[Livro] Misto-Quente (2005)/ Charles Bukowski


1 - Introdução


Um dos relatos autobiográficos mais legais que já li e que conta sobre a adolescência difícil do autor, que nasceu em 1920 na Alemanha, mas cresceu em um bairro pobre nos Estados Unidos. 

Situações envolvendo vadiagem, sexo, violência doméstica, acne, alcoolismo e brigas são recorrentes. Um contexto que lembra bastante o cenário brasileiro atual.

Nesse contexto duro, Bukowski, que começa como um derrotado, cresce e se fortalece, mesmo odiando o próprio pai.


O texto é um soco no estômago:

"O universo da faculdade era brando, um faz de conta. Jamais lhe diziam que esperar do mundo real lá fora. Apenas entupiam você com teorias e nunca o alertavam a infinita dureza dos calçamentos.
Uma educação universitária poderia destruir um individuo para sempre. Os livros podiam fazer de você um frouxo. Quando você os deixa de lado e vai ver como realmente são as coisas do lado de fora, então é preciso ter o conhecimento que não está naquelas páginas."



2 - Por que Ler?



  • Porque é uma trajetória asquerosamente prazerosa de se ler de alguém que tinha tudo para ser esquecido, mas se tornou um dos grandes escritores do século XX.
  • Porque o livro tem uma escrita simples e acessível: todo mundo já viveu alguma situação parecida de vergonha ou dor, o que permite uma identificação instantânea com o personagem-autor.
  • Para entender que ser fraco ou forte pode ser uma questão de escolha: sei que não é tão simples assim, mas decidir se tornar forte só pode ser melhor do que decidir se tornar fraco.

3 - Conclusão 


Enfim, o livro é bom e curto (320 p.), daqueles que sequestram nossa imaginação em poucos minutos.

Recomendo como leitura essencial.

Grande abraço!

____________________________________________________


Fontes


  1. https://medium.com/@freddigiacomo/a-vida-como-ela-%C3%A9-uma-resenha-do-livro-misto-quente-de-charles-bukowski-1576487e45e9
  2. http://www.pontojao.com.br/misto-quente-bukowski/
  3. http://www.nemumpoucoepico.com/2012/03/misto-quente-de-charles-bukowski/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!