[Filme] Entre a Luz e as Trevas (1993)/ The Hour of the Pig




Até onde sei, só saiu no Brasil em VHS, mas no exterior tem versão em DVD









Introdução







Durante a faculdade, fui obrigado a ver esse filme em uma aula de filosofia. 





Na época não me importei muito com o enredo, pois só pensava em concurso público; mas a estória é boa e tem muito a nos ensinar sobre uma outra época do história humana.






Conforme explica Chico Pasolini:





"A primeira cena é hilária e resume bem o espírito da obra. Um homem seminu e uma jumenta, colocados lado a lado, com a corda no pescoço, diante de uma platéia ávida e acostumada com o espetáculo do enforcamento, recebem a sentença.


O homem,foi condenado pelo fato de ter violado a jumenta, algumas galinhas, duas ovelhas. A jumenta, por ter se entregue aos prazeres da luxúria, sem criar barreiras ou objeções. Os rituais vão começar quando,de repente, tudo para. Um soldado traz, por escrito, o perdão do rei. O homem, aliviado, sorri. Triste engano, a absolvição é para o animal. A platéia aplaude. A jumentinha volta para casa e o homem morre pendurado pelo pescoço.


Após essa introdução, somos apresentados ao protagonista, um jovem e idealista advogado de defesa (Firth, antes de virar o namoradinho de Bridget Jones) que chega a uma vila no interior da França e se depara com miséria, violência e um sistema judicial totalmente corrompido pela nobreza local, cujo maior expoente é o senhor Jehan D´Auferre (Nicol Willianson).


Torna-se amigo do pároco local (Sir Ian Holm), cujo passatempo predileto é transar com mulheres casadas, e se envolve emocionalmente com uma imigrante egípcia (a tunisiana Annabi), vítima da pobreza e do preconceito racial.


Passa a atender vários clientes, até ser obrigado a defender um porco, pertencente a egípcia, que supostamente teria assassinado um garoto judeu. No decorrer do processo, será ameaçado e descobrirá que o animal é um mero pretexto para esconder o verdadeiro criminoso, que se esconde sob os véus da riqueza e do poder. "








Por que Ver?







  • Para perceber que o sistema judicial no passado era bem pior que o atual.



  • Para entender a necessidade de bons advogados,



  • Para ficarmos alegres por termos sobrevivido à idade média.








Conclusão






Não é um filme essencial e a estória pode ser lenta em algumas partes. 





Contudo podemos perceber que muitas das dificuldades que ocorriam na idade das trevas continuam ocorrendo hoje, porque o tempo passa, mas o homem não muda, principalmente onde há miséria e corrupção.



Grande abraço!





______________________________________________________________________








Sites Consultados:






  • https://benditosfilmes.blogspot.com.br/2006/01/o-defensor-de-porcos.html









8 comentários:

  1. Ao menos se fez justiça com a jumentinha.

    "Para perceber que o sistema judicial no passado era bem pior que o atual."
    Tenho minhas dúvidas.

    "Para ficarmos alegres por termos sobrevivido à idade média."
    Mantenho minhas dúvidas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, pelo menos com a tecnologia temos mais qualidade de vida
      claro que muitas coisas podem ter mudado pra pior, mas ainda prefiro corona virus a peste negra

      abs!

      Excluir
    2. "mas ainda prefiro corona virus a peste negra"

      O coronga mata pouco dentro de um restrito grupo de risco, em regra. As pessoas se arrependerão do que deixaram de fazer devido a este vírus. Mas, sobre infecções, acredito que não tardaremos a vivenciar algo tão ou mais catastrófico quanto a peste, e isso com o mundo entupido de pessoas para alimentar e fornecer alimentos. Alguma grande infecção está a caminho.

      Excluir
  2. Parece-me pouco provável que possa ser encontrado em alguma Netflix da vida, o que é uma pena. Fiquei com muita vontade de vê-lo. Dentro dessa linha de exibição da miséria e obscurantismo da Idade Média, existe num filme italiano que é absurdamente engraçado e um clássico no melhor sentido da palavra: "O incrível exército de Brancaleone". Para finalizar, concordo (infelizmente!!!!) com o Neófito. Para mim, o futuro da humanidade é mais que sombrio. E isso é triste demais, pois penso em meus filhos e netinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://subyab.com/sub/subtitles/the-advocate-the-hour-of-the-pig
      https://mega.nz/folder/RU1CWCaQ#Xt_fZopt57HbTxLZfAMP5w

      Excluir
    2. http://legendas.tv/download/98e28246e0a9d9479070ec54f2e6e476/The_Advocate/The_Hour_of_the_Pig_DVDRip_XviD

      Excluir
    3. valeu pela dica
      nos links acima (não são meus) vc consegue o filme
      tem coisa boa na idade média tb:
      https://scantsa.blogspot.com/2020/09/livro-idade-media-o-que-nao-nos.html

      "triste demais, pois penso em meus filhos e netinhas" - imagino que seus pais / avos que viveram a 2º guerra mundial podem ter pensado a mesma coisa e os pais deles que viveram a 1ª grande guerra podem ter tido pensamento semelhante

      enfim, vamos vivendo

      Excluir
    4. Obrigado pela dica! Quanto aos pais e avós a ameaça era só política (medo do comunismo) e econômica (a família de meu pai era bem de vida, quebrou durante a segunda guerra e nunca mais se reergueu). Não havia a pegada ambiental.

      Excluir

Memento mori...carpe diem!