Páginas

:)

01 maio, 2021

Vídeo-Aulas: Como Organizar



Com videoaulas você pode "voltar o tempo" e entender melhor.

I - Introdução


Atualmente é muito fácil encontrar aulas pela internet, cursos online, como o CERS se popularizaram. No youtube, por exemplo, é possível assistir centenas de vídeos gratuitamente.

Há 12 anos, não havia grande oferta de vídeos didáticos pela web, mas algumas raras vezes era possível encontrar o áudio de grandes cursos preparatórios para concurso da época, como o Praetorium compartilhados por alguma alma bondosa.
Até hoje lembro do áudio do curso de Direito Penal do Rogério Greco, que ajudou a alargar minha visão sobre a matéria enquanto ainda estudava em uma Unesquina.
Nessa época, aqui no RJ era comum a comercialização de vídeos-aulas por meio de VHS, por empresas como a Telejur e a Concursos via Vídeo, e, posteriormente, em DVD.

 

II - Como organizar?




a) Computador

Clique para ampliar

No computador, dividir por assunto, ordem alfabética ou outro critério que você estipule. Numere as pastas para que elas estejam sempre na mesma ordem e pronto.

Atualmente, defendo que devemos assistir uma vídeo aula apenas uma vez e gravar o áudio durante essa atividade. Em caso de  dúvida, no futuro, voltaremos ao aúdio para resolvê-la. Fora que salvar apenas o  aúdio gera arquivos menores e mais simples de serem utilizados no futuro (pode-se ouví-lo enquanto se corre ou mesmo durante a arrumação do lar).

Na verdade, para estudantes experientes, raramente se precisará ver por uma segunda vez a vídeo-aula. Normalmente, bastam as anotações tomadas durante a aula para se lembrar dos tópicos relevantes. Além disso, dúvidas pontuais podem ser tiradas na pesquisa dos livros ou mesmo na internet 


Em se tratando de aula cujo vídeo esteja hospedado no youtube, salve o link nos Favoritos seu navegador de forma organizada para facilitar a continuidade do estudo.


Otimizações:


a.1 - Para assistir vídeos mais rápido: aumente a velocidade de reprodução do vídeo, seja pelo programa VLC seja pelo Youtube, versão desktop. Muito cuidado para que a velocidade de reprodução não prejudique a absorção da matéria.

Também é recomendável diminuir a velocidade dos vídeos quando o professor falar rápido demais. Um exemplo: aulas do Professor Frederico Amado.

Se você não sabe como fazer isso, selecionei duas páginas que explicam:

a.2 - Faça o VLC automaticamente salvar/restaurar a posição de reprodução com o Srpos Plugin (não funciona em versões mais recentes, mas outros players que fazem issso automaticamente):
“O VLC é um grande reprodutor de mídia, mas ela não tem uma característica bem básica, mas muito importante: uma opção para reiniciar a reprodução a partir de onde você parou.
No entanto, VLC suporta plugins e há um chamado Srpos (disponível para Linux e Windows), que faz exatamente isso: ele permite que o VLC salve automaticamente a posição de reprodução quando você fecha o player e inicia automaticamente a reprodução a partir da mesma posição quando você abrir o arquivo novamente.” [referência: edivaldobrito.com.br]

a.3 - o melhor programa que achei para gravar telas e áudios foi o ZD Soft Screen recorder.


a.4 - fireshot - ótima extensão do chrome para dar prints na tela durante as aulas (o ZD soft também pode fazer isso)



b) Caderno

Se o meio digital pifar, pelo menos tenho o registro escrito de onde parei.

Reservei um caderno só para poder anotar meu progresso e para isso dividi o caderno de acordo com as matérias e coloquei etiquetas na lateral para poder acessar mais rapidamente o conteúdo.

No interior dele, na respectiva matéria, divido os vídeos conforme o número de blocos ou aulas e a cada bloco ou aula assistido faço uma marcação conforme a imagem abaixo.





Obs.: atualmente, não mais utilizo o caderno, pois assisto as aulas apenas uma vez e depois gravo o áudio. Qualquer anotação extra, faço diretamente no nome do arquivo ou na pasta em que eles estão armazenados no PC. Além disso, o curso online que faço grava o andamento das aulas, marcando as aulas já assistidas.

Onde Armazenar?




Pelo grande tamanho dos arquivos das aulas só recomendo o uso de hds externos ou internos. 

Obs.: para arquivos apenas de áudio, tenho utilizado o Gdrive com sucesso até o momento.

Dependendo da importância, pode ser necessário ter um segundo HD de mesma capacidade para backup.

III - Conclusão


A maior utilidade das aulas, em vídeo ou não, é possibilitar ao aluno a compreensão da matéria, pelo entendimento do raciocínio exposto didaticamente pelo professor. 
"Às vezes ouvir uma explicação de uma forma ligeiramente diferente pode fazer sua mente encarar o problema de um novo ângulo e despertar a compreensão."
Aulas normalmente não são profundas o suficiente pra substituir a leitura de livros e a feitura de exercícios, quando o estudante alcançará sua própria compreensão e domínio.

Ao aprender qualquer nova habilidade ou disciplina, precisamos de muita prática variada e em diferentes contextos, pois isso ajuda a construir padrões neurais de que precisamos para tornar a nova habilidade uma parte natural de nosso modo de pensar.

Grande abraço!


________________________________________________________________


Sites consultados:

  • http://br-linux.org/2014/01/faca-o-vlc-automaticamente-salvarrestaurar-a-posicao-de-reproducao-com-o-srpos-plugin.html 
  • http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/06/como-alterar-velocidade-de-reproducao-de-videos-no-youtube.html
  • http://www.edivaldobrito.com.br/faca-o-vlc-automaticamente-salvarrestaurar-posicao-de-reproducao/ 
  • http://www.ehow.com.br/alterar-velocidade-reproducao-vlc-como_360297/
  • http://acervoscantales.blogspot.com.br/2014/04/organizacao-onde-guardar-seus-scans.html
Post de 08/17 Atualizado em 05/2020

2 comentários:

  1. Olá, Scant.

    Post legal, especialmente pelas dicas de ferramentas eletrônicas.

    Quando eu estudava, não tinha recursos assim. É uma mão na roda hj em dia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu

      "Quando eu estudava, não tinha recursos assim" nem eu, acho que só falta criarem hologramas com inteligência artificial nos moldes do sci-fi

      abs!

      Excluir