[Livro] Listomania: Organizando Pensamentos (2014)/ Paula Rizzo

capa

 


Introdução



Há quem prefira atualmente mapas mentais, mas acredito que listas sempre serão úteis como ferramenta rápida de organização.

O Livro tem 140 páginas. Gostei dele no começo, mas lá pela metade o assunto vai perdendo o fôlego. Acho que o tema "listas" não tem como render nem 30 páginas sérias em um livro.

O que mais gostei foi a menção que o uso de checklists na área médica aumentou a eficiência de tratamentos médicos e que, na área de aviação, checklists são largamente utilizados por pilotos.


Como criar a lista de afazeres 


0 - Escreva a data no topo

1 - Apenas escreva

2 - Organize sua lista - divida-a em categorias: 

  • trabalho, 
  • casa, 
  • diversão 
  • etc.
3 - Priorize - depois de ter separado suas listas em categorias, verifique os itens em cada uma delas e os ordene conforme prazo ou grau de importância.

4 - Reescreva - reescreva sua lista. 

  • Ao fazer uma lista limpa, mais fácil de ler, você estrá mais propenso a olhar para ela e também a executar as coisas que constam ali.
  • Adicione tarefas conforme necessário.
  • Delegue tarefas de sua lista (se possível).
  • Estabeleça prazos.
  • Recompense a si mesmo pelas tarefas cumpridas.
  • Reserve tempos para si mesmo (diga "não" para ofertas inoportunas)

5 - Deixe espaço para anotações;

6 - Lembre-se sempre em qual item da lista você está.

7 - Repita - a fim de realizar as tarefas, faça tantas listas diferentes quantas forem necessárias.


Conclusão


Enfim, foi uma leitura parcialmente interessante.

Grande abraço!


P.s.: para um modelo de design de listas:

Post original



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