Imóvel para Moradia - Estratégias para comprar (2019)


 
Foto de Sarah Trummer no Pexels



1 - Introdução


Ultimamente me veio a ideia de juntar dinheiro novo por alguns anos para comprar um imóvel.


Isso, porque dentro da educação financeira o ideal seria poupar antes em Renda Fixa e, quando tiver o valor, comprar a vista.


No presente post vou elencar as dicas que coletei no fórum do Bastter, mas a sistematização é minha.


2 - Em qualquer Caso 


2.1 - Reserva de emergência - Manter reserva de emergência: pelo menos 6 meses de despesas fixas mensais em poupança

2.2 - Liquidez - nunca perder sua liquidez, ou seja, nunca gastar o patrimônio inteiro para para comprar um imóvel.

Valor do imóvel ou reforma: não pode ser superior a 50% do seu patrimônio - esse percentual e variável, pois nunca se deve perder a liquidez para se comprar um imóvel. De qualquer forma, o imóvel deve caber no orçamento e na realidade socio-financeira do comprador.

2.3 - Dívidas - Quitar ou evitar dividas em geral


Financiamento - evitar ao máximo, somente financiar se tiver saldo no FGTS alto e tiver um plano rápido para quitação da dívida do imóvel.


3 - Adquirir Imóvel Pronto


3.1 - Contratar um advogado: esse profissional é necessário para verificar a situação jurídica do imóvel e do vendedor, além de fiscalizar as cláusulas contratuais e demais formalidades.


3.2 - Não comprar imóvel na planta: o risco de comprar na planta é alto em razão de várias possibilidades e não necessariamente é mais barato que comprar um imóvel pronto. Pode acontecer por exemplo:


- Justiça embargar a obra
- Terreno ter alguma irregularidade descobertas posteriormente
- Invadirem o prédio na fase final
- Morrer gente na obra e a fiscalização paralisar tudo por vários anos


3.3 - Gosto e felicidade da família - elementos subjetivos, mas importantes: agradar a si mesmo e à família é importante no momento de escolher sua moradia.


Obs.: tenho um post sobre como escolher imóvel para alugar, mas que pode ser interessante de ler na hora de escolher um para comprar.

3.4 - Planejamento na Carteira de ativos - é interessante adquirir títulos do tesouro direito com vencimento próximo data prevista para a compra do imóvel. 


  • O ideal seria comprar apenas tesouro IPCA, mas como nem sempre se encontra esse título com data de vencimento compatível com nosso planejamento, a solução é comprar tesouro SELIC. De qualquer forma, deve-se acrescentar 6% sobre o custo do imóvel para pagar as despesas da transação, inclusive o ITBI.

4 - Construção ou reforma


4.1 - Contratar um arquiteto - sem arquiteto não há projeto e sem projeto não há como se calcular os custos da construção ou reforma.

4.2 - Custos - além de serem calculados com base no projeto, recomenda-se fazer uma reserva adicional de  20 a 25% do valor inicialmente calculado como custo da construção ou reforma em razão de imprevistos.


  • Obs.: creio que vale a pena criar uma planilha ou outra forma de registro para anotar as váris compras de material e o custo delas durante a reforma. A experiência do Jotabê é interessante em um momento desses.



5 - Outros cuidados



  • "Na hora de comprar a casa, compre aquela de que você gosta.
  • Apoie o síndico do seu prédio. Ele está prestando o serviço que você não quis: se tiver queixas, converse com ele, a sós, civilizadamente. Se isso não resolver, reclame na reunião.
  • Comprar a casa mais velha - ou a menor - de uma rua boa é muito mais negócio do que comprar a casa mais nova - ou a maior - de uma rua ruim
  • se for comprar um apartamento antigo, escolha um prédio sólido e em boas condições. A portaria não precisa ser luxuosa. Uma portaria simples, mas limpa, não atrai assaltantes, e o condomínio é mais baixo.
  • uma vista mais bonita melhora a qualidade de vida e valoriza a sua casa
  • se você está à frente da reforma da sua casa, trate os pedreiros como ser humanos. Sorriso, café e água fresca ajudam, mas não precisa distribuir bombons
  • o mais importante numa casa é a chamada "boa ossatura". Portanto, durante a reforma, questione se as janelas estão no lugar certo ou se a porta de entrada não ficaria melhor se fosse dupla.
  • A casa tem que funcionar para você, e não você funcionar para a casa.
  • nunca deixe um arquiteto, ou decorador, impor-lhe um estilo
  • gaste tempo resolvendo a iluminação
  • se você mora sozinho, quadros encostados em vez de pregados na parede e a ausência de armários embutidos dão ao apartamento uma sensação refrescante de impermanência
  • se você comprar um imóvel para vender, pinte de branco
  • canos: disfarce os canos aparentes, no banheiro ou na cozinha, pintando-os da mesma cor da parede. mas para dar um efeito de escultura, pinte os canos aparentes numa cor contrastante" (Beth Lima)

6 - Conclusão


Monte sua reserva de emergência, quite suas dívidas, monte uma carteira de renda fixa com tesouro direto para adquirir, construir ou reformar um imóvel.

Grande abraço!



____________________________________________________________________



Tirei esse esquema do livro do Halfeld. 

8 comentários:

  1. Tema complicado porque envolve muitos elementos subjetivos, em especial algo similar ao que você falou sobre a felicidade sua e da família.

    Já construí, já comprei pronto, já reformei mais de um etc.

    No final das contas, acho que somos mesmo guiados pela vontade de ter um lugar para chamar de seu. E esse apelo emocional é positivo. Ter uma casa faz bem à saúde.

    Quanto a financiamento, pode ser uma boa. Se você encontrou algo bom, onde quer viver, mas está sem grana, caia de cabeça nessa. Aluguel é muito estúpido, quando se sabe onde se vai viver no longo prazo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, acho que a parte mais complicada é achar um imóvel que se goste
      pelos preços atuais aqui no rj, parece que comprar um terreno ou uma casa caindo aos pedaços, derruba-la e construir é a melhor opção

      abs!

      Excluir
    2. "Aluguel é muito estúpido, quando se sabe onde se vai viver no longo prazo."

      Sim, inteligente é alugar dinheiro dos bancos através de financiamento imobiliário, os ajudando a lucrar bilhões todos os anos.

      Excluir
    3. A vida não é tão simples, caro anônimo.

      Muitas vezes, o sujeito realmente não tem mais como encontrar sobra no orçamento para investir e, mais à frente, comprar à vista um imóvel. Algumas pessoas sustentam família, inclusive pais. E a única sobra seria mesmo o que se gasta com aluguel. O que fazer? Passar toda a vida sendo esperto pagando aluguel?

      Noutras vezes, você encontrar AQUELE imóvel perfeito, mas está sem grana. Vai deixar passar a oportunidade?

      E financiamento pode ser um bom investimento. Eu mesmo tenho uma casa financiada e alugada. O que recebo de aluguel de pessoas inteligentes é quase o valor da parcela do financiamento. Um dia, a casa estará quitada por pessoas sábias e será totalmente minha. Estará valendo bem mais do que hoje (mesmo que a valorização seja apenas orgânica) e poderei vender ou manter alugada a outras pessoas espertas.

      jeniau!!!

      Excluir
    4. tenho um colega que no começo do programa minha casa minha vida conseguiu um financiamento a juros baixos e conseguiu alugar extraindo da valor do aluguel o pagamento do financiamento: o imóvel perfeito existe, mas é uma questão mais de sorte do que de planejamento
      quem sou para discutir com a sorte?
      se deu bem

      Excluir
  2. Fala Scant! O ideal é ter o seu próprio teto, mas não importa o caminho, financiamento ou aluguel, o povo cada vez mais está fodido, está dificílimo ter uma vida digna, ainda mais no bostil. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito.
      Sou servidor público e percebo que ganho bem, em relação a grande maioria. Mas mantenho os pés no chão e sei que a MAIORIA, se está com comida na mesa, já se dá por grata, pois o mercado de trabalho brasileiro é osso, o custo de vida é alto e não há retorno a nossos impostos!
      Aí vá propor ao cidadão médio que pague aluguel e, ainda, invista em renda fixa para mais à frente comprar um imóvel próprio! O cara vai perguntar em que país você habita.

      Excluir
    2. sei que o caminho mais difícil e lento pode ser inconveniente

      para o cidadão comum, que ganha salário mínimo, sei que é quase impossível, pois com tão pouco dinheiro fica complicado até pagar despesas básicas, como alimentação, água etc

      para o cidadão, que ganha 10 salários mínimos, fica bem mais simples seguir a ideia desse post: os conselhos do post são para classe média, pois ser classe baixa e ter carteira de investimento é quase impossível no Brasil

      Imóvel dos sonhos - é possível de acontecer, mas se não acontecer o jeito é juntar dinheiro e escapar dos juros do financiamento. Se for juntar, o ideal é renda fixa no tesouro direto.

      claro, que a vida não é tão simples assim, mas se tudo der certo parte financeira, renda fixa parece ser a melhor solução

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!