[Livro] Zen To Done (2008)/Leo Babauta - Hábito 7: Revisão

 

 


"Além da nobre arte de fazer as coisas, há a nobre verdade de deixar as coisas não terminadas. A sabedoria da vida consiste na eliminação do que não é essencial" Lin Yutang



Vamos encarar isso: o melhor de nós perde o fio da meada com o tempo, e perde o foco em nossos objetivos, deixa os sistemas mais bem planejados se desmontarem um pouco. Com uma semana de trabalho cheio, e uma vida social ocupada, os melhores sistemas tendem a gravitar ao redor do caos.

  • É aqui que a Revisão Semanal entra -- lhe dá uma chance para juntar as coisas e refocar-se no que é importante.

O foco da Revisão Semanal Simplificada é em revisar seus objetivos toda semana. Durante nossa revisão semanal, você deveria ir no seu único objetivo anual, ver o progresso que fez nisso na última semana, e em quais passos de ação você deve tomar para mover-se para frente na semana seguinte.


Aqui está como fazer uma revisão semanal poderosa em cinco passos simples:

1. Revise o seu objetivo único de longo prazo, e o objetivo de curto prazo. Revise os objetivos de sua vida (se você não os escreveu ainda, tome algum tempo para fazer isso), e destes objetivos, deveria escolher um objetivo de longo prazo para que você queira completar este ano. Apenas um objetivo lhe permite focar nele completamente. 
  • Apenas escolha um -- se você escolher muitos, irá perder foco, e deve se focar no componente mais importante a atingir. Então, escolha um objetivo de curto prazo que você completará na próxima semana ou então um que irá movê-lo para mais perto do seu objetivo de longo prazo. Uma vez feito isso, a Revisão Semanal de toda semana deveria ser apenas uma revisão do progresso que você fez em seus objetivos, e um refocamento neste objetivo.
  • É importante se re-focar em nosso objetivo toda semana, assim mantê-se no caminho, mantem a atenção e energia onde devem estar e continuará se movendo adiante em direção ao mesmo. (de 10 a 15 minutos em uma sessão inicial de planejamento; 5 minutos toda semana após esta)



2. Revise suas metas. Se você está seguindo o Hábito 1 do ZTD (Coleção de informações), você irá ter notas da semana passada. Muitas das tarefas em suas notas estarão já realizadas, mas é importante olhar para elas para que você possa encontrar tarefas não terminadas, números telefônicos para colocar em seus contatos, etc. Apenas faça um rápido escaneamento e encontre itens não terminados. (de 5 a 10 minutos)


3. Revise seu calendário. Olhe para o calendário de sua última semana para ver se há algo que precisa ser movido adiante, e ver se existe algo que gerou novas tarefas que precisam ser feitas. Também olhe para seu calendário da semana a seguir e veja se há qualquer tarefa precisando ser feita. (5 minutos)


4. Revise suas listas. Quer você tenha múltiplas listas de contexto ou uma lista a fazer, é importante olhar para elas, e estar certo de que estão em dia. Marque itens completados. Também revise sua lista a seguir, sua lista algum dia/talvez, e sua lista de projetos, se você mantê-las. (10 minutos)


5. Estabeleça seu objetivo de curto prazo para esta semana e planeje suas Rochas Grandes. No Passo 1, se você completou seu objetivo de curto prazo, irá precisar estabelecer um novo. Se não, foque-se novamente naquele objetivo de curto prazo, e veja quais mini tarefas você pode fazer para completá-lo. 
  • Liste estas tarefas e quaisquer outras tarefas realmente importantes que você queira completar esta semana, marque-as em seu calendário. Coloque-as bem cedo pela manhã. Estas tarefas deveriam ter a maior prioridade de cada dia. Apenas insira uma ou duas no planejamento de cada dia. (5-10 minutos)

Tempo total para revisão: 30 minutos, se você ficar focado.
  • Não se distraia, e vá a cada passo rapidamente. Você irá querer tirar de seu caminho todas distrações, desligar o e-mail e a Internet (a menos que suas listas e calendários estão on-line), desligue seu telefone. No máximo, estes passos lhe tomarão 45 minutos.
  • Ao fazer estas tarefas essenciais em nossa Revisão Semanal, você irá não apenas manter seu sistema arrumado, mas irá manter-se focado em seus objetivos.

Lembre-se: apenas foque-se em um objetivo por vez, tornando mais propenso a atingi-lo. Imprima e cole se necessário. Envie-se e-mails para lembrar. Conte a todos a respeito. Poste em seu blog. O que quer que faça, mantenha o foco afiado, e irá acontecer.

______________________________________________________________



2 comentários:

  1. Scant,

    Muito bom!

    Sem foco e disciplina, as dispersões acabam tomando conta da vida.

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir

Memento mori...carpe diem!