[Guest Post] Vida na Cidadezinha de Interior (2018)



foto: pexels

"Moro numa cidade com menos de 10K/hab no interior do Sul do Brasil e já morei em cidade grande, tenho uma visão das duas situações, então baseado em minha vivência:

EMPREGO/RENDA: Cidades pequenas até 15k/hab costumam ter mercado de trabalho limitado e com média salarial baixa, dependendo do perfil da região essa mesma realidade se expande a cidades maiores, tem cidades com 40, 50k/hab que também tem mercado de trabalho ruim.

Nas cidades menores a Prefeitura costuma ser o maior empregador, as Prefeituras de cidades pequenas não tem planos de carreira atraentes ou benefícios além do salário, mas ainda assim é nelas que geralmente estão boa parte dos assalariados melhor pagos.

Fora isso o comércio costuma ser pequeno e familiar e a agricultura geralmente emprega o restante da população.


Há um ou outro médico, advogados e outros profissionais autônomos, assim como pedreiros e pintores.

Quem se forma em cursos superior nessas cidades sem Q.I ou alguém pra lhe oferecer um emprego em pequenas empresas ou escritórios contábeis, de advogados ou consultórios de dentista, acaba tendo dificuldade de exercer a profissão em que se formou. Muitas vezes indo pra outras cidades da região ou mais distantes ou simplesmente desistindo de exercer a profissão e partindo pra outra.

Há também funcionários do Estado como professores que geralmente tem padrão razoável de vida, principalmente aqueles que lecionam a 10, 15, 20 anos.

Exceções: São exceções ao perfil acima, aquelas cidades nas quais estão instaladas grandes empresas (geralmente do agro e afins) como Cooperativas, Madereiras, Empresas de papel e celulose, Frigoríficos e usinas de açucar e álcool.

TRANSPORTES: Cidades pequenas não tem linhas regulares de ônibus dentro de seu território.
Quando tem são para fazer o transporte da sede do município para algum bairro rural. Geralmente são poucas viagens por dia e portanto com pouca disponibilidade de horários.

Entre cidade pequenas e outras cidades da região ou a capital de seus respectivos Estados a oferta de transporte geralmente não é ruim (em Estados mais estruturados), porém costumam haver poucos horários para tal.

Há táxis, não há Uber.

Mito: -Em cidade pequena o cara nem precisa de carro, dá pra fazer tudo a pé.De fato para quem mora e trabalha e/ou estuda na mesma cidade, pode se sim resolver quase tudo a pé. Porém em algum momento será necessário ir a outra cidade da região, ou a algum sítio ou bairro rural e aí se fica dependente do transporte que tem as limitações que citei.
Fora que mesmo em cidade pequena a maioria das pessoas tem carro e/ou moto e sendo assim você nem vê essas pessoas na rua.

MULHERES E CONVÍVIO SOCIAL: Essa é uma das maiores matrixes de quem imagina a vida numa cidade pequena. Uma das maiores ilusões.

O ESTILO DE VIDA DOS MORADORES DAS PEQUENAS CIDADES NÃO DIFERE EM QUASE NADA DE UM MORADOR DE SÃO PAULO OU OUTRA CAPITAL BRASILEIRA.

Hoje está tudo muito parelho, a grosso modo todos tem as mesmas informações ao seu dispor e os hábitos são muito parecidos.
Esses "caipiras" matutos que alguns moradores de grandes centros imaginam estão em extinção. Em muitos lugares praticamente nem existe mais isso.

Mito 1: -Esqueça mulher prendada, mulher exceção etc. Nem em cidade pequena existe mais isso.

Aqui há divórcios, traições, mães solteiras e todo o combo de coisas relativas a relacionamentos que existem em qualquer outro lugar.

Mito 2: Como disse o Playboy em seu post existe a seguinte frase: "Em cidade pequena tudo mundo conhece todo mundo".

Não é bem assim. Sim, principalmente se você tiver raízes na cidade (pais, avós etc) as pessoas costumarão ter alguma referência ao sei respeito.

Mas o cara que mora numa cidade grande ao ver uma frase dessa imagina o seguinte: Pô , em cidade pequena todo mundo é amigo de todo mundo, o pessoal se ajuda é gentil etc, etc. Vai nessa...

Cidade pequena tem panelinhas, tem gente arrogante, gente boa, gente ruim, gente fofoqueira (não são poucos) e todo tipo de tranqueira que pode haver em qualquer grande centro.

Nem todo mundo se cumprimenta na rua com um sorriso nos lábios. Por fim, não as pessoas não conhecem todo mundo e muitos se conhecem apenas superficialmente, o que no fim das constas não altera nada.

Ponto Negativo: Tem mais gente cuidando da vida dos outros, curiosos e gente fazendo fofoca. Acho isso uma merda, mas paciência.

CONCLUSÃO GERAL: 

Quem mora em cidade média/grande e nunca morou numa cidade realmente pequena não deve ficar idealizando um paraíso, paraíso na terra não existe.

Sua vida numa cidade dessas pode ser melhor ou até pior que numa grande, isso depende de vários fatores.

Pra quem é jovem e tem que fazer a vida, não recomendo cidade pequena, a não ser que o cara passe num consurso ao menos razoável.

O ambiente porde ser favorável pra quem já se aposentou ou atingiu a IF ou quer mudar de vida e ponto final.

Acho que cidades entre 80K e 500K hab podem oferecer um custo benefício melhor, mas isso depende do perfil de cada pessoa."

Autoria anônima.
_______________________________________________________________
Obs. do editor: Corrigi alguns erros de digitação e adicionei formatação para facilitar a leitura. 

Fonte: https://peaoplayboy.blogspot.com/2018/09/como-e-vida-em-uma-cidadezinha-de.html

10 comentários:

  1. Fui eu o anônimo que escreveu esse texto.
    Fico satisfeito por ver que ele foi útil o suficiente para ser republicado reitero tudo o que havia descrito.
    Em cidade muito pequena as vezes tenho a sensação de estar numa gaiola. Mas como também ressaltei, há pontos positivos em cidades menores, o ponto principal é não romantizar muito, a maior parte do tempo a vida não é muito romântica seja em cidade grande ou pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo feedback - pensei em te consultar sobre o texto, mas acredito que vc tem suas razões para não se expor

      recentemente fiquei uma semana em São lourenço - MG, que tem 40 mil habitantes e voltei a pensar em morar no interior, pois são lourenço me pareceu tão perfeita quanto uma cidade pequena poderia ser. ar puro, culinário desenvolvida, espaços verdes, cinemas, lojas, padarias, ruas limpas, povo amigável etc.
      acredito que deve haver mais cidades assim no interior de minas e de SP: pequenas sem ser gaiolas

      abs!

      Excluir
    2. Scant moro numa cidade de menos de 10k hab ou seja menor que São Lourenço. 40k não é muito, mas já faz com que a cidade seja um pouco menos limitada e você não se sinta tão dentro de um Big Brother.
      Também conheço cidade com 30 e 40k e acho um pouco melhor nesse sentido.

      Você só vai ao meu ver poder fazer uma avaliação mais realista depois que estiver morando na cidade a algum tempo, aí você verá os defeitos, pontos fracos e conhecerá melhor algumas pessoas e a dinâmica social local.
      Não digo que tudo é ruim, mas afirmo que não devemos fantasiar muito, ter espectativas muito altas porque gente é gente em qualquer lugar.
      Morei em cidade grande, portanto falo com conhecimento de causa das duas realidades. Parte da sua percepção da vida em determinada cidade depende também do local onde você mora (vizinhaça e estrutura de sua rua ou bairro), vizinhança ruim faz com que nossa percepção ou mesmo qualidade de vida caia consideravelmente seja em cidade grande ou pequena.
      Interior de SP tem sim várias cidades organizadas e com bom desenvolvimento, em MG cidades assim estão ao meu ver mais no Sul de Minas e Triângulo Mineiro.
      Cidades grandes e seus problemas principalmente em países pobres e em desenvolvimento são apenas o resultado de uma série de questões educacionais, econômicas, culturais e estruturais de cada País.
      Fora que os moradores de grandes centros em grande parte e especialmente os não nascidos nessas localidades tem mentalidade explorativa. Estão alí enquanto a cidade lhes oferecer algo, mas sem apego e aptos a ao menos em tese se mudar assim que o que lhes for oferecido cair.
      Com isso ao meu ver gera-se uma falta de identificação e de espírito de pertencimento, cuidado ou mesmo de respeito pelo lugar em que se está vivendo. Isso em grande escala explica os problemas que temos de falta de respeto ao próximo, sujeira, degradação urbana, desorganização etc que vemos tão frequentemente em grandes centros.

      Excluir
    3. não tenho muitas expectativas em relação as pessoas, mesmo que aqui no RJ so me relaciono com poucas pessoas - relacionamentos profissionais e parentes de minha mulher. meus parentes afetivamente proximos morreram ou vivem fora do pais
      minha expectativa é mesmo em relação a infraestrutura - ruas sem buracos e alagamentos, serviços publicos minimos, restaurantes, lojas etc
      o que vi em Sao lourenço foi a possibilidade de ter tudo isso e continuar anonimo, como vivo no rj

      já morei um semestre em uma cidade de rural de menos de 20 mil habitantes e achei esquisito - tenho 1,87 e me destaco nesses lugares cheios de gente mirrada. no centro dessa cidadezinha de 20 mil não devia nem ter 10 mil pessoas, pois a cidade era rural e muita gente vive em sítios espalhados pelo município

      as metropoles estão perdidas - aqui no RJ e sair de noite só conhecendo muito bem por onde anda e tendo sorte - isso gera uma vida em uma gaiola também



      Excluir
  2. Acho que já li este texto no blogue anterior.

    Sou Recifense e morei em três Estados nordestinos. Há mitos sobre viver no interior. Especialmente o da "mulher prendada". Hoje em dia, em qualquer lugar, é quase tudo a mesma coisa.

    Penso que viver em metrópole não presta. Mas cidade pequena demais, também não é legal. Como você disse, em torno de 100 a 500 mil hab, está ok.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. texto repostado
      metrópole é lixo e mulher acho que depende da sorte
      abs!

      Excluir
  3. Talvez a "fase" de se viver em uma cidade pequena seja a da IF, onde você não precisa correr atrás de grana! Ou ser concursado em um órgão que pague bem! Neste último caso, você acaba sendo conhecido pelo status do cargo. Isso pode facilitar algumas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para concursados, o interior é melhor ainda
      pode-se economizar bastante, montar um pequeno negócio ou mesmo continuar estudando, pois hoje em dia a internet permite tudo à distância

      abs!

      Excluir
  4. Eu só queria ser amado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua família te ama e, ainda que ela não te ame, você se ama e Deus também
      sinta-se duplamente amado

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!