[Hábito] Eremitismo Urbano

 

 
O mestre eremita:
passa a vida numa ilha paradisíaca, vivendo e comendo bem
 numa moradia com vista para o mar, treinando corpo e mente
enquanto se entretém com a leitura de textos clássicos
 - e, eventualmente, traça uma novinha jedai.


Atualizado em 2024...

Intro

"fenômeno religioso marcado essencialmente pela contemplação, ou seja, as orações em retiro, a penitência, a busca pelo isolamento e a mortificação da carne." (wikipedia, sobre o eremitismo)



Ser um eremita, em regra, deveria ser considerado uma distorção da vida social ideal.

Mas, no Bostil, me parece a solução mais racional. 

Como vivemos em uma sociedade hostil ao bom, ao justo e ao belo; a solução é se isolar, pois normalmente não desfrutamos em nosso convívio social de relacionamentos lucrativos com pessoas que ostentam os mesmos valores. A internet ajudou demais aqui, pois agora você pode se conectar e desconectar de pessoas com valores semelhantes através de alguns clicks.
 Ressalto que não há nada de novo nessa prática, sendo apenas mais uma variação do monk mode, modo monge ou modo buda; tudo copiado de religiosos clássicos que, desde sempre, perceberam que tinham que se separar do gado para contemplar o divino. Somos obrigados a passar tempo demais interpretando um papel social de que não gostamos no teatro da vida.


Eremitismo Prático



Essa prática é bem simples: evitar ao máximo o convívio social desnecessário, o que é bem fácil.

Em caso de pedidos insistente, basta dar uma desculpa.
Exemplo: "Não vai dar, tenho que estudar para concursos." "Tenho que cuidar do meu filho." "Tenho dentista" etc. Com o tempo, as pessoas indesejadas simplesmente vão esquecer de você, o que é ótimo.
Por fim, seja sempre educado com as pessoas (gentileza gera gentileza), pois pessoas educadas (que respeitam  as regras normais de trato social); são "mais invisíveis" que as mal-educadas, que tendem a deixar uma impressão ruim duradoura e suscitam o natural instinto humano de vingança.

Contudo não é possível, na prática, um eremitismo absoluto, pois todos precisam de um quórum mínimo de relacionamentos (= família), seja por uma questão ética, segurança pessoal (hoje ou na velhice, se chegar) ou necessidade psicológica (Nao é bom que o homem esteja só).
Exemplo: o marido precisa da esposa, o pai precisa cuidar do filho pequeno e o filho precisa cuidar da mãe idosa que o criou, até o fim.

Claro que esse ideal de isolamento não se aplica a situações de convívio social necessário ou forçado, do ambiente de trabalho ao transporte coletivo; ainda que o melhor lugar para se conseguir invisibilidade social seja no meio da boiada. 

Desvantagens


  • Para algumas pessoas, a solidão pode ser inaceitável (limitação da personalidade), mas temos que nos acostumar com nós mesmos. No fim, todos estaremos sozinhos.

  • O eremitismo também pode gerar uma falsa noção de superioridade frente aos não-eremitas, mas temos que ter a humilde noção cristã de que não somos superiores ou inferiores a outros apenas porque somos pouco sociáveis (não julgais). Fora que todos nós morreremos e seremos esquecidos em pouco tempo (do pó ao pó, pecador).
  • Alguns chatos se tornam eremitas por vontade dos outros, mas o ideal é não ser pesado a ninguém.

Vantagens


  • Mais tempo para si mesmo e projetos pessoais, inclusive ideal para uma visão mais introspectiva da vida (autoconhecimento); A ideia é se tornar mais forte. Se alimentar o melhor possível, dormir o melhor possível e morar no melhor lugar possível (perto da natureza). Praticar atividade física todos os dias, trepar com regularidade, ler todos os dias. Passar mais tempo com as pessoas de que gostamos de verdade. Coisas simples assim.
      • Investir em engenharia pessoal, por meio de atividades de auto aperfeiçoamento, do jeito que você achar melhor.
      • Sugiro o desenvolvimento de valores éticos, o estudo da filosofia, literatura, política, da educação financeira ou o que mais você quiser fazer com sua vida.
  • Desnecessidade de manter status ou ostentar (hábito de ser low profile 100%);
  • Desnecessidade de comparecer a eventos sociais indesejáveis, salvo os de curso forçado (enterros, batizados, reuniões de trabalho etc);



A Caverna Masculina


"Todos os problemas do homem vêm de uma coisa só: ele não consegue passar um bom tempo sozinho, em silêncio, repousando dentro de um quarto." (Blaise Pascal)

Nem todo mundo tem o luxo de ter um cômodo em casa só para si e há aqueles que só podem ficar sozinhos dentro de um carro em uma garagem ( ou um iate para os mais abastados).

De qualquer forma, sem se afastar física e temporariamente da vida que se leva (ou dos problemas que o assolam), dificilmente alguém obterá o distanciamento necessário para ver a si mesmo ou outros com a clareza e lucidez necessárias. 

Ou melhor: ficar de boa, sozinho, aproveitando o momento e a vida, ainda que seja para tocar uma bronha ou pensar em amores perdidos.

No meu apezinho, tenho um quarto apertado que serve para muitos fins (home-office + local de estudo + biblioteca + micro academia + depósito de minhas quinquilharias). A decoração dele é simples, mas como foi feita com meus recursos financeiros e intelectuais, tenho prazer só de olhar para ele e basta adentrá-lo que já sinto melhor: acalma minha alma.




Conclusão



"Cultive apenas relacionamentos voluntários com pessoas virtuosas. Pessoas virtuosas não precisam ser ricas, bonitas, vencedoras, brilhantes ou queridas demais. Pessoas virtuosas são aquelas com que os seus bons valores se identificam, embora um dia você vai perceber que elas acabam por ter algum dinheiro pelas suas boas características sociais. (Frugal Simples)"



Siga por sua própria conta e risco.


Grande abraço!

ótimo livro



_______________________________________________________________

Sites consultados:

  • http://o-colapso.blogspot.com.br/2009/03/o-eremita-social-ou-eremita-urbano.html

5 comentários:

  1. Tenho momentos de erimitismo. Mas tenho um círculo social até grande. Só tento equilibrar. Esta semana fugi de 3 convites. Queria mais tempo em casa. Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve ter acesso a um círculo social razoável
      no meu caso, se eu fosse mais sociável aqui no RJ, seria obrigado a estudar funk, pagode e samba kkkkk

      abs!

      Excluir
    2. Todo lugar tem gente bostenta. A gente tenta selecionar.

      Excluir
  2. Fala Scant! Já sou eremita em my choupana kkkkkk Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora só precisamos arranjar um trabalho melhor
      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!