17 setembro, 2022

Magnésio e ZMA

 

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

1 - Intro

Qual o melhor tipo de magnésio para suplementação? 


R:

Esse mineral por si só já atua com eficácia nos seguintes itens

- REGULA A PRESSÃO

- ESTABILIZA OS BATIMENTOS CARDÍACOS

- COMBATE A INSÔNIA

- MELHORA A ABSORÇÃO DO CÁLCIO PELOS OSSOS

Logo vc pode consumir o magnésio de qquer tipo que esses efeitos vão acontecer, mas alguns atuam com mais destaque do que outros.


2 - Tipos 

MAGNÉSIO QUELADO ou QUELATO

* quelato = ligação de 2 ou mais itens diferentes, daquela mesma substância

Forma mais popular hoje em dia, e a mais concentrada. Todas as vitaminas e minerais quelatos tem a assimilação pelo organismo mais garantida, e é indicado para pessoas com grande deficiência desse mineral.


MAGNÉSIO TREONATO

Atua nas funções neurológicas, melhorando o poder de concentração, foco, memória e até mesmo o Alzheimer.


MAGNÉSIO DIMALATO

Reduz sintomas de ansiedade, insônia, fadiga e depressão. Também tem eficácia na redução de dores crônicas, fibromialgia, dores por ações inflamatórias e redução da pressão alta e arritmia cardíaca.


TAURINATO DE MAGNÉSIO

Ação sedativa junto ao SNC (Sistema Nervoso Central) tmbm reduzindo a pressão arterial.


MAGNÉSIO GLICIL GLUTÂMICO

Melhora a ação do sistema imunológico, aumenta a síntese proteica e as funções intestinais.


Dose recomendada

Dose recomendada: 300 a 450mg por dia, que pode ser dividida em 2 ou 3 vezes.


HIPERMAGNESEMIA – excesso de magnésio no sangue.

O excesso do mineral pode ser eliminado na urina, mas no caso de uma superdosagem crônica pode ocorrer queda de pressão, problemas respiratórios, cardíacos e sonolência.


 3 - ZMA (Zinco / Magnésio / B6)

Combinação de componentes que tem relação direta com a liberação natural de testosterona, então pela lógica o uso aumentaria a secreção do hormônio, mas não acontece com todos que usam.

A explicação está na qualidade dos componentes, que não é a mesma da formulação original, patenteada pelo laboratório BalcoZinco (30mg) e Magnésio (450mg) precisam ser na forma de aspartato, e a vitamina B6 (10mg) tem que ser quelada/quelata.

Mas mesmo que os itens não sejam desse modo, algumas pessoas alegam ter bons resultados, e atualmente não é um suplemento de alto custo, logo pode valer a tentativa.

Doses de 500 a 2.000mg antes de dormir


@Fred Azevedo qual seria o limite diário de ingestão de zinco para um homem de 120 quilos?

RESPOSTA:

Zinco é um mineral importante, participa de várias ações no organismo, inclusive na produção de testosterona e GH, daí a crença de que alguns alimentos são afrodisíacos, como as ostras, e a razão é porque são alimentos ricos nesse mineral.

QUANTO TOMAR: na literatura encontramos alguma confusão, mas a maioria dos bons artigos recomenda algo na faixa de 10 a 15mg dia para homens, e de 5 a 10mg para mulheres, e que algo acima disso poderia gerar problemas de alergia e alguma toxidade.

MINHA EXPERIÊNCIA: já utilizei em pós ciclos com muito sucesso, e sem problemas, doses de 30 a 50mg dia, divididas em duas doses, uma PRÉ TREINO (pra aproveitar o estimulo da intensidade do treino na secreção de testo e GH), e outra logo antes de dormir (agora pra ajudar o estímulo natural desses hormônios que temos em sono profundo). 

CURIOSIDADE: A letra “Z” do famoso ZMA corresponde ao Zinco, e a confusão sobre a eficácia dessa suplementação acontece porque as dosagens normalmente recomendadas são baixas demais, e quase não adiantam nada, mas em doses maiores, pode sim funcionar, o que já foi confirmado em estudos realizados em universidades dos EUA.

Composição de ZMA original testado e aprovado em estudos:

ZINCO: 30mg (aspartato e monometionina)

VITAMINA B6: 11mg (piridoxina HCL)

MAGNÉSIO: 450mg (aspartato)

POTÁSSIO: 10mg


 sempre leio sobre ZMA, misturar zinco com magnésio, que isso aumenta testo, mas isso é de verdade mesmo? Essas dosagens que aparecem na internet podem funcionar?

RESPOSTA

Sim, ainda que muita gente diga que não funcionam, esses minerais podem estimular a secreção de testo, melhorar a qualidade do sono e ainda estimular a produção de IGF-1!

ZINCO

Mineral antioxidante que tem a capacidade de estimular a atividade de certas enzimas importantes em diversas reações bioquímicas. O zinco é conhecido por ser essencial para a síntese proteica. Estudos já feitos, tanto em pessoas comuns como em atletas, comprova o aumento da secreção natural de testosterona após algumas semanas de uso, inclusive em um trabalho com jogadores de futebol americano, que mostraram o aumento, tanto da testo como do IGF-1.

MAGNÉSIO

Outro mineral importante igualmente importante em diversas funções, inclusive melhora do sistema cardiovascular, e tmbm capaz de estimular a produção de testosterona, além da melhora do sono. 

DOSAGENS

Use 30mg de zinco com 450mg de magnésio, com o seu pré treino, e repita a essa dosagem com a última refeição do dia, ou 30 a 60 minutos antes de dormir.


4 - Conclusão

Teste por sua conta e risco.

Abs!


__________________________________________________________

  • https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16542786/

2 comentários:

  1. Farei um teste. Na pior hipótese, talvez seja o mesmo que placebo para mim. abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. magnésio ajuda em diversos processos metabólicos

      zma, no máximo, ajuda a manter níveis normais de testosterona

      abs!

      Excluir