Método de Relaxamento Olaviano

 



Eu queria começar esta aula ensinando para vocês um método de relaxamento que eu mesmo inventei, há muitos anos, e que tem dado os melhores resultados possíveis. Ele foi concebido, precisamente, na intenção de que ao obter um relaxamento mais profundo, o indivíduo permanecesse inteiramente consciente e atento. Quer dizer, um relaxamento que, embora possa ser usado para dormir também, não foi feito para isso. 

A idéia é manter a atenção ativa enquanto você se desliga de toda a agitação corporal e obtém um estado muito propício pra penetrar em camadas mais profundas, mais permanentes, mais duradoras da consciência. O método é o seguinte: evidentemente você tem de ficar em um quarto escuro – não pode ter luz, não pode ter nada – seguro de que não será interrompido. Qualquer interrupção pode ser, realmente, muito má, muito prejudicial. Se houver alguém na casa peça, por favor, para que não o interrompa por um tempo X. E a pré-condição para o método é você precisa conhecer um pouco a anatomia do esqueleto humano. 


Você tem de olhar para vários mapas do esqueleto, e embora não precise conhecer os nomes dos ossos, você precisa saber visualizar o esqueleto humano. Você fecha os olhos e tenta imaginar o seguinte: em cada junção e articulação de ossos, uma por uma, a começar pelo topo da cabeça, e depois descendo, imagine que elas se separam um pouquinho, se afastam um pouquinho. Como neste desenho – não sei se está claro? – no primeiro seria a articulação normal, e no segundo, a articulação afastada


Você fará isso junção por junção, articulação por articulação. Partindo do topo da cabeça, há uma divisão bem no meio, você imagina que ela se separa um pouquinho. Na fronte, a se separa também, depois na lateral da cabeça. Passa-se para as vértebras, uma por uma, se afastando. Como se o seu corpo estivesse crescendo, esticando um pouco. Você vai fazendo

isso, com muita atenção, até chegar aos ossos dos dedos dos pés. Você não conseguirá fazer isto se não estiver atento, mas você estará atento exclusivamente a isto. Quando você terminar, quando chegar aos dedos dos pés, a sua atividade consciente estará totalmente separada de qualquer estimulação sensível, e ao mesmo tempo estará muito consciente da presença do corpo humano. 

 

Ao mesmo tempo em que você vai fazendo isto, automaticamente, você vai perceber sua sensação de peso aumentar muito. Como se o seu corpo, na medida mesma do relaxamento, fosse se apoiando no chão, ou na cama, com mais densidade. Esse exercício tem um efeito tremendo. Quando inventei esse exercício – fazem mais de vinte anos que comecei a trabalhar esta idéia –, justamente, para poder alcançar aquele nível de consciência relaxada, em que você vive uma espécie de devaneio. 

O objetivo é alcançar um estado que se aproxima de um estado de sonho, mas no qual você está perfeitamente acordado. É justamente neste estado que você terá as melhores idéias da sua vida. Verá as coisas com muita clareza neste ponto. Apenas eu recomendo que não force nada, deixe as idéias aparecerem sozinhas e simplesmente as anote, ou guarde na memória, para depois você trabalhar aquilo.


Também sugiro que você, depois disto, se permita dormir. Você vai afundando no sono aos pouquinhos, mas entre o termino do exercício e a entrada no sono, você terá um período de devaneio lúcido

=========================================================

  • cof 32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!