[Gibi] Holy Avenger (1999-2003)








Introdução






Li mais sobre RPG do que joguei.





Minha principal fonte sempre foi a ressuscitada Revista Dragão Brasil


Essa revista sempre foi algo acima da média no mercado nacional: boas resenhas, contos e até alguns quadrinhos com um toque de humor brasileiro. Tudo feito sem desprezar a inteligência do leitor.


Em algum momento há cerca de 20 anos, os escritores da revista resolveram criar com sucesso um RPG de fantasia que foi chamado de "Tormenta".




Quadrinhos Nacionais




A revista gerou vários projetos no mercado nacional de quadrinhos, alguns dos quais só tive acesso por meio de scans, tendo  como principal roteirista o Marcelo Cassaro.




Quando Holy Avenger (1999-2003) foi lançada não me preocupei em adquirir, pois era uma época que não tinha dinheiro pra isso, mas anos depois a "versão definitiva" em capa-dura foi lançada e resolvi cofrar. Demorei uns 5 anos para começar a ler, mas valeu a pena. Uma coisa interessante do universo de Tormenta é que vários personagens que só apareciam na antiga Dragão Brasil migraram para Tormenta, obtendo assim mais consistência enquanto personagem ficcional.

Holy Avenger me impressiona pelo projeto gráfico como um todo, ainda que a estória seja mais destinada a adolescentes que ao público mais velho, do qual faço parte.




Essa bela coleção não deixa nada a dever a quadrinhos estrangeiros de mesmo segmento e é uma pena que haja tão poucas compilações oficiais de quadrinhos nacionais tão bem feitos. Republicações completas em material de qualidade de trabalhos esgotados são raríssimas.




Conclusão








Recomendo Holy Avenger  para o Público-Alvo adolescente.



Uma pena que iniciativas assim sejam tão raras.



Grande abraço!








____________________________________________________








4 comentários:

  1. Uma coisa que chamou minha atenção é que o traço super bem feito do desenho lembra desenhos japoneses. É isso mesmo? Se for, seria uma estratégia de marketing voltada para o público alvo ou uma especie de neocolonialismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estratégia de marketing voltada para o público alvo - nos anos 90 o estilo oriental de desenhar estava em alta e escolheram desenhistas que pudesse reproduzir esse estilo - tem umas fotos no meu instagram (https://www.instagram.com/p/CEPWcJGhORF/)

      Excluir
  2. RPG é algo obscuro para mim. Passei a infância vendo pessoas mais velhas jogando, entre dados e cadernetas de anotações. Mas nunca joguei!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente joguei uma ou dois vezes, era uma otima forma de socialização
      é como construir uma estória em grupo em tempo real , ainda que a maior parte dela só exista na sua cabeça. coisa de nerd

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!