02 agosto, 2021

[Jogo Ps1] Cotton Original (1994)

 



Intro


Cotton 100% é um videogame scrolling shooter de 1994 desenvolvido pela Success e originalmente publicado pela Datam Polystar para a Super Famicom . A segunda parcela da franquia Cotton , é uma continuação de Cotton: Fantastic Night Dreams . No jogo, os jogadores assumem o papel da jovem bruxa titular que, ao lado de sua companheira de fadas Silk, sai em sua vassoura em uma missão para derrotar vários monstros e obter seu doce de salgueiro. A sua jogabilidade é semelhante à do primeiro jogo, consistindo principalmente em tiro misturado com elementos de RPG usando uma configuração principal de quatro botões. (Wiki)

Seguindo mais uma antologia, redescobrindo a biblioteca de jogos do psx.

A estória é bem doida:


O mundo foi tomado por uma espécie de bruma malévola que perturbou a ordem natural de todos os seres e espalhou trevas sobre todos os povos. Desde então, a escuridão toma conta dos dias e as pessoas vivem na incerteza de quando os raios da confortante aurora tocarão seus rostos novamente.
Mas, entre todas as pessoas que viviam nessas condições, havia uma jovem feiticeira chamada Cotton, que simplesmente… não se importava. Tudo o que ela queria era comer doces (denominados Willow).
A pequena fada Silk tenta convencer Cotton a ajudá-la a restaurar toda a beleza do mundo e livrá-lo das trevas que o circunda, mas a pequena bruxa não é nem um pouco benevolente. A anti-heroína da série apenas se compromete a ajudar Silk após saber que receberá Willows especiais do mundo das fadas como recompensa ao derrotar os grandes chefes que espalharam o caos pelo planeta.
Todo o resto da trama gira em torno de Cotton correndo atrás de doces. Em um primeiro momento, ela consegue pegar alguns, mas a astuta fada convence a inocente bruxa de que reunindo sete Willows mágicos, é possível obter um doce gigante ainda melhor (tipo um Megazord), fazendo Cotton guardá-los para outra ocasião. No final, a jovem acaba voltando para casa de mãos vazias, apenas com o título de heroína – o que definitivamente não é grande coisa para ela. (Jogo Véio)


Vale a pena?


Para amantes de jogos retrô é um clássico. 

Impressionante para um console da década de 90, seja pelos belos gráficos ou pela excelente trilha sonora.

O jogo não é longo e, mesmo que eu só tenha chegado ao final trapaceando, pude ver cenários detalhados e belamente construídos.

Ao pesquisar para fazer esse post fiquei impressionado com a versão para ps4, que parece resgatar toda a beleza desse clássico.


Vídeos


Versão Psx



Versão PS4


Trilha Sonora (versão PC Engine)



Conclusão

Recomendo para fãs de jogos antigos.

Grande abraço!


P.s.: após ler o Artigo do Jogo Véio, percebi que era bom citar outras versões para futura pesquisa e jogatina:

 

Märchen Adventure Cotton 100% – versão de Super Famicom em 1994
Märchen Adventure Cotton 100% – Super Famicom
Panorama Cotton – versão de Mega Drive lançada em 1994 especialmente no Japão.
Panorama Cotton – Mega Drive
Cotton 2: Magical Night Dreams – lançado em 1997 para os arcades e portado para o Saturn
Cotton 2: Magical Night Dreams – Sega Saturn
Cotton Boomerang – também para os arcades e portado para o Saturn em 1998
Cotton Boomerang – Sega Saturn
Rainbow Cotton – versão de Dreamcast
Rainbow Cotton – Dreamcast

______________________________________________

Apelo sexual nas versões antigas: não sei se esse Cd é licenciado,
 mas jogando os jogos antigos é possível perceber a sensualidade da fadinha.


6 comentários:

  1. Super clássico! Gosto muito de Cotton pela fluidez da jogabilidade e ao mesmo tempo é colorido, tirando o padrão "sisudo" dos jogos de navinha. Essa versão do PS4 não sabia que existia, gostei, o único problema é o apelo ao efeito NEON em tudo. Parece que tudo que é jogo retrô quando sai nos novos consoles precisam ter efeitos Neon. Poderiam lançar com cores sólidas mesmo. Mas de qualquer modo é bom saber de relançamentos de franquias antigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "precisam ter efeitos Neon" tb acho que podiam ter dado um contida nas cores; com as devidas proporções, a versão original me pareceu superior a do PS4

      "relançamentos de franquias antigas." -foi uma grata surpresa

      abs!

      Excluir
  2. O guri se divertia jogando e batendo uma com as capas.

    Joguinho lindo. Eu teria gostando quando era adolescente. Hoje, não tenho ânimo para esse ritmo alucinante. Mas penso que jogar algo assim ajuda na coordenação motora e reflexos. Faz bem à mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o jogo tem diferentes níveis de dificuldade
      dá pra jogar em um modo mais ou menos fácil e tornar a experiência como um "passeo no carrossel" só pra relaxar a cabeça

      abs!

      Excluir
  3. Ótima postagem!Vai me ajudar na escrita de um artigo que estou publicando. vlw!

    ResponderExcluir