérebro permitem essa abordagem científica. O córtex pré-frontal direito procura erros em nossas hipóteses ("veja, o tigre não é inofensivo!") e uma região anexa nos diz para mudar de comportamento ("Corra!")
  • é possível reconhecer e imitar um comportamento por causa dos "neurônios-espelhos" localizados em todo o cérebro
  • Algumas partes do cérebro adulto permanecem tão maleáveis quanto as de um bebê, e por isso podemos criar neurônios e aprender coisas novas ao longo de toda a vida.
  • de fato perdemos conexões sinápticas com o passar dos anos (segundo algumas estimativas, chegamos a perder 30 mil neurônios por dia). No entanto, o cérebro adulto também continua a produzir neurônios em regiões normalmente envolvidas no aprendizado. Esse novos neurônios têm a mesma plasticidade de células neurais dos recém nascidos. O cérebro adulto mantém, por toda a vida, a capacidade de modificar sua estrutura e de funcionar em resposta às experiências
  • Análise do sucesso das faculdades de medicina: O melhor modelo de faculdade de medicina dispõe de três componentes: hospital-escola; corpo docente que, além de ensinar, trabalha na área; e laboratórios de pesquisa. esse é um modelo bem-sucedido de tratar as pessoas. E também é um modo eficiente de transferir informações complexas de um cérebro para outro.
  • Exposição contínua a vida real: o aluno tem uma visão livre daquilo que está estudando enquanto pratica o que aprende
  • Exposição contínua a pessoas que atuam no mundo real: os professores de alunos de medicina são pessoas que ensinam aquilo que realizam como trabalho diário - além de médicos, são pesquisadores envolvidos em projetos avançados que têm importantes implicações clínicas e os estudantes de medicina são convidados a participar desas pesquisas
  • Exposição contínua a programas práticos de pesquisa: com a simples combinação das necessidades da vida real e do aprendizado tradicional por meio de livros, nasce um programa de pesquisa. 
  • Uma faculdade de administração que ensinasse  a gerenciar uma empresa poderia dirigir um pequeno negócio como parte da vida acadêmica

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C - Conclusão


Recomendo, mas não acho essencial.

Grande abraço!


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