[Lista] Coleção Folha Cine Europeu (2011)








Introdução







Ver filmes é um hobbie como outro qualquer. Compreender o que se está vendo depende no nível de cultura do expectador. 




Quanto mais se conhece da cultura humana, mais camadas de interpretação se pode enxergar em uma obra escrita ou áudio-visual.






Tempos atrás percebi que como muito do cinema europeu não é divulgado por aqui, não conhecia quase nada.





Como encontrei essa coleção de dvds + livros com um preço convidativo pelo mercado livre, resolvi cofrar. 







Conteúdo 





A parte legal é que cada livro é como uma monografia que apresenta algumas interpretações sobre o filme em questão e sobre as demais obras de seu diretor, trazendo listas e biografia, com direito a fotos e impressão de agradável leitura.














A DOCE VIDA - FELLINI

Na Roma dos anos 1950, o jornalista Marcello (Marcello Mastroianni) passa os dias entre festas e badalações, mas se sente vazio e sonha em escrever sobre assuntos sérios. Federico Fellini (1920-1993) começou a carreira dentro da tradição neorrealista, mas com este drama inaugurou o estilo "felliniano", termo que descreve situações e personagens extravagantes. A cena de Anita Ekberg na Fontana di Trevi entrou para a história do cinema


  

FITZCARRALDO - HERZOG

Fitzcarraldo (Klaus Kinski) tem um sonho: construir uma casa de ópera na selva amazônica. Mas, para chegar aonde poderá explorar borracha e obter dinheiro, terá de transportar um navio morro acima. O filme reflete a personalidade de Werner Herzog, fascinado por homens obcecados que desafiam a natureza hostil


ÚLTIMO TANGO EM PARIS - BERTOLUCCI

Um homem de meia-idade (Marlon Brando) conhece uma jovem (Maria Schneider) enquanto procura um apartamento em Paris. Logo embarcam num tórrido jogo sexual e anônimo em que não revelarão seus nomes. Com este filme, Bernardo Bertolucci abriu as portas do cinema de arte para o erotismo


CINEMA PARADISO - TORNATORE

Numa vila após a Segunda Guerra, Totò (Salvatore Cascio) se refugia num pequeno cinema. O projecionista (Philippe Noiret) se torna seu mentor ao lhe transmitir a paixão pelo cinema. Nos filmes do italiano Giuseppe Tornatore, o passado tem papel central, seja na formação cultural dos personagens, seja na história da Itália


MORANGOS SILVESTRES - BERGMAN

Professor aposentado (Victor Sjöström) será homenageado na universidade em que se formou 50 anos atrás. Para isso, empreende uma viagem até Estocolmo. Na estrada, reavalia seu passado enquanto sente a proximidade da morte. É um dos filmes mais otimistas do sueco Ingmar Bergman (1918-2007)


 
























VOLVER - ALMODÓVAR


Raimunda (Penélope Cruz) trabalha como faxineira para sustentar a filha (Yohana Cobo) e o marido (Antonio de la Torre). Sua irmã (Lola Dueñas) tem um salão de beleza e vive só. Certo dia, a mãe (Carmen Maura), dada como morta, reaparece. Parte deste filme se passa em La Mancha, terra natal do espanhol Pedro Almodóvar





ASAS DO DESEJO - WENDERS


Anjos sobrevoam a Berlim Ocidental do final dos anos 1980. Eles são invisíveis, ouvem os humanos e oferecem alívio aos angustiados. Mas essas regras são desafiadas quando um anjo se apaixona por uma trapezista. É o ponto alto da carreira de Wim Wenders, um dos nomes mais populares do novo cinema alemão





OS GIRASSÓIS DA RÚSSIA - DE SICA


Ao fim da Segunda Guerra, Giovanna (Sophia Loren) se recusa a aceitar que o marido (Marcello Mastroianni) tenha morrido na Rússia. Decide viajar em busca de seu paradeiro. Vittorio De Sica (1901-1974) distancia-se do cinema que ajudou a formular no início da carreira, fase em que foi um dos pilares do neorrealismo





HIROSHIMA, MON AMOUR - RESNAIS


Francesa está no Japão para atuar em filme sobre a hecatombe nuclear em Hiroshima. Ela se relaciona com o amante, arquiteto japonês que sobreviveu à guerra, enquanto relembra o primeiro amor, um soldado alemão. Estreia em ficção do francês Alain Resnais, com roteiro de Marguerite Duras (1914-1996)





A LIBERDADE É AZUL - KIESLOWSKI


Julie (Juliette Binoche) sobrevive a um acidente de carro no qual perde o marido e a filha. Traumatizada, perde a vontade de viver e tenta apagar os laços com o passado. Primeiro filme da trilogia das cores, baseada nos ideais da Revolução Francesa, traz o polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996) em plena maturidade





O BATEDOR DE CARTEIRAS - BRESSON


Michael (Martin LaSalle) passa os dias nas ruas de Paris refinando sua técnica de batedor de carteiras. Quando conhece Jeanne (Marika Green), que cuida da mãe doente, reavalia sua vida. O longa do francês Robert Bresson (1901-1999) é inspirado no romance "Crime e Castigo", de Dostoievski





O DESERTO VERMELHO - ANTONIONI


Giuliana (Monica Vitti) está desorientada. Acaba de sair do hospital após tentar o suicídio. Nem o marido a entende. Um engenheiro, no entanto, tentará se aproximar dela. Neste que é seu primeiro filme colorido, Michelangelo Antonioni (1912-2007) questiona o homem em meio à tecnologia





O ENCOURAÇADO POTEMKIN - EISENSTEIN


Em 1905, na Rússia czarista, marinheiros do navio Potemkin estão insatisfeitos com as condições de trabalho. Quando um grupo é condenado à morte após se recusar a comer carne podre, começa uma revolta contra o governo. É a obra mais célebre do russo Sergei Eisenstein (1898-1948)





ROCCO E SEUS IRMÃOS - VISCONTI


Vindos do interior, viúva e seus filhos tentam a sorte em Milão. Cada irmão segue um rumo. Rocco (Alain Delon) e Simone (Renato Salvatori) se destacam como pugilistas e se envolvem com a mesma mulher. Épico neorrealista, sintetiza um dos temas prediletos de Luchino Visconti (1906-1976): a desintegração familiar





OS INCOMPREENDIDOS - TRUFFAUT


Ninguém entende Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud). Em casa, é repreendido pelos pais. Na escola, causa problemas aos professores. A delinquência vira uma alternativa. Este drama autobiográfico simbolizou a desobediência às regras pregada pelo francês François Truffaut (1932-1984) e inaugurou a onda da nouvelle vague





LILI MARLENE - FASSBINDER


Antes da Segunda Guerra, cantora alemã de cabaré (Hanna Schygulla) e pianista judeu (Giancarlo Giannini) se apaixonam. Ela se torna um sucesso entre os nazistas com a voz que entoa "Lili Marleen", canção cultuada no front. Rainer Werner Fassbinder (1945-1982) foi o nome mais irrequieto do novo cinema alemão





ROMA, CIDADE ABERTA - ROSSELLINI


Durante a ocupação nazista em Roma, comunistas e católicos se unem na resistência. Alemães perseguem um dos líderes, Giorgio (Marcello Pagliero), mas este tem a ajuda de amigos e de um padre. O terreno se mostrará fértil para traições. O neorrealismo tem neste filme de Roberto Rossellini (1906-1977) um de seus principais marcos





MADAME BOVARY - CHABROL


Na França do século 19, Emma Bovary (Isabelle Huppert) vive entediada. Para sair da casa do pai, se casa com um médico, mas logo se cansa da vida sem emoções e busca em amantes uma válvula de escape. Claude Chabrol (1930-2010) foi um dos articuladores da nouvelle vague. Prolífico, o cineasta retratou com acidez a burguesia





METROPOLIS - LANG



Na futurística Metropolis, a elite explora o trabalho escravo da população. Freder (Gustav Fröhlich), filho do criador da cidade, toma consciência da realidade quando se apaixona por Maria (Brigitte Helm), líder dos trabalhadores. O filme de 1927 de Fritz Lang (1890-1976) é um marco da ficção científica. Figura-chave do expressionismo, ele ajudou a criar o cinema noir






  • Visto: excelente filme sci-fi. Falta-me um dia ler o livro que deu origem a ele.




A REGRA DO JOGO - RENOIR


Um aviador (Roland Toutain) revela que tem um romance com a mulher de um marquês (Marcel Dalio). Para abafar o caso, o aristocrata convida um grupo para um fim de semana de caça em seu castelo. Pela crítica à sociedade francesa, o longa de Jean Renoir (1894-1979) causou controvérsias na estreia, pouco antes da Segunda Guerra





MAMMA ROMA - PASOLINI


Após anos trabalhando como prostituta, Mamma Roma (Anna Magnani) economiza dinheiro para tentar mudar de vida e voltar a morar com o filho adolescente (Ettore Garofolo). É o segundo filme do controverso Pier Paolo Pasolini (1922-1975). Censurada na Itália por "obscenidade", a obra segue princípios do neorrealismo





ACOSSADO - GODARD


Após roubar um carro, Michel (Jean-Paul Belmondo) mata um policial e busca refúgio nos braços de Patricia (Jean Seberg), estudante norte-americana que vive em Paris. Enquanto ele se esconde das autoridades e planeja fugir para a Itália, a relação dos dois se aprofunda. Jean-Luc Godard se mostra aqui o nome mais radical da nouvelle vague





A DAMA OCULTA - HITCHCOCK


Durante viagem de trem pela Europa, a jovem Iris (Margaret Lockwood) torna-se amiga de Miss Froy (May Whitty). Mas a simpática senhora desaparece misteriosamente e, quando Iris investiga seu paradeiro, os passageiros negam tê-la visto. Penúltimo filme inglês de Alfred Hitchcock (1899-1980) antes de ir trabalhar nos Estados Unidos





ADEUS, MENINOS - MALLE


Na França ocupada pelos nazistas, escola católica esconde alunos judeus. O garoto Julien (Gaspard Manesse) vê com desconfiança a chegada do colega Jean (Raphael Fejto), mas logo se torna seu amigo. É baseado em lembranças de Louis Malle (1932-1995), cineasta que abordou temas polêmicos, como incesto e suicídio





MAMÃE FAZ CEM ANOS - SAURA


Família espanhola organiza uma festa para comemorar os cem anos da matriarca (Rafaela Aparicio). Mas, atrás da aparente felicidade, alguns parentes estão só interessados em sua herança. Carlos Saura retoma personagens de "Ana e os Lobos" (1973). Nos anos 1960 e 1970, o diretor foi um dos principais críticos da ditadura franquista





Conclusão




Claro que os filmes podem ser encontrado em qualidade superior na web, mas esses livros fazem uma boa apresentação para um leigo como eu sobre esse cinema desconhecido.



Grande abraço!







P.s.: alguém já percebeu porque não sei cargas d'água os livros sobre cinema valorizam tanto nos sebos? O público que lê esse tipo de coisa é micro em um país como o Brasil.








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