[Livro] Investir em Imóveis (2013)


1 - Introdução


Publicado pela editora Évora, passei a me interessar mais pela obra ao folhea-la numa livraria (comprei pela web, claro).  São 128 páginas que muito acrescentam.



- Por que investir em imóveis? A explicação é simples; é um tipo de investimento menos sujeito (mais resistente) a variações negativas do mercado e do governo (lembra do confisco da poupança?)

- A venda de imóveis: Quando vender um imóvel procure uma imobiliária especializada no tipo de imóvel que deseja vender.  Exemplo: Não é o ideal procurar uma imobiliária urbana para a venda de um lote rural.

- Cuidados legais: procure um advogado experiente e confiável da área imobiliária, pois é melhor pagar os honorários dele do que perder anos de economia.

- Administração imobiliária: o investidor deve colocar o imóvel em nome de uma pessoa jurídica, com previsão no contrato social de locação de imóveis, para obter um melhor tratamento tributário.



2 - Guia Rápido



Definir localização ideal, tamanho, preço, parcelas adequadas ao bolso, estágio da construção, número de vagas, planta do apartamento, lazer para crianças e adultos, segurança, insolação (face norte), frente, fundos.

1. Onde procurar anúncios de imóveis 
— Anúncio via internet; — Site das empresas vendedoras; — Site das incorporadoras (ver listagem dos maiores no site da Bolsa de Valores); — Anúncios em jornais e Secovi; — Revistas; — Anúncios em canais específicos da televisão; — Panfletos em restaurantes; — Placas no local.

2. Cuidados ao observar os anúncios
— Checar as informações fornecidas quanto ao produto; área (m2) útil; memorial descritivo; localização na torre; face de melhor insolação, número de vagas (cobertas ou descobertas); lazer; decoração dos halts térreos; equipamentos de ginástica; possíveis obstruções de vistas; vizinhança; — Verificar sempre a tabela de vendas com parcelas intermediárias. Cuidado com a ilusão da parcela mensal durante a construção, que pode ser bem menor do que a do financiamento após as chaves. Veja bem se pode assumir tal compromisso.


3. Perguntas que precisam ser feitas no stand de vendas
— Normalmente o stand de vendas é o local onde o cliente fica encantado. Hoje, se apresentam, em quase todos os casos, apartamentos/casas com modelos decorados; — Examine bem a maquete, os painéis de vendas, plantas, fachadas, memorial descritivo do apartamento, etc.; — Prazos de entrega (tolerância); — Evite fechar negócio por impulso. Faça bem consciente, principalmente pelos compromissos financeiros assumidos.

4. Estudar a região
— Veja pontos que são fundamentais para a valorização do imóvel; conheça a vizinhança, converse com os moradores, o zelador do prédio ao lado, converse com os taxistas do ponto da esquina.

4a) Residencial - Junto a parques; — Transporte fácil (metrô, monotrilho); — Escolas (que dê para ir a pé); — Supermercados de qualidade; — Shopping center e centros de conveniências; — Academias; — Ruas largas, arborizadas e calmas, sem barulho excessivo; — Não ter feira na porta; — Não ter casas noturnas na vizinhança; — Rota de avião. 

4b) Comercial — Avenidas importantes; — Infraestrutura de transporte (metrô, terminal de ônibus, etc.); — Infraestrutura de alimentação e de serviços complementares.

5. Assessoria de advogado
— Verificar registro do memorial da incorporação no Cartório de Registro de Imóveis, onde está arquivado e registrado o projeto aprovado pelos órgãos competentes, convenção de condomínio e o memorial descritivo de todo empreendimento com áreas e número de apartamentos; Pedir a minuta de contrato para analisar as cláusulas com advogado experiente no assunto; — Na compra de terceiros, cuidados redobrados na documentação.

6. Oportunidades para conseguir descontos e planejamento financeiro 
— Ver se a forma de pagamento da tabela de vendas cabe no orçamento, não onerando mais que 25% a 30% do rendimento familiar; — Valor das parcelas intermediárias, semestrais e anuais; índice de correção destas, mês-base de referência do contrato; — Valor das parcelas de chaves; — Prestação pós-chaves, financiamento bancário, ou direto com o incorporador, cuidado com o cálculo das prestações com juros, pois pelo prazo longo as parcelas podem aumentar muito; — Caso a renda familiar permita, é melhor fazer um financiamento no prazo mais curto porque o valor não altera muito; — Procure o menor prazo possível para pagar menos juros; — Parâmetros de descontos da taxa básica de juros (CDI); — Antecipar parcelas com prazo mais longo (ex. parcelas de chaves); — Se possível, pague à vista e negocie desconto; — Não deixe de fazer uma proposta, pois dependendo da necessidade do vendedor, e da política da empresa incorporadora no momento, ela pode ser aprovada; — Use o corretor para te ajudar no negócio; — Cuidado com "negócios da China" (galinha morta).

7. Como verificar idoneidade das companhias
— Procure conhecer e visitar empreendimentos que as empresas já entregaram; — Veja a qualidade do empreendimento, detalhes do acabamento, prazos respeitados, satisfação dos clientes; — Procure se informar da situação da empresa, se for listada na BM&FBo-vespa, você pode obter informações a respeito na CVM (www.cvm.gov.br).


8. Tipos de imóveis que costumam ter mais liquidez e mais potencial de gerar renda de aluguel 
— Localização é fundamental; — Qualidade do produto (planta, empreendimento, acabamentos, etc.); — Quanto à fatia de mercado que o imóvel se enquadra, temos maior ou menor quantidade de compradores. No nosso caso, pequeno inves-tidor, sugiro imóveis menores, tanto residenciais como comerciais, e com as características descritas no item 4. 

3 - Blogs sobre o tema


Essa parte não está no livro, mas vale a pena aprender com o trabalho de colegas da blogosfera. Em especial com:




4 - Conclusão 


Investir em imóveis é um assunto complexo, pois exige conhecimentos jurídicos, de engenharia,  e também uma boa visão empresarial.


Recomendo a leitura.



Grande abraço!



_______________________________________________________________


2 comentários:

  1. "4. Estudar a região", para mim, este é o principal ponto.

    Se hoje surgissem milhões em minha conta bancária, edificaria imóveis na cidade onde vivo, pois viveria tranquilo com os aluguéis (população flutuante muito grande aqui) e deixaria um baita legado à minha filha.

    Além disso, gosto de construção. Gosto de lojas de material de construção e de conhecer sobre o setor. Seria até o zelador se tivesse saco, pois acho interessante cuidar de casa. Ferramentas me atraem e cuido bem das minhas. Sou o cara que sempre tem buchas e parafusos quando alguém precisa.

    Já pensei nisso: investir em imóveis. Mas não seriam casas, seria mais prédio de apartamento. Já construí, aluguei, vendi e ganhei bem com isso. No momento, tenho apenas uma casa alugada. Mas é boa. Só dei um tempo nessa ideia porque, realmente, não estou num ritmo bom para acumular patrimônio e nunca busquei IF assim.

    Entendo os caras que buscam isso, têm suas carteiras, investem... Acompanho blogues sobre o assunto, aliás, quando sobra tempo. Mas, olha só, se eu chegar à velhice com minha filha independente, tendo minha aposentadoria para me manter com decência e o plano de saúde que possuo hoje, está de boa. Pensamento pequeno? Pode ser. Só que vi e vejo muito caras velhos com um baita patrimônio, mais do que precisam, já cansados da vida. Viajar, curtir a grana acumulada? A idade cobra seu preço. Pessoas podem morrer cedo...

    Tudo o que mais gosto na vida, beber, comer e foder... é o que mais me abandonará com o avanço da idade.

    As variáveis são extensas, acerca do que penso. Mas, por enquanto, não vejo mesmo muita vantagem em viver investindo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "não estou num ritmo bom para acumular patrimônio e nunca busquei IF assim." - com sua experiência talvez fosse interessante pensar nisso como um hobbie remunerado. Se não quiser gastar tanto capital em apartamentos, recomeçar com casas poderia tornar esse processo menos custoso em tempo, dinheiro e complexidade.

      "Pessoas podem morrer cedo..." - daí a ideia de recomeçar pequeno e sem pressa: se morrer cedo não perdeu as noites de sono, pode curtir a vida e ainda deixa um patrimônio mínimo ou médio para a próxima geração.

      se tudo der certo: "baita legado à minha filha." se tudo der errado: para o ser humano comum, é mais fácil administrar casas alugadas do que carteiras de investimentos

      recomeçar pequeno, te dará a chance de rever as extensas variáveis

      abs!


      Excluir

Memento mori...carpe diem!