[Franquia] Karate Kid e Cobra Kai (1984-2018)

 



Karate Kid é uma trilogia clássica de artes marciais dos anos 80 (o 4º filme pra mim não existe).

Talvez porque os americanos não sabiam nessa época fazer filmes desse gênero, o foco da estória é muito mais na parte filosófica do que no desenvolvimento corporal. Isso significa também que as coreografias não muito boas, mesmo assim o filme marcou a geração.


Quem nunca quis achar um mentor oriental mestre de karatê na infância que atire a primeira pedra, pois eu queria, mas nunca achei. Meus professores de artes marciais nunca trabalhavam adequadamente a parte filosófico e teve um que falava mais em mulher do que qualquer outro assunto relacionado a técnicas de luta.

Ultimamente, os anos 80 têm estado em alta. Basta lembra do sucesso de Stranger Things (2016). Isso não se deve somente a uma onde de saudosismo - roteiros bem construídos e um bom elenco tornam qualquer época interessante. 


Cumprindo esses quesitos, Cobra Kai consegue, mesmo com alguns clichês, se tornar interessante ao mostrar um certo conflito geracional de valores entre a visão de mundo oitentista e a do mundo atual.

Assisti a primeira temporada do seriado e pude ver que principais elementos da trilogia clássica estão lá, menos Pat Morita (que bom que não usaram computação gráfica para criar um fantasma).

Enfim, imperdível para fãs.

Grande abraço!

____________________________________________________



2 comentários:

  1. Olá, Scant.

    Hoje em dia, as ruas estão cheias de velhos querendo ser mentores de jovens inexperientes.

    Ainda não vi Cobra Kai pq me falta paciência para série no momento. Mas, cara, Karatê Kid... quem nunca tentou dar aquele chute que atire a primeira pedra. E gostei do filme com Hilary Swank. Foi legalzinho. Mas passei longe do remake.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se assistir o primeiro capitulo, já dá pra sentir o clima.
      o seriado do van damme na amazon tb é engraçado
      "Hilary Swank." - só me faltou esse
      o remake tb não tive vontade de ver

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!