[Livro] Zen To Done (2008)/Leo Babauta - Hábito 8: Simplifique

 

 

"Antes da iluminação, eu cortava lenha e carregava água; após a iluminação, eu cortava lenha e carregava águaZen Saying


Se você é como eu, tem uma longa lista de tarefas a fazer, talvez quebrada em diferentes contextos (trabalho, pessoal, saídas, ligações, etc). Pode ser que nunca limpe completamente a sua lista pois ela está crescendo todo dia.
Simplifique sua lista para o mínimo essencial, e você pode eliminar a necessidade para sistemas complexos de planejamento. As longas listas a fazer são um dos problemas dos sistemas mais produtivos. Mas as tarefas nestas listas não possuem prioridades, e tudo é adicionado a elas. No final, sobrecarrega, e você fica extremamente ocupado, tentando acabar com todas as suas tarefas.

 Eu não preciso mais de gerenciadores de tempo -- simplifiquei minha lista para três tarefas, todo dia.

Como consegui chegar a este ponto? Aqui estão os passos chave:

Elimine, elimine. Tome alguns poucos minutos para revisar sua tarefa e lista de projetos, e veja o quanto você pode simplificá-las. Faça disto um desafio. Veja se você pode cortar pela metade! Se você possui 50 itens, corte para 25. Então tente cortar ainda mais, alguns dias depois. 
Como se elimina uma tarefa? Às vezes, elas ficam tão velha que não são mais necessárias. Risque-as. Às vezes uma tarefa pode ser delegada. Faça isso e risque-a.  

Saiba o que é essencial. Como você sabe o que é essencial? Ao saber que seu objetivo principal é, e outros objetivos quando necessários. Você realmente deveria se focar em um objetivo por vez, mas se você quiser fazer 2 ou 3, tudo bem. Apenas não faça 10 objetivos de uma vez ou algo assim. Estes objetivos deveriam ser seus projetos essenciais. 
Quaisquer tarefas menores que ajudem-no a completar estes objetivos são essenciais, e não são se não forem relacionados aos mesmos.

Simplifique seus compromissos. Quantos projetos você está compromissado? Quantas coisas extra curriculares você faz? Você não pode fazer tudo. Você precisa aprender a dizer não, e valorizar seu tempo. E se você já disse sim,  continua sendo possível dizer não. Apenas seja honesto com a pessoa e conte que você têm um grande número de projetos urgentes para completar e não  pode se comprometer com isto. Vagarosamente, você pode eliminar seus compromissos para um número muito menor -- apenas tenha estes compromissos em sua vida que realmente lhe dêem alegria e valor.

Simplifique seu fluxo de informação. Eu recentemente passei através de um processo de eliminar muitos de meus feeds RSS. Eu também cortei o número de e-mails que respondia. E por mais de um ano, não li um único jornal. As notícias não me dão valor algum. Simplifique as entradas em sua vida, e você pode simplificar as saídas.

Revisão semanal. Sua lista a fazer tende a se construir pelo curso da semana. Tome uns poucos minutos cada semana para eliminar, e eliminar um pouco mais.
  • Você não precisa de uma grande lista a fazer para ser produtivo -- apenas faça as coisas que importam.

Grandes Rochas. Durante sua revisão semana, descubra as tarefas mais importantes que você quer completar na próxima semana. Estas são as suas Grandes Rochas. Agora coloque-as em seu calendário, primeira coisa no dia, em diferentes dias ao longo da semana. 
  • Faça destas, as mais importantes tarefas de cada dia, e as faça primeiro -- não as deixe ficarem para o fim do dia.

Maior valor. Considere o caso de dois escritores de jornais. 
  • Um é super ocupado e escreve uma dúzia de artigos em uma semana. Todos são artigos decentes, mas eles são bem rotineiros em sua natureza. O segundo escritor escreve um artigo esta semana, mas pega a manchete da primeira página, é comentado por toda a cidade, e pela internet, e ganha um prêmio de jornalismo, e ele se torna um grande nome na área. Deste artigo, ele consegue um emprego melhor e um acordo para um livro. 
Este exemplo é um pouco extremo, mas ele ilustra o ponto que algumas tarefas realmente pagam a longo prazo, e outras apenas o mantêm ocupado e na verdade não importam nada. O primeiro escritor poderia ter ficado em casa a semana toda e dormido, e não teria mudado muito o seu mundo (exceto que ele não teria sido pago por aquela semana). Foque nestas grandes tarefas, que irão fazer seu nome, que irão gerar lucros a longo prazo, que irão lhe dar felicidade e satisfação. Estas são suas Grandes Rochas. Elimine o resto.

Três MIT's. Aqui o seu sistema de planejamento de cada dia: escreva suas três Mais Importantes Tarefas em uma folha de papel (eu escrevo as minhas em um caderno Moleskine de bolso). É isso. Risque-as quando terminá-las. Devote seu dia inteiro, se possível, a estas três tarefas, ou ao menos devote a primeira metade de seu dia a elas. 
  • Suas MIT's são basicamente as Grandes Rochas que você planejou esta semana, a qualquer outra MIT que você precise fazer por  aquele dia.

Faça pequenas tarefas de uma vez só. Durante o curso do dia, outra coisas irão surgir, que você realmente precisará tomar conta ou elas irão lhe criar problemas mais tarde. As escreva em outra pequena lista de tarefas (as minhas são no final de cada página de meu caderno). Você não precisa fazê-las agora mesmo, na maioria das vezes. Apenas anote para mais tarde. 
  • Defina um tempo (provavelmente 30 minutos ou menos) para processar essas tarefas todas de uma vez, mais tarde no dia (talvez 4 p.m.). 
  • Faça suas MIT's primeiro, e então faça todas pequenas tarefas ao mesmo tempo. Estas podem ser ligações, emails, escrever uma pequena carta, papelada, etc. Tente fazê-las rapidamente e tirá-las de sua lista. Você pode ter algumas tarefas deixadas de lado ao final do dia. 
  • Melhor deixar as pequenas tarefas até amanhã do que as grandes. Junte o processo de e-mail também -- se você o fizer ao longo do dia, será apenas uma série de interrupções. Apenas faça uma ou duas vezes ao dia.

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8 comentários:

  1. Bacanérrima esta série de posts! São dicas muito, muito boas. Difícil é conseguir segui-las (para mim, pelo menos). Gostaria de tê-las conhecido quando ainda estava na batalha. Abraços.

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    1. "ostaria de tê-las conhecido quando ainda estava na batalha. "
      enquanto há vida, há batalha

      bem, vc tá na casa dos 70
      vai que vive até os 100
      são quase tres decadas para melhorar a si mesmo dentro de suas possibilidades
      se for pra melhorar, acho q vale a pena tentar

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  2. Por coincidência eu fiz muito disso ontem mesmo, antes de ler o post. E agora seu texto mais que reforça minha decisão.
    Eu estava com muitos arquivos (PDF principalmente) só ocupando espaço no meu HD e pensei. "Eu realmente vou ler isso tudo, quando?". Notei que tinha muita coisa que jamais iria me trazer algum valor ou eu iria de fato ler. Separei o essencial. O que realmente vou ler, mesmo que demore. Cara, foi um alívio, sério. Suas dicas também são úteis para casos mais simples, como o meu. Valeu!

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    1. valeu cara
      que bom q gostou
      pessoalmente guardo um tralha de textos (livros, revistas etc) em hd externo em razão de manter uma pequena biblioteca (https://scantsa.blogspot.com/2019/12/biblioteca-domestica-e-pessoal.html)
      não sei se vou usar um dia, mas as vezes me bate uma vontade de pesquisar alguma velharia
      fora que temo que um dia a internet fica mais chata ainda e todo material q hoje é fácil de achar se torne proibido ou criminoso de se obter gratuitamente

      usando o programa calibre, fica facil manter tudo razoavelmente organizado

      abs!

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  3. Respostas
    1. valeu cara
      o autor devia ser mais conhecido o brasil

      abs!

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  4. Muito bom o seu post, Scant.

    Simplificar.

    Eliminar.

    Encontrar o essencial.

    Em um mundo repleto de ilusões, distrações e complicações, nada melhor do que voltar ao básico.

    Boa semana!
    Simplicidade e Harmonia

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Memento mori...carpe diem!