24 fevereiro, 2023

Redundância Antifrágil

 

pexels


Intro


Ter apenas o que pode caber em uma mala é coisa de milionários ou mendigos. 

Mesmo viajantes, hoje em dia, gostam de andar por aí em uma van superequipada com  direito a painéis solares. Não vou falar dos índios de Hilux...

A beleza da redundância é a segurança e robustez que ela gera a qualquer sistema (bom ou mal), como camadas de uma cebola, contribuindo para a antifragilidade do mesmo.

Dessa forma, a redundância é desejável e necessária; apenas esbarrando em impossibilidades:  limitações financeiras, de falta de tempo ou de espaço físico.

Regras


  • Mais de um do que é essencial, importante ou desejável, salvo impossibilidades
  • A quantidade de objetos redundantes é limitada pelo bom senso.

Exemplos


exemplo: mais de uma geladeira - no passado era comum uma família grande ter uma geladeira e um freezer para poder estocar alimentos; Pensamento semelhantes poderia ser aplicado a fogões (fogão a gás + fogão a lenha).

exemplo: mais uma carteira e/ou mais de um celular  - seja para "enganar" ladrões, seja por praticidade.

exemplo: mais de um pc ou celular - aqui, além de servir como redundância ainda tem uma vantagem técnica: idealmente é mais seguro reservar um sistema para "coisas sérias" (transações bancárias, Bitcoin etc) e outro para entretenimento (navegar pelos confins inseguros da web, instalar software e jogos diversos etc

exemplo: vestuário, armas e munição - é naturalmente redundante.

exemplo: rota de fuga, carro + moto + biclicleta + capacidade de correr 2 quilômetros sem cansar, cidadania, bitcoins - o dono de um desmanche ilegal de veículos tinha uma falsa geladeira em seu terreno - no dia em que a polícia deu uma batida no lugar ele entrou na geladeira e "desapareceu": a falsa geladeira era na verdade uma porta disfarçada para o terreno vizinho. RJ não é para principiantes. Se esse cara tiver mais de uma cidadania e conseguir sair do país, é um ótimo começo - melhor ainda se sair um um pendrive cheio de bit-coins no bolso.


Redundância de outros tipos


Diversificar é uma benéfica redundância pode ser aplicada a diversas áreas da vida.

Carreira - ter mais de uma profissão ou diferentes habilidades profissionais é desejável;

Corpo - diferentes exercícios para trabalhar os mesmos grupos musculares tende a fortalecê-los; diferentes alimentos tornam a dieta mais nutritiva; diferentes suplementos tornam tudo  isso mais eficiente.

Finanças - Mais de uma fonte de renda, mais de uma carteira de ativos diversificada (exemplo: uma carteira com ativos brasileiros e outra carteira com ativos americanos = seu patrimônio protegido em mais de uma moeda) pode ser útil.

Hobbies - diferentes fontes de lazer ajudam a acumular diferentes experiência que podem ser complementares.

Exemplo: ver filmes de um determinado período histórico e apreciar a música do mesmo período permite uma experiencia mais profunda sobre determinada cultura.

Exemplo: assistir um filme e logo em seguida (ou de maneira concomitante) ler o livro que lhe deu origem torna a experiência mais gratificante.

Mente  - diferentes professores ou livros sobre o mesmo tema ou tema relacionando tornam a aprendizagem mais enriquecedora.

Exemplo: ler um livro clássico e ler também uma boa biografia sobre o autor de tal livro ajuda a compreender melhor o porquê da cada pensamento.

Social - participar de diferentes grupos sociais e culturais ajudam a desenvolver uma visão mais abrangente da realidade - com a internet isso ficou fácil e barato.



Conclusão


A redundância pode ajudar a desenvolver uma antifragilidade.

A vida em si é redundante: estamos sempre a ir e voltar as mesmas ruas de nossos bairros ou de nossas mentes.

O lucro é com vocês.

abs!

#######################################################################

Nenhum comentário:

Postar um comentário