[Livro] Zen To Done (2008)/Leo Babauta - Hábito 3: Planeje

 

 


A cada semana, liste as Grandes Rochas que você quer completar, e escale-os antes 

A cada dia, crie uma lista de 1 a 3 Mais Importantes Tarefas (MIT's - basicamente suas Grandes Rochas para o dia) e esteja certo de completá-las. Faça suas MIT's bem cedo no dia para tirá-las do caminho e assegurar que eles sejam realizadas.

Ao invés de apenas tentar dar um jeito em algumas tarefas em sua lista a fazer, você está tentando fazer as mais importantes.


Aqui vão algumas dicas:


1. Grandes Rochas.
No começo de cada semana (em um domingo ou segunda-feira, você escolhe) sente-se e olhe me sua lista a fazer. O que você quer completar nesta semana?  Estas serão suas "Grandes Rochas". 

O termo vêm de "7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" de Stephen Covey. Significa que você deve colocar as Grandes Rochas primeiro em seu planejamento, e deixar que rochas menores e outras completem seu calendário em volta das Grandes Rochas -- de outra forma, se você colocar as pequenas primeiro, elas irão encher o calendário, não deixando espaço para aquelas que mais importam. 

Tente manter as Grandes Rochas em apenas entre 4 a 6 compromissos por semana, inicialmente -- mais tarde, assim que conseguir o sentimento por aquilo que atingiu, estará apto a adicionar mais. Tente estar certo de incluir ao menos uma dupla de tarefas que levem seu objetivo anual para frente.


2. Planejamento. Agora pegue estas "Grandes Rochas" e coloque-as em seu planejamento semanal. Coloque apenas uma ou duas por dia, assim você não ficará sobrecarregado. Coloque-as em blocos de 1 a 2 horas, o mais cedo possível no dia. Agora que estas tarefas importantes estão definidas, você pode planejar outras coisas ao redor, o que quer que seja necessário -- mas estas já estão lá.


3. MIT's. A cada manhã, você decide suas Mais Importantes Tarefas para aquele dia. Estas irão provavelmente ser as mesmas que as Grandes Rochas para o dia, assim que as coisas mudem você pode ter muitas MIT's diferentes. 

Escolha por volta de 3 MIT's para o dia -- isso poderia incluir uma Grande Rocha e um par de outras tarefas importantes. Coloque-os o mais cedo possível no seu dia -- se você colocá-las mais tarde, outras coisas irão surgir e tirá-las do caminho.


4. Complete-as. Aqui está a parte mais importante: faça acontecer. A primeira coisa pela manhã, antes mesmo de checar seu e-mail, termine a primeira MIT. Elimine todas as distrações, e esteja certo de focar-se apenas naquela tarefa até estar completada. Quando você tiver feito, recompense-se...mas esteja certo de mover-se à próxima MIT em breve! 

5. Olhe para trás e diga ahh. Se você completar suas MIT's, você irá sentir-se demais. Esteja certo de olhar para o que você completou e dar-se um tapinha nas costas --ou mesmo se recompensar

____________________________________________________________

2 comentários:

  1. Minhas grandes rochas, hj, são pequenas. O dia a dia. Cuidar de casa, dar atenção à criança, ficar à toa pensando besteira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "dar atenção à criança," é que sua "rocha" está em fase de crescimento, hehe

      Excluir

Memento mori...carpe diem!